Caspa: 9 Mitos e verdades para eliminar o mal

caspa como tratar

Se já não bastasse a coceira e irritação no couro cabeludo, a caspa é um problema que também te afeta visualmente. Quantos caras você não conhece que vivem limpando o ombro para se livrar dos pontos brancos indesejados.? Mas não ache que isso é problema para poucos…

O Brasil é o país com maior incidência de caspa na América Latina. Cerca de 40% dos brasileiros sofrem com o problema, porém são poucos que realmente sabem como lidar com o transtorno. Sem os devidos cuidados a caspa pode evoluir e se tornar algo pior, podendo causar feridas no couro cabeludo e até mesmo queda de cabelo.

Para combater a caspa, nada melhor do que entendê-lo direito, certo? O MHM levantou alguns mitos e verdades sobre a caspa que podem te ajudar a cuidar do couro cabeludo. Confira:

Ela é sinal de falta de higiene?

o que causa a caspa

Não. Os especialistas apontam três fatores principais para a caspa: suscetibilidade genética, ou seja, você simplesmente nasceu com isso;  sebo, que pode ser formado naturalmente por quem tem cabelo e pele oleosa; e o aparecimento do fungo Malassezia globosa, que se desenvolve em condições favoráveis.

Pessoas com cabelo oleoso têm maior probabilidade de desenvolver o problema?

Sim. O cabelo oleoso produz  uma quantidade maior de sebo se tornando o ambiente perfeito para a proliferação do fungo Malassezia globosa, um dos responsáveis pela caspa.

Caspa e dermatite seborreica são a mesma coisa?

Não. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica. Quando você tem uma dermatite no couro cabeludo, você começa a perder pele em forma de escamas – que é o que conhecemos por caspa.

Usar shampoos anticaspa previne o aparecimento da doença?

shampoo anticaspa

Sim. Uma das substâncias mais eficazes para o combate da caspa é o Piritionato de Zinco. A substância é capaz de agir diretamente no fungo Malassezia globosa, combatendo-o e diminuindo a tendência à inflamação de forma efetiva.

Porém, dependendo do grau da intensidade  da doença, as vezes só o shampoo não é o suficiente e você vai ter que procurar um especialista para recomendar o melhor tratamento para combater o problema.

Ela é contagiosa?

 Não. O surgimento da doença vem da predisposição genética da pessoa junto com fatores combinados como stress, cansaço, mudança de temperatura, excesso de oleosidade.

A caspa pode gerar calvície?

Sim. Se você não tratar do mal a tempo, ela pode causar uma  grave inflamação no couro cabeludo, cooperando para a danificação das raízes do cabelo. Estudos apontam que cerca de 72% dos indivíduos com caspa têm queda de cabelo.

o que causa a caspa

Lavar a cabeça todos os dias pode causar caspa?

Não. Pelo contrário, lavar a cabeça diariamente ajuda na remoção de agentes poluidores e da oleosidade, fatores que pode contribuir para o surgimento do transtorno. Porém, você deve evitar tomar banhos com água quente demais, que pode ressecar o couro cabeludo, e deve secar bem o cabelo.

Esfregar a cabeça com força elimina a doença?

Não. Se você esfregar demais a cabeça, não vai se livrar dela. Estimular demais o couro cabeludo só causa mais descamação e pior, você pode acabar causando uma ferida que pode virar uma infecção.

Suco de limão ou soluções caseiras podem ajudar?

Não. Não há estudos científicos que comprovem essas técnicas. Você só vai ficar com a cabeça cheirando estranho e, no pior dos casos, o suco de limão pode causar uma queimadura em contato com o sol.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »