9 tipos de barba e como cuidar de cada uma

9 tipos de barba

Se o que te falta pra mudar a sua barba é inspiração, agora você não tem mais desculpa.

Em parceria com a Garagem Barbearia, selecionamos os 9 tipos principais de barba que combinam com os mais variados tipos de rosto e também demos algumas dicas para você cultivar os pelos do rosto e manter o formato da barba por mais tempo.

Barba desenhada

Barba desenhada

Uma barba desenhada não necessariamente segue um estilo ousado ou tem muitas riscas de navalha. Na verdade, esse tipo de barba é marcado apenas pela maior definição do desenho em três pontos: maçãs do rosto, queixo e pescoço e costeletas.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

No exemplo acima, por exemplo, vemos que os pelos param na linha do pescoço e seguem um desenho bem linear. O mesmo acontece nas bochechas e na altura das orelhas.

Se a sua barba for muito rala, talvez não seja uma boa ideia seguir esse estilo, final, os pelos escassos nas extremidades pode dificultar a formação do desenho.

Barba por fazer

Barba por fazer

Esse tipo de barba é democrático e um dos mais comuns entre aqueles que estão começando a deixar a barba crescer. Ela é prática e normalmente é a escolha para quem trabalha em escritório e precisa manter um visual mais formal.

Para cultivar esse tipo de barba, você precisa apará-la pelo menos uma vez por semana – ou mais, se a sua barba crescer rápido.

Barba âncora

Barba âncora

Você não tem muito pelo no rosto ou acha que sua cara é pequena demais? O estilo âncora pode te ajudar a equilibrar as proporções. Esse tipo de barba é pra quem tem personalidade forte porque ela segue uma linha mais latina e pode ficar caricata se não combinar com o seu estilo.

Para criar o visual, é preciso aparar a barba e traçar uma linha seguindo a mandíbula. O bigode também deve estar sempre bem aparado e os pelos concentrados na parte inferior da boca também.

Barba cerrada

Barba cerrada

Esse estilo é tipo uma evolução da barba por fazer mas, para manter, é preciso ter o dobro de cuidado.

A barba cerrada é mais baixa e até mais grossa. Para cultivar os pelos no comprimento correto, você pode usar uma lâmina ou a máquina de barbear no sentido contrário dos pelos.

É importante tomar cuidado para que eles não fiquem muito curtos ou em comprimentos diferentes. Toda a extensão da barba deve estar do mesmo tamanho e com o mesmo volume.

Aliás, se você tem muitos pelos encravados no rosto por causa da barba por fazer, essa pode ser uma boa opção!

Barba cheia

Barba cheia

Bastante popular e versátil, a barba cheia pode seguir duas linhas diferentes: a mais rústica – que você alcança sem modelar os fios – e a mais formal – conquistada com a quantidade certa de pomada.

Para cultivar esse tipo de barba, basta deixar seus pelos crescerem e sempre apará-los nas extremidades. Lembrando: você não precisa fazer um desenho rígido, afinal, o estilo dela é mais despojado, mas é legal reduzir o comprimento dos pelos na área da maçã do rosto.

Se o seu rosto for muito pequeno, talvez seja melhor escolher outro tipo de barba já que esse estilo pode deixar seu rosto ainda menor.

Barba de lenhador

Barba de lenhador

A favorita dos últimos anos com certeza foi a barba lenhador. Muito homem quis fazer e ela virou uma febre nas barbearias. Agora, a moda passou mas, mesmo assim, tem gente que continua procurando o estilo e querendo seguir essa linha mais rústica.

Pra alcançar o estilo, o processo é parecido com o da barba cheia, a diferença é que, neste caso, os pelos crescem em um formato quadrado para baixo e, por isso, o comprimento deve ser cultivado na região do queixo.

Enquanto você pode aparar bem a barba cheia na região dos lábios e do bigode, no estilo lenhador os pelos podem avançar um pouco mais para essas áreas. Mas é importante dar um tapa para manter a higiene!

Van Dyke

Van Dyke

A Van Dyke foi batizada com o nome do pintor flamengo do século XVII e segue aquela linha bem caricata: barbicha na parte de baixo e bigode marcado.

O legal desse estilo é poder deixar o rosto mais limpo, e ela é uma opção bem prática pra quem não tem o rosto repleto de pelos e precisa conviver com uma barba falhada.

Para manter o desenho, passe cera no bigode e penteie sempre os pelos da barba.

Bigode em destaque

Bigode em destaque

Em vez de raspar toda a barba e deixar apenas o bigode crescer, você pode aparar os pelos do rosto e manter os pelos do bigode mais compridos. Esse estilo está em alta e é uma boa ideia pra quem quer apostar no bigode mas tem medo de ser muito radical.

Cavanhaque

Cavanhaque

Sempre na moda, o cavanhaque é ideal para os homens com pouco queixo ou rosto sem curvas.

Você ainda pode escolher entre o cavanhaque completo e o ralo, o que vai determinar essa escolha é seu estilo: homens cujo objetivo é transmitir uma imagem mais formal e ter uma aparência de cara mais velho podem optar pelo cavanhaque completo e bem fechado; aqueles que procuram um ar mais jovem e boêmio vão se dar bem com o cavanhaque ralo e aberto.

Essas inspirações visuais são práticas pra você levar para o barbeiro! Ele pode te ajudar a decidir qual delas combina mais com o seu rosto e com o seu estilo de vida.

Conheça a Garagem Barbearia e Estética

Conheça a Garagem Barbearia e Estética

Procurando uma boa barbearia para cuidar do seu cabelo e barba? Conheça a Barbearia Garagem. Pioneira em estética masculina no Brasil, a rede oferece os mais diversos serviços como massagens, podologia, dia do noivo e muitos outros.

Confira todos os endereços onde você encontra uma Garagem Barbearia, abaixo:

► SÃO PAULO

  • Moema – Avenida Agami, 183
  • Itaim – Rua Prof. Atílio Innocenti, 731
  • Anália Franco – Rua José Oscar Abreu Sampaio, 134
  • Perdizes – Rua Doutor Homem de Melo, 420
  • Shopping D&D – Avenida das Nações Unidas, 12555
  • Cidade Jardim – Avenida Magalhães de Castro, 1200

► RECIFE

  • Boa Viagem – Av. Conselheiro Aguiar, 2205 – Loja 4

Acesse o site

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »