Formatura de faculdade não é churrasco ou aniversário na casa do amigo, ou seja, não dá para se vestir de qualquer jeito. Existem certas regras para quem frequenta esse tipo de festa, tanto aos convidados quanto para os formandos.
Seguindo esse “manual” de como se vestir para a formatura, você vai fazer bonito e se destacar justamente pela simplicidade e discrição. Deixe o brilho para o amigo ou amiga que vai se formar. Se a formatura é sua, brilhe junto com os colegas.
Seja um convidado discreto
O destaque da festa é o formando ou formanda, não você. Seja um convidado discreto e opte por um terno básico. Não use peças claras, como bege ou marrom por exemplo. Preto, azul ou cinza são as escolhas ideais para o seu visual.
Deixe a calça jeans em casa
Não custa avisar. Simplicidade no conjunto de peças também não quer dizer que você pode apelar para o jeans básico. Deixe o jeans em casa e use o traje que de fato é mais adequado à ocasião: o traje social.
Evite gravata borboleta e lenços
Para você que é convidado, busque evitar o uso de gravata borboleta e lenços. Esse conselho segue a mesma linha do terno básico: você não é o destaque da festa, são os formandos, e essas peças normalmente estão no traje deles.
Smoking, só se pedirem
Ao convidado que pensa em ir com um smoking, veja se esse é um pedido que está especificado no convite. Se a festa pedir apenas “traje social”, evite o uso do “black tie”.
Sapato, por favor
Não vá inventar moda e usar um tênis para a formatura. Além de ridículo, vai chamar atenção e não é para isso que você foi convidado. Melhor se destacar pela discrição e sofisticação do que por motivo de piada. A dica vale também para você que é formando.
Formando? Siga o padrão do grupo
Não arrisque no traje de formando. Se o padrão do conjunto foi fechado pela loja de aluguel de trajes que recomendaram, vá tirar suas medidas e faça o traje na loja. Caso contrário você pode perder a mão e ficar diferente do restante dos colegas, o que não é legal nesse dia.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso