Como (e quando) colocar a camisa para dentro da calça

Colocar ou não colocar a camisa para dentro da calça? Essa dúvida cruel que com certeza já passou pela sua cabeça e normalmente ela vem acompanhada de outro questionamento: como fazer isso? Porque não basta simplesmente enfiar a camisa embaixo da calça, é preciso saber como fazer isso sem ficar parecendo um cangaceiro.

Saber como (e quando) adotar essa medida pode ser o divisor de águas entre o conforto e o incômodo. Não é por estarmos acostumados a fazer algo que automaticamente fazemos isso direito.

Você já reparou naquele cara que, durante uma reunião, fica ajeitando a camisa para dentro da calça o tempo todo? Então, veja as nossas dicas para não se tornar esse cara!

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Qual tipo de camisa colocar e qual não colocar para dentro da calça

Camisas com a parte inferior reta normalmente não precisam ser colocadas para dentro da calça; camisas que têm um corte assimétrico ou um bico discreto na região inferior, precisam.

Mas, apesar de ser uma regra de estilo para favorecer o visual, usar uma camisa com as “caudas” visíveis também não é nenhum crime, ouviu? A gente só está dizendo que esse tipo de corte favorece o caimento da peça para dentro da calça sem que a camisa fique frouxa ou com aquele aspecto infantil de uma criança uniformizada para um casamento.

Por isso, se você quiser uma aparência um pouco madura – normalmente exigida em escritórios, por exemplo – coloque o bico da sua camisa para dentro.

Outra dica importante é: quando o comprimento da sua camisa passar do quadril, ela deve ser colocada para dentro, não importa qual seja o estilo da barra.

Se você quiser fazer um estilo mais casual e estiver vestindo a camisa com jeans, não precisa colocá-la para dentro.

Diferenças de modelo

  • Undershirts — Essas regatas – normalmente utilizadas embaixo das camisas sociais –  devem, sempre, ficar para dentro da calça. De preferência, prenda a regada na cueca pra garantir que ela não vai sair e ficar dançando embaixo da sua camisa.
  • Camiseta Polo — Como elas têm a base reta, fique tranquilo e use a polo para fora da calça mas, se você quiser, pode colocá-la para dentro e criar um visual mais high society de quem vai jogar golfe no domingo. Mais para frente, vamos explicar as possíveis maneiras de fazer isso. Porém, a prima da camisa polo de manga comprida não fica bem se for colocada para dentro da calça.
  • Gola Rolê — Se você usar esse tipo de blusa embaixo de algum blazer ou jaqueta, a dica é colocá-la para dentro da calça para que o cinto fique à mostra. Se você usar essa peça sozinha, a nossa sugestão é fazer o contrário.
  • Camisas havaianas ou bem estampadas — Neste caso, não importa a base da camisa: mesmo se ela formar um bico, não a coloque para dentro da calça. Sério! Há uma linha tênue entre ser estiloso por usar uma camisa estampada ou o pai de família do filme Férias Frustradas.
  • Camisetas — As opiniões variam: alguns especialistas dizem que é elegante colocar a camiseta para dentro da calça e deixar o cinto à mostra. Outros, acham melhor que a peça fique para fora. Depende muito do estilo da camiseta, do comprimento dela, do cinto e do seu estilo. Mas, para não errar, é melhor mantê-la para fora da calça ou simplesmente colocar um pedaço da peça para dentro na região da fivela do cinto, se a camiseta for mais larga e comprida.

O melhor jeito de colocar a camisa para dentro

  • Sim, existe um jeito certo de colocar a sua camisa para dentro da calça e nós vamos explicar:
  • Vista a camisa antes da calça. Abaixe-a ao máximo para deixá-la justa em seu peito e, depois, vista a calça sobre a camisa.
  • Puxe a calça até a cintura e feche o zíper para que a camisa fique bem colocada dentro do cós da calça.
  • Coloque um cinto – ele é seu principal aliado – e alie a fivela aos botões da camisa.
  • Puxe com delicadeza a camisa para fora da calça. Pegue as bordas inferiores das laterais da camisa e traga apenas um pouco de tecido para fora. Essa dica vai deixar a peça mais folgada mas, se você puxar demais, o efeito é de total desleixo.

Dicas para facilitar


Se você normalmente tem problemas para se livrar daquele inchaço na região da barriga depois de colocar a camisa para dentro da calça, siga o estilo militar:

  • Enfie a camisa para dentro da calça e, depois desabotoe a calça.
  • Junte o tecido dos lados da camisa com as mãos: prenda esse tecido entre o dedo indicador e o polegar de cada mão e afaste a barra da camisa do seu corpo – mas tome cuidado para não tirar a parte de trás da camisa de dentro da calça porque a peça deve ficar do lado de dentro durante o processo.
  • Dobre o tecido sobre ele mesmo – como se você estivesse dobrando um pedaço de papel – e empurre os polegares para frente enquanto prende as bordas da camisa entre as laterais dos dedos e da palma da mão. Desse jeito, você vai formar uma nova “aba” e reduzir o volume da camisa na parte superior.
  • Abotoe a calça e pronto!

Para não errar

  • Não prenda a camisa na cueca, prenda apenas a regata ou a camiseta que vão ficar por baixo da camisa na cueca;
  • Siga a linha do zíper da calça para centralizar a camiseta ou os botões da camisa;
  • Não prenda apenas um lado da camisa para dentro da calça – em vez de parecer moderno, você vai parecer preguiçoso;
  • Se for colocar apenas um pedaço da sua camiseta para dentro da calça, faça isso na região da fivela do cinto e apenas com camiseta extremamente despojadas;
  • Use um cinto;
  • Não vista uma camisa sem passá-la antes. Se o efeito já é horrível quando ela está para fora da calça, é pior ainda quando ela está por dentro;
  • Quando você usar a camisa aberta sobre uma camiseta, não coloque nenhuma das duas para dentro da calça – se você quiser arriscar o estilo, faça isso apenas com a camiseta.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »