Como Fazer a Barba de maneira correta

Shutterstock

Apesar de ser um dos hábitos que acompanha os homens desde a adolescência, poucos sabem fazer a barba bem feita. Por pressa, falta de conhecimento, habilidade ou paciência, muitos acabam terminando o barbear com cortes no rosto, falhas que prejudicam o formato da barba ou irritação na pele e pelos encravados.

Como Fazer a Barba de maneira correta
Falha na barba: O que fazer
Como fazer a barba crescer mais rápido

Embora existam diferentes tipos e sensibilidades de pele e de barba, uma grande variedade de instrumentos e muitos métodos diferentes para utilizar, existem algumas regras básicas que todos devem seguir quando se barbearem.

Confira nosso passo a passo de como fazer a barba em casa para deixar seu barbear bem feito.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

A) Reserve um tempo para fazer a barba bem feita


Reserve 30 minutos para aparar os pelos. Um barbear rápido é suscetível a cortes, falhas e o resultado final não tende a ficar legal. Dê um tempo a si para se cuidar, coloque uma música ambiente e não tenha pressa.

B) Com o aparelho de barbear

1. Cuidado na hora de escolher o aparelho de barbear

Cada aparelho de barbear tem um formato, angulação e quantidade de lâminas. Teste até achar o aparelho que você se dá melhor no barbear e fidelize. Assim, você vai se acostumar com a pegada do barbear e evitar cortes e irritação.

Não esqueça que as lâminas têm validade de uso. Nas lâminas, o recomendado são 4 vezes, depois disso ela vai perder o fio de corte e você não terá o mesmo resultado (com mais passadas, seu rosto ficará mais irritado, ocasionando cortes ou lesões).

No caso da maquininha, atentar-se para o corte da lâmina e reservar uma vez por mês para tirar os pelos que ficam no depósito e fazer uma higienização total.

2. Passe hidratante ou toalha quente

Shutterstock

Lave o rosto ou a área que deseja barbear. Isso irá remover o excesso de óleo e as células mortas, que podem atrapalhar a passagem da lâmina ou irritar a sua pele e, simultaneamente, reduzirá as bactérias que poderiam causar uma infecção.

Para facilitar o barbear, a dica é passar um hidratante na pele antes de usar a navalha. Outra boa dica é passar uma toalha quente e úmida na região, favorecendo a abertura dos poros. Isto facilitará o deslize da lâmina e a extração dos pelos.

Como você não tem uma estufa de barbearia para a toalha, coloque uma toalha molhada no micro-ondas por uns 2 minutos e depois deixe ela descansar no rosto. Tire quando ela começar a ficar fria.

3. Creme ou óleo de barbear

Como fazer a barba 5

Nunca passe a lâmina diretamente na pele seca, caso contrário, ela irá “arrastar” a pele, em vez deslizar ao longo superfície. Use creme de barbear no caso de tirar a barba por completo. Se você quiser deixar o desenho de barba, bigode ou cavanhaque, a dica é usar um óleo de barbear, já que ele é transparente e possibilita você ver o desenho enquanto corta.

Caso não tenha nenhum desses itens, o shampoo ou condicionador podem ser utilizados. Deixe o creme agir no seu rosto por 2 minutos.

4. Roteiro do barbear perfeito

A maneira correta de se barbear é fazer o corte no sentido do crescimento dos pelos. Para isso, inicie pelas laterais, vá em direção aos lábios, ao queixo, e por último o pescoço, onde os pelos geralmente são mais grossos e a pele mais delicada.

Somente com muito cuidado se deve barbear na direção contrária do crescimento dos pelos, e isso só é permitido como um arremate da primeira “passada de lâmina”, fique atento pois o risco de se cortar é grande nesse caso.

5. Segure a lâmina corretamente

Shutterstock

Se você usar um aparelho de lâminas múltiplas, segure a navalha com o dedo indicador estendido, descansando a parte plana da lâmina contra a pele. O punho deve estar num ângulo de 30 graus ou menos. Se o aparelho tiver uma cabeça móvel, comece a fazer com o punho levemente levantado para que a lâmina se ajuste aos contornos da pele.

Enxague o aparelho com frequência para remover todos os pelos que ficam entre as lâminas e dificultam o corte. Mantenha as suas lâminas o mais limpas possível.

Estique a sua pele sempre que possível. Se em alguma área do rosto a sua pele for mais flácida, esticá-la ajudará a criar uma superfície lisa e firme para o aparelho, sem cortes.

6. Não coloque pressão

Se você precisa pressionar o aparelho, é sinal de que a lâmina não está bem afiada. Pressionar a lâmina pode raspar o pelo um pouco mais rente à pele, mas irá também fazer com que ela entre em contato com a pele sensível que envolve o outro lado do folículo.

C). Barbear-se a seco com barbeador elétrico

Shutterstock

1. Indicação

Os elétricos são os indicados para os homens com acne, pois tende a deixar a pele menos irritada. Mas só vale usá-los com a promessa de que estarão diariamente limpos e sem resíduos acumulados.

2. Loção especial

Antes de fazer a barba com barbeador elétrico, use uma loção especial. Barbeadores elétricos não raspam, mas cortam os pelos, por isso, é melhor usar um produto que deixe os pelos eretos antes do barbear. Loções com álcool removem o excesso de óleo e levantam os pelos, facilitando o corte.

3. Roteiro do barbear
Use o barbeador contra ou na direção do crescimento do pelo. Ao contrário dos aparelhos de lâminas, no elétrico é possível fazer a barba contra o crescimento do pelo sem irritar a pele.

Se você estiver usando um aparelho com cabeça rotativa em vez de cabeça linear, passe a máquina em torno de seu rosto em pequenos movimentos circulares.

Não pressione demais, ou você irá machucar a sua pele. Não faça movimentos bruscos ou muito apressados. O barbeador gera calor após estar ligado por algum tempo, o que pode causar irritação. O melhor é ir sobre as áreas sensíveis primeiro e seguir para as áreas mais resistentes.

4. No caso de deixar o desenho da barba

Ao invés de passar a maquininha com um nível de regulagem em toda a barba, faça uma graduação da menor regulagem até a maior, da região da orelha para o queixo. Isso deixará mais bonito o seu barbear.

D) O que fazer no pós-barba

Shutterstock

1. Lave o rosto
Após ter feito a barba, lave o rosto com água fria. A água fria ajudará a acalmar a sua pele, e contrair os vasos sanguíneos reduzindo, assim, eventuais sangramentos causados pelos cortes.

2. Esfoliante
Use um esfoliante facial. Isso ajuda a remover toda a pele morta que acumulou durante o barbear.

3. Uso de toalha
Seque apalpando com a toalha e hidrate a pele. Não esfregue a toalha no rosto, pois isso pode irritar a pele recém-raspada. Use uma quantidade generosa de creme hidratante sem perfume ou outros produtos potencialmente irritantes (óleo de bebê é uma boa opção), se você tem uma pele seca. Nunca aplique desodorante, perfume, ou qualquer coisa que cause ardor na pele recém-raspada.

4. Loção pós-barba
A loção pós-barba tem como característica secar imediatamente a pele, deixando-a com sensação de limpeza e hidratação.
Fórmulas com Aloe Vera são indicadas por acalmar e hidratar a pele após o barbear.

5. Cuidado com equipamento
Lave e seque o material após terminar. Remova todos os pelos ou resto de cremes. Faça com que suas lâminas durem mais tempo secando-as imediatamente após o barbear.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »