O mau cheiro nos pés é um dos problemas que causam maior desconforto nos homens. Além do próprio odor do chulé, há o mal-estar e a preocupação em não deixar o ambiente fedido, fazendo com que algumas pessoas prefiram não tirar os sapatos e calçados em lugares públicos, por exemplo.
Mas como se livrar do chulé? Importante saber que ele se forma da combinação do suor com bactérias nos pés. Sem fazer a higiene adequada na região, a bactéria encontra terreno fértil para se manifestar, causando o chulé.
Para ajudar você com esse problema, preparamos algumas dicas para evitar o mau cheiro e, consequentemente, todo o desconforto causado por ele.
Lave bem os pés
A higiene é o primeiro passo para acabar com o chulé. Procure lavar bem os pés com esponja/bucha e sabonete, tendo cuidado especial com as áreas entre os dedos, pois é ali que as bactérias gostam de se manifestar.
Seque bem os pés após o banho
Depois do banho, procure secar bem os pés. Muitas vezes, quando vamos secá-los, a toalha já está muito úmida por ter secado quase todo o corpo antes. Para secar os pés e os vãos entre os dedos, pegue uma outra toalha, menos úmida. O acúmulo de umidade facilita a proliferação das bactérias.
Utilize talco antisséptico
Após secar os pés, passe um pouco de talco antisséptico. Ele irá tirar qualquer vestígio de umidade que tenha ficado – principalmente entre os dedos – mesmo depois da secagem com toalha (ou papel higiênico).
Deixe os pés e sapatos respirarem
Quando chegar em casa depois do trabalho ou de uma festa, tire os sapatos/tênis e deixe eles em local arejado. Procure dar um pouco de respiro aos seus pés também, utilizando chinelos e calçados abertos.
Use meias de algodão (e limpas!)
As meias de algodão facilitam a evaporação do suor, dificultando a ação e proliferação de bactérias. Meias de nylon são verdadeiras vilãs, pois o material ajuda a reter o suor. Certifique-se sempre de que suas meias estão limpas e nunca use o mesmo par de meias sem lavar.
Sapatos de couro e sem sufocar
Opte pelo uso de sapatos de couro ou tecido, pois facilitam a evaporação do suor. Calçados de material sintético não são recomendados para combater o chulé. Procure também escolher calçados mais abertos, que não sufoquem, evitando o acúmulo de suor e ajudando na respiração dos pés. Tente não usar o mesmo sapato todos os dias.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso