Fazer a barba no sentido contrário: por que evitar

Barbear-se no sentido contrário é muito agressivo e pode trazer problemas à pele do homem

Fazer a barba requer atenção e cuidado. Não adianta pegar o barbeador e passar ele de qualquer jeito no rosto. Você pode ganhar em velocidade, mas numa dessas acabar fazendo a barba no sentido contrário do crescimento dos pelos. E olha, há bons motivos para evitar essa prática.

Além de toda a agressividade, pode piorar problemas de pele ou trazer novos inconvenientes ao rosto. Saiba por que é melhor evitar o barbear no sentido contrário do crescimento dos pelos.

Primeiro descubra pra onde crescem

Você sabe o que é - e como evitar - a foliculite?

Antes de se barbear, é bom você saber para qual direção seus pelos estão crescendo. Passe a mão na barba e se você encontrar resistência na passada, você está indo contra a direção do crescimento. Importante ressaltar que algumas regiões da barba podem ter direções diferentes umas das outras.

É mais fácil de irritar a pele

O processo de se barbear no sentido contrário é muito mais agressivo porque é como se a lâmina enfrentasse os pelos, retirando eles pela raiz. Isso facilita as irritações no rosto, e por isso não é uma boa para quem tem pele sensível, além de outros problemas que isso pode acarretar.

Contribui para a foliculite

listaimagens-pseudofolliculitis_barbae1

Ao ir contra a direção natural do crescimento, a lâmina acaba empurrando o pelo para baixo antes de cortá-lo na raiz. Isso facilita o aparecimento de pelos encravados e, consequentemente, pode provocar foliculite – aquelas bolinhas vermelhas na região do pescoço.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso