Como usar navalha para se barbear

Barba-navalha

Fazer a barba com navalha não compreende apenas questões de higiene e estética: é um verdadeiro ritual da masculinidade, uma experiência (rústica em sua essência) pela qual todo homem deveria passar ao menos uma vez na vida.

Contudo, há algumas recomendações na hora de usar a navalha – que por sinal precisa estar bem afiada. Toalhas, cremes, direção da lâmina… Materiais e dicas que são fundamentais para ter um bom barbear “à moda antiga”.

Passe hidratante no rosto

hidratante

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Tenha um hidratante em mãos para passar no seu rosto antes de iniciar o barbeamento com navalha. A lâmina agride e irrita a pele do rosto, que é muito sensível, por isso a importância da hidratação.

Cubra o rosto com uma toalha quente

toalha

Você vai precisar de uma toalha quente antes de iniciar o barbear. Pegue a toalha e coloque no microondas por cerca de 2 minutos. O processo também ajuda a não irritar e machucar a pele na hora de utilizar a navalha. Quando a toalha começar a esfriar, retire-a do rosto.

A espuma também precisa estar quente

espuma_barbear

Você provavelmente não vai ter uma máquina de espuma de barbear em casa. Sem problemas. Pegue a espuma que você tem e misture com água quente da torneira. Pode passar a espuma na barba com um pincel ou com a mão mesmo.

Passe a navalha no sentido em que os pelos crescem

barba-navalha-rubios-cabeleireiros-open-center-morumbi

Independentemente se você vai barbear tudo ou apenas acertar o corte da barba, passe a navalha sempre no sentido em que os pelos crescem. Cuidado com a linha do maxilar. Passe a navalha suavemente na região para não machucar a pele e fique atento para não deixar falhas.

Toalha quente de novo!

Toalha2

Dê uma enxaguada no rosto para tirar o creme e o que ficou de pelo após o corte. Pouco provável que você tenha óleo de amêndoas em casa para hidratar os pelos, então apenas tenha certeza de que enxaguou bem o rosto. Esquente uma outra toalha e cubra principalmente a região do pescoço, mais difícil de barbear com a navalha. Quando esfriar, tire a toalha e inicie o corte novamente.

Cuidado redobrado com o pescoço

Barbeiro

Pegue o pomo de adão (popular gogó) como referência. Os pelos abaixo dele crescem na direção do peito, e os acima na direção do rosto.

Portanto, na hora de passar a navalha, preste atenção na direção do crescimento de cada região para não errar. Muita paciência na hora de barbear o pescoço, pois é uma das partes com mais risco de se cortar.

Pós-barba, toalha fria e fim

pós-barba

Depois de barbear a região do pescoço, lave o rosto com água e passe uma loção pós-barba, que ajuda a fechar os poros. Em seguida, pegue uma toalha fria e limpe suavemente o rosto do excesso de pelos. Pronto, você conseguiu o seu barbear “rústico” com navalha. Procure estar com ela sempre afiada e não a guarde molhada e em lugares úmidos, pois sua navalha pode enferrujar.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »