Como se livrar do chulé

f_180673

O mau cheiro nos pés é um dos problemas que causam maior desconforto nos homens. Além do próprio odor do chulé, há o mal-estar e a preocupação em não deixar o ambiente fedido, fazendo com que algumas pessoas prefiram não tirar os sapatos e calçados em lugares públicos, por exemplo.

Mas como se livrar do chulé? Importante saber que ele se forma da combinação do suor com bactérias nos pés. Sem fazer a higiene adequada na região, a bactéria encontra terreno fértil para se manifestar, causando o chulé.

Para ajudar você com esse problema, preparamos algumas dicas para evitar o mau cheiro e, consequentemente, todo o desconforto causado por ele.

Lave bem os pés

Keep-Feet-Clean-Step-9

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

A higiene é o primeiro passo para acabar com o chulé. Procure lavar bem os pés com esponja/bucha e sabonete, tendo cuidado especial com as áreas entre os dedos, pois é ali que as bactérias gostam de se manifestar.

Seque bem os pés após o banho

DSC02865

Depois do banho, procure secar bem os pés. Muitas vezes, quando vamos secá-los, a toalha já está muito úmida por ter secado quase todo o corpo antes. Para secar os pés e os vãos entre os dedos, pegue uma outra toalha, menos úmida. O acúmulo de umidade facilita a proliferação das bactérias.

Utilize talco antisséptico

20140815_151918-1

Após secar os pés, passe um pouco de talco antisséptico. Ele irá tirar qualquer vestígio de umidade que tenha ficado – principalmente entre os dedos – mesmo depois da secagem com toalha (ou papel higiênico).

Deixe os pés e sapatos respirarem

sapatos

Quando chegar em casa depois do trabalho ou de uma festa, tire os sapatos/tênis e deixe eles em local arejado. Procure dar um pouco de respiro aos seus pés também, utilizando chinelos e calçados abertos.

Use meias de algodão (e limpas!)

meia-masculina-em-algoao-b78468e47b45e4c0411e5916154bd821

As meias de algodão facilitam a evaporação do suor, dificultando a ação e proliferação de bactérias. Meias de nylon são verdadeiras vilãs, pois o material ajuda a reter o suor. Certifique-se sempre de que suas meias estão limpas e nunca use o mesmo par de meias sem lavar.

Sapatos de couro e sem sufocar

sapato-social-de-couro-legitimo-masculino-sapatocia-4699-MLB4920274544_082013-F

Opte pelo uso de sapatos de couro ou tecido, pois facilitam a evaporação do suor. Calçados de material sintético não são recomendados para combater o chulé. Procure também escolher calçados mais abertos, que não sufoquem, evitando o acúmulo de suor e ajudando na respiração dos pés. Tente não usar o mesmo sapato todos os dias.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »