Fazer a barba com navalha não compreende apenas questões de higiene e estética: é um verdadeiro ritual da masculinidade, uma experiência (rústica em sua essência) pela qual todo homem deveria passar ao menos uma vez na vida.
Contudo, há algumas recomendações na hora de usar a navalha – que por sinal precisa estar bem afiada. Toalhas, cremes, direção da lâmina… Materiais e dicas que são fundamentais para ter um bom barbear “à moda antiga”.
Passe hidratante no rosto
Tenha um hidratante em mãos para passar no seu rosto antes de iniciar o barbeamento com navalha. A lâmina agride e irrita a pele do rosto, que é muito sensível, por isso a importância da hidratação.
Cubra o rosto com uma toalha quente
Você vai precisar de uma toalha quente antes de iniciar o barbear. Pegue a toalha e coloque no microondas por cerca de 2 minutos. O processo também ajuda a não irritar e machucar a pele na hora de utilizar a navalha. Quando a toalha começar a esfriar, retire-a do rosto.
A espuma também precisa estar quente
Você provavelmente não vai ter uma máquina de espuma de barbear em casa. Sem problemas. Pegue a espuma que você tem e misture com água quente da torneira. Pode passar a espuma na barba com um pincel ou com a mão mesmo.
Passe a navalha no sentido em que os pelos crescem
Independentemente se você vai barbear tudo ou apenas acertar o corte da barba, passe a navalha sempre no sentido em que os pelos crescem. Cuidado com a linha do maxilar. Passe a navalha suavemente na região para não machucar a pele e fique atento para não deixar falhas.
Toalha quente de novo!
Dê uma enxaguada no rosto para tirar o creme e o que ficou de pelo após o corte. Pouco provável que você tenha óleo de amêndoas em casa para hidratar os pelos, então apenas tenha certeza de que enxaguou bem o rosto. Esquente uma outra toalha e cubra principalmente a região do pescoço, mais difícil de barbear com a navalha. Quando esfriar, tire a toalha e inicie o corte novamente.
Cuidado redobrado com o pescoço
Pegue o pomo de adão (popular gogó) como referência. Os pelos abaixo dele crescem na direção do peito, e os acima na direção do rosto.
Portanto, na hora de passar a navalha, preste atenção na direção do crescimento de cada região para não errar. Muita paciência na hora de barbear o pescoço, pois é uma das partes com mais risco de se cortar.
Pós-barba, toalha fria e fim
Depois de barbear a região do pescoço, lave o rosto com água e passe uma loção pós-barba, que ajuda a fechar os poros. Em seguida, pegue uma toalha fria e limpe suavemente o rosto do excesso de pelos. Pronto, você conseguiu o seu barbear “rústico” com navalha. Procure estar com ela sempre afiada e não a guarde molhada e em lugares úmidos, pois sua navalha pode enferrujar.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso