O verão chegou e com ele a onda de calor que vai fazer você deixar de lado a calça jeans, jaquetas e casacos para aderir as bermudas, tecidos mais leves, cores mais claras. Seu pé não precisa ficar condicionado a um calçado fechado e apertado. Que tal aderir ao chinelo com muito estilo para compor seu outfit?
+ Tipos e dicas para usar Bermuda
+ Alpargatas: o que é e como usar
O chinelo compõe looks mais casuais, como uma ida ao shopping, barzinho durante a tarde, parque, churrasco e, principalmente, praia. Se você quiser usar durante a noite, certifique-se de que o lugar tem uma pegada bem descolada e descontraída.
Antes de mais nada: cuide dos seus pés
Talvez uma das partes mais renegadas do corpo masculino, para calçar um chinelo você precisa dar um talento especial na área.
Apare as unhas e, se tiver algum problema, vá a um podólogo. Ele pode te ajudar a diminuir os calos, diagnosticar problemas nas unhas, como fungos, micoses e outras doenças que não afetam só a aparência, mas a sua saúde também.
Escolha o modelo ideal
Apesar da peça ser bem casual, existem alguns tipos de chinelos básicos que você precisa conhecer. São eles:
Chinelo de dedo (Sandália de borracha)
Modelo que ficou conhecido pela marca Havaianas. Sua função primordial era a de ser usado em casa ou na praia. Mas, atualmente, tornou-se uma peça para compor um outfit casual urbano, como uma ida ao shopping, parque ou um rolê mais informal durante o dia.
Vai bem com bermudas de tecido sintético, visual surf. Camisetas mais despojadas complementam o visual.
Sugestões:
- Chinelo Cavalera Estampado Águia Máquina
- Chinelo Quilksilver Molokai Division
- Chinelo Coca Cola Ink Splash
Sandália
Esse modelo é geralmente feito em couro. Normalmente tem uma tira no calcanhar que mantem o pé preso. Tem mais estilo e pode dar um ar menos informal do que o chinelo de dedo.
A peça combina com calças mais confortáveis e com tecido leve, bermuda jeans, de sarja ou social. Não vai bem com o estilo surf wear.
Sugestões:
Sandália de dedo
Com o formato do chinelo de dedo, mas com couro no lugar da borracha, a peça dá um ar menos casual do primeiro, ao mesmo tempo que traduz um estilo mais jovem que a sandália de couro.
A peça pode ser usada com calças de tecido leve, bermuda jeans, sarja ou social.
Sugestões;
Chinelo de tecido (Alpargarta)
Esse modelo ganhou os pés masculinos nos últimos tempos. Também conhecido como espadrilles, é uma peça indicada para o verão por seu acabamento mais despojado. É feito de lona e o solado é de corda com proteção de borracha.
Alpargata é indicado para usar com bermudas claras, de tecido de sarja e social. Um acessório que vai bem principalmente na praia.
Sugestão:
Papete
O modelo ficou famoso nos anos 90 (compondo o visual com outro acessório clássico, a pochete). Caiu em desuso na virada do milênio. Apesar de dizerem que está voltando à moda, eu só indicaria a você se fosse um visitante gringo no Brasil.
Em todo caso, vai bem com bermuda de sarja e em ocasiões bem informais.
Sugestões:
Chinelo Slipon
O modelo tradicional com a tira horizontal (eternizado pela Rider) era outro clássico dos anos 90. A peça ficou renegada por anos e agora ensaia a volta.
Segue a mesma orientação do chinelo de dedo, sendo uma peça ainda mais difícil de combinar no outfit.
Sugestões:
Dicas básicas
Se você quiser dar um ar um pouco mais arrumado, opte pelos modelos de couro. Eles combinam com bermudas, calças jeans ou sarja mais facilmente. Neste caso, prefira as peças em modelos menos justos, como as de corte reto, ou mesmo as mais largas e soltas em algodão, estilo pijama.
Chinelos de borracha são ótimos para ir à praia ou à piscina, já que os de couro estraga mais facilmente em contato com a água salgada ou cloro. Bermudas mais casuais e camisetas são os melhores aliados, e ainda permitem que você estique o passeio para um bar no fim de tarde.
Quer um modelo que combine com o máximo de ocasiões? Escolha as tonalidades mais sóbrias e com cores neutras (branca, por exemplo).
Chinelos estampados estão em alta, mas precisam compor um visual mais básico e neutro (roupas claras e brancas sem estampas), caso contrário, seu visual vai virar um carnaval.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso