Como (e quando) colocar a camisa para dentro da calça

Veja nossas dicas para nunca mais errar na hora de colocar a camisa para dentro da calça

Colocar ou não colocar a camisa para dentro da calça? Essa dúvida cruel que com certeza já passou pela sua cabeça e normalmente ela vem acompanhada de outro questionamento: como fazer isso? Porque não basta simplesmente enfiar a camisa embaixo da calça, é preciso saber como fazer isso sem ficar parecendo um cangaceiro.

Saber como (e quando) adotar essa medida pode ser o divisor de águas entre o conforto e o incômodo. Não é por estarmos acostumados a fazer algo que automaticamente fazemos isso direito.

Você já reparou naquele cara que, durante uma reunião, fica ajeitando a camisa para dentro da calça o tempo todo? Então, veja as nossas dicas para não se tornar esse cara!

Qual tipo de camisa colocar e qual não colocar para dentro da calça

Crédito: Reprodução

Camisas com a parte inferior reta normalmente não precisam ser colocadas para dentro da calça; camisas que têm um corte assimétrico ou um bico discreto na região inferior, precisam.

Mas, apesar de ser uma regra de estilo para favorecer o visual, usar uma camisa com as “caudas” visíveis também não é nenhum crime, ouviu? A gente só está dizendo que esse tipo de corte favorece o caimento da peça para dentro da calça sem que a camisa fique frouxa ou com aquele aspecto infantil de uma criança uniformizada para um casamento.

Por isso, se você quiser uma aparência um pouco madura – normalmente exigida em escritórios, por exemplo – coloque o bico da sua camisa para dentro.

Outra dica importante é: quando o comprimento da sua camisa passar do quadril, ela deve ser colocada para dentro, não importa qual seja o estilo da barra.

Se você quiser fazer um estilo mais casual e estiver vestindo a camisa com jeans, não precisa colocá-la para dentro.

Diferenças de modelo

Crédito: Reprodução

  • Undershirts — Essas regatas – normalmente utilizadas embaixo das camisas sociais –  devem, sempre, ficar para dentro da calça. De preferência, prenda a regada na cueca pra garantir que ela não vai sair e ficar dançando embaixo da sua camisa.
  • Camiseta Polo — Como elas têm a base reta, fique tranquilo e use a polo para fora da calça mas, se você quiser, pode colocá-la para dentro e criar um visual mais high society de quem vai jogar golfe no domingo. Mais para frente, vamos explicar as possíveis maneiras de fazer isso. Porém, a prima da camisa polo de manga comprida não fica bem se for colocada para dentro da calça.
  • Gola Rolê — Se você usar esse tipo de blusa embaixo de algum blazer ou jaqueta, a dica é colocá-la para dentro da calça para que o cinto fique à mostra. Se você usar essa peça sozinha, a nossa sugestão é fazer o contrário.
  • Camisas havaianas ou bem estampadas — Neste caso, não importa a base da camisa: mesmo se ela formar um bico, não a coloque para dentro da calça. Sério! Há uma linha tênue entre ser estiloso por usar uma camisa estampada ou o pai de família do filme Férias Frustradas.
  • Camisetas — As opiniões variam: alguns especialistas dizem que é elegante colocar a camiseta para dentro da calça e deixar o cinto à mostra. Outros, acham melhor que a peça fique para fora. Depende muito do estilo da camiseta, do comprimento dela, do cinto e do seu estilo. Mas, para não errar, é melhor mantê-la para fora da calça ou simplesmente colocar um pedaço da peça para dentro na região da fivela do cinto, se a camiseta for mais larga e comprida.

O melhor jeito de colocar a camisa para dentro

Crédito: Reprodução

  • Sim, existe um jeito certo de colocar a sua camisa para dentro da calça e nós vamos explicar:
  • Vista a camisa antes da calça. Abaixe-a ao máximo para deixá-la justa em seu peito e, depois, vista a calça sobre a camisa.
  • Puxe a calça até a cintura e feche o zíper para que a camisa fique bem colocada dentro do cós da calça.
  • Coloque um cinto – ele é seu principal aliado – e alie a fivela aos botões da camisa.
  • Puxe com delicadeza a camisa para fora da calça. Pegue as bordas inferiores das laterais da camisa e traga apenas um pouco de tecido para fora. Essa dica vai deixar a peça mais folgada mas, se você puxar demais, o efeito é de total desleixo.

Dicas para facilitar

Crédito: Reprodução


Se você normalmente tem problemas para se livrar daquele inchaço na região da barriga depois de colocar a camisa para dentro da calça, siga o estilo militar:

  • Enfie a camisa para dentro da calça e, depois desabotoe a calça.
  • Junte o tecido dos lados da camisa com as mãos: prenda esse tecido entre o dedo indicador e o polegar de cada mão e afaste a barra da camisa do seu corpo – mas tome cuidado para não tirar a parte de trás da camisa de dentro da calça porque a peça deve ficar do lado de dentro durante o processo.
  • Dobre o tecido sobre ele mesmo – como se você estivesse dobrando um pedaço de papel – e empurre os polegares para frente enquanto prende as bordas da camisa entre as laterais dos dedos e da palma da mão. Desse jeito, você vai formar uma nova “aba” e reduzir o volume da camisa na parte superior.
  • Abotoe a calça e pronto!

Para não errar

Crédito: Reprodução

  • Não prenda a camisa na cueca, prenda apenas a regata ou a camiseta que vão ficar por baixo da camisa na cueca;
  • Siga a linha do zíper da calça para centralizar a camiseta ou os botões da camisa;
  • Não prenda apenas um lado da camisa para dentro da calça – em vez de parecer moderno, você vai parecer preguiçoso;
  • Se for colocar apenas um pedaço da sua camiseta para dentro da calça, faça isso na região da fivela do cinto e apenas com camiseta extremamente despojadas;
  • Use um cinto;
  • Não vista uma camisa sem passá-la antes. Se o efeito já é horrível quando ela está para fora da calça, é pior ainda quando ela está por dentro;
  • Quando você usar a camisa aberta sobre uma camiseta, não coloque nenhuma das duas para dentro da calça – se você quiser arriscar o estilo, faça isso apenas com a camiseta.
Lucas Balzer
Lucas Balzer

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso