Fazer a barba no sentido contrário: por que evitar

Homem se barbeando

Fazer a barba requer atenção e cuidado. Não adianta pegar o barbeador e passar ele de qualquer jeito no rosto. Você pode ganhar em velocidade, mas numa dessas acabar fazendo a barba no sentido contrário do crescimento dos pelos. E olha, há bons motivos para evitar essa prática.

Além de toda a agressividade, pode piorar problemas de pele ou trazer novos inconvenientes ao rosto. Saiba por que é melhor evitar o barbear no sentido contrário do crescimento dos pelos.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Primeiro descubra pra onde crescem

Você sabe o que é - e como evitar - a foliculite?

Antes de se barbear, é bom você saber para qual direção seus pelos estão crescendo. Passe a mão na barba e se você encontrar resistência na passada, você está indo contra a direção do crescimento. Importante ressaltar que algumas regiões da barba podem ter direções diferentes umas das outras.

É mais fácil de irritar a pele

O processo de se barbear no sentido contrário é muito mais agressivo porque é como se a lâmina enfrentasse os pelos, retirando eles pela raiz. Isso facilita as irritações no rosto, e por isso não é uma boa para quem tem pele sensível, além de outros problemas que isso pode acarretar.

Contribui para a foliculite

listaimagens-pseudofolliculitis_barbae1

Ao ir contra a direção natural do crescimento, a lâmina acaba empurrando o pelo para baixo antes de cortá-lo na raiz. Isso facilita o aparecimento de pelos encravados e, consequentemente, pode provocar foliculite – aquelas bolinhas vermelhas na região do pescoço.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »