Apesar de ser um dos hábitos que acompanha os homens desde a adolescência, poucos sabem fazer a barba bem feita. Por pressa, falta de conhecimento, habilidade ou paciência, muitos acabam terminando o barbear com cortes no rosto, falhas que prejudicam o formato da barba ou irritação na pele e pelos encravados.
+ Como Fazer a Barba de maneira correta
+ Falha na barba: O que fazer
+ Como fazer a barba crescer mais rápido
Embora existam diferentes tipos e sensibilidades de pele e de barba, uma grande variedade de instrumentos e muitos métodos diferentes para utilizar, existem algumas regras básicas que todos devem seguir quando se barbearem.
Confira nosso passo a passo de como fazer a barba em casa para deixar seu barbear bem feito.
A) Reserve um tempo para fazer a barba bem feita
Reserve 30 minutos para aparar os pelos. Um barbear rápido é suscetível a cortes, falhas e o resultado final não tende a ficar legal. Dê um tempo a si para se cuidar, coloque uma música ambiente e não tenha pressa.
B) Com o aparelho de barbear
1. Cuidado na hora de escolher o aparelho de barbear
Cada aparelho de barbear tem um formato, angulação e quantidade de lâminas. Teste até achar o aparelho que você se dá melhor no barbear e fidelize. Assim, você vai se acostumar com a pegada do barbear e evitar cortes e irritação.
Não esqueça que as lâminas têm validade de uso. Nas lâminas, o recomendado são 4 vezes, depois disso ela vai perder o fio de corte e você não terá o mesmo resultado (com mais passadas, seu rosto ficará mais irritado, ocasionando cortes ou lesões).
No caso da maquininha, atentar-se para o corte da lâmina e reservar uma vez por mês para tirar os pelos que ficam no depósito e fazer uma higienização total.
2. Passe hidratante ou toalha quente
Lave o rosto ou a área que deseja barbear. Isso irá remover o excesso de óleo e as células mortas, que podem atrapalhar a passagem da lâmina ou irritar a sua pele e, simultaneamente, reduzirá as bactérias que poderiam causar uma infecção.
Para facilitar o barbear, a dica é passar um hidratante na pele antes de usar a navalha. Outra boa dica é passar uma toalha quente e úmida na região, favorecendo a abertura dos poros. Isto facilitará o deslize da lâmina e a extração dos pelos.
Como você não tem uma estufa de barbearia para a toalha, coloque uma toalha molhada no micro-ondas por uns 2 minutos e depois deixe ela descansar no rosto. Tire quando ela começar a ficar fria.
3. Creme ou óleo de barbear
Nunca passe a lâmina diretamente na pele seca, caso contrário, ela irá “arrastar” a pele, em vez deslizar ao longo superfície. Use creme de barbear no caso de tirar a barba por completo. Se você quiser deixar o desenho de barba, bigode ou cavanhaque, a dica é usar um óleo de barbear, já que ele é transparente e possibilita você ver o desenho enquanto corta.
Caso não tenha nenhum desses itens, o shampoo ou condicionador podem ser utilizados. Deixe o creme agir no seu rosto por 2 minutos.
4. Roteiro do barbear perfeito
A maneira correta de se barbear é fazer o corte no sentido do crescimento dos pelos. Para isso, inicie pelas laterais, vá em direção aos lábios, ao queixo, e por último o pescoço, onde os pelos geralmente são mais grossos e a pele mais delicada.
Somente com muito cuidado se deve barbear na direção contrária do crescimento dos pelos, e isso só é permitido como um arremate da primeira “passada de lâmina”, fique atento pois o risco de se cortar é grande nesse caso.
5. Segure a lâmina corretamente
Se você usar um aparelho de lâminas múltiplas, segure a navalha com o dedo indicador estendido, descansando a parte plana da lâmina contra a pele. O punho deve estar num ângulo de 30 graus ou menos. Se o aparelho tiver uma cabeça móvel, comece a fazer com o punho levemente levantado para que a lâmina se ajuste aos contornos da pele.
Enxague o aparelho com frequência para remover todos os pelos que ficam entre as lâminas e dificultam o corte. Mantenha as suas lâminas o mais limpas possível.
Estique a sua pele sempre que possível. Se em alguma área do rosto a sua pele for mais flácida, esticá-la ajudará a criar uma superfície lisa e firme para o aparelho, sem cortes.
6. Não coloque pressão
Se você precisa pressionar o aparelho, é sinal de que a lâmina não está bem afiada. Pressionar a lâmina pode raspar o pelo um pouco mais rente à pele, mas irá também fazer com que ela entre em contato com a pele sensível que envolve o outro lado do folículo.
C). Barbear-se a seco com barbeador elétrico
1. Indicação
Os elétricos são os indicados para os homens com acne, pois tende a deixar a pele menos irritada. Mas só vale usá-los com a promessa de que estarão diariamente limpos e sem resíduos acumulados.
2. Loção especial
Antes de fazer a barba com barbeador elétrico, use uma loção especial. Barbeadores elétricos não raspam, mas cortam os pelos, por isso, é melhor usar um produto que deixe os pelos eretos antes do barbear. Loções com álcool removem o excesso de óleo e levantam os pelos, facilitando o corte.
3. Roteiro do barbear
Use o barbeador contra ou na direção do crescimento do pelo. Ao contrário dos aparelhos de lâminas, no elétrico é possível fazer a barba contra o crescimento do pelo sem irritar a pele.
Se você estiver usando um aparelho com cabeça rotativa em vez de cabeça linear, passe a máquina em torno de seu rosto em pequenos movimentos circulares.
Não pressione demais, ou você irá machucar a sua pele. Não faça movimentos bruscos ou muito apressados. O barbeador gera calor após estar ligado por algum tempo, o que pode causar irritação. O melhor é ir sobre as áreas sensíveis primeiro e seguir para as áreas mais resistentes.
4. No caso de deixar o desenho da barba
Ao invés de passar a maquininha com um nível de regulagem em toda a barba, faça uma graduação da menor regulagem até a maior, da região da orelha para o queixo. Isso deixará mais bonito o seu barbear.
D) O que fazer no pós-barba
1. Lave o rosto
Após ter feito a barba, lave o rosto com água fria. A água fria ajudará a acalmar a sua pele, e contrair os vasos sanguíneos reduzindo, assim, eventuais sangramentos causados pelos cortes.
2. Esfoliante
Use um esfoliante facial. Isso ajuda a remover toda a pele morta que acumulou durante o barbear.
3. Uso de toalha
Seque apalpando com a toalha e hidrate a pele. Não esfregue a toalha no rosto, pois isso pode irritar a pele recém-raspada. Use uma quantidade generosa de creme hidratante sem perfume ou outros produtos potencialmente irritantes (óleo de bebê é uma boa opção), se você tem uma pele seca. Nunca aplique desodorante, perfume, ou qualquer coisa que cause ardor na pele recém-raspada.
4. Loção pós-barba
A loção pós-barba tem como característica secar imediatamente a pele, deixando-a com sensação de limpeza e hidratação.
Fórmulas com Aloe Vera são indicadas por acalmar e hidratar a pele após o barbear.
5. Cuidado com equipamento
Lave e seque o material após terminar. Remova todos os pelos ou resto de cremes. Faça com que suas lâminas durem mais tempo secando-as imediatamente após o barbear.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso