Muitos torcedores e fãs do futebol se orgulham em dizer que viram craques como Pelé, Zico, Romário, Ronaldo, Neymar ou Messi jogarem. Afinal, é comum um torcedor dar os créditos de uma conquistas histórica ou de uma vitoria inesquecível apenas aos jogadores de linha, esquecendo um membro muito importante do time: O goleiro.
+ Relembre os maiores e melhores jogadores de futebol do Brasil
São eles que seguraram as pontas lá atrás com defesas impressionantes. Por muitas vezes, foram eles que garantiram títulos de seus clubes até mesmo da seleção através de defesas de pênaltis ou cobranças de falta.
O MHM decidiu homenagear esses jogadores, que com certeza fizeram historia, mas não tem o reconhecimento merecido. Confira uma lista com os os melhores goleiros brasileiros de todos os tempos:
Marcos
Marcos Roberto chegou ao Palmeiras em 1992, mas foi só em 1999, durante a Copa Liberadores da América que se tornou titular. O jogador ganhou o apelido de São Marcos após as defesa do chute de Marcelinho Carioca na disputa de pênaltis contra o Corinthians.
Em 2002, foi o goleiro titular da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002 sendo o único jogador da Seleção a não ser substituído em toda a competição pelo técnico Felipão.
Rogério Ceni
Rogério Ceni é o jogador que mais vestiu a camisa de um clube na história do futebol mundial, batendo o recorde com 1117 partidas, superando Pelé, que vestiu a camisa do Santos em 1116 jogos. O jogador coleciona outros recordes como o de maior goleiro-artilheiro da história do futebol mundial, o jogador que mais vezes foi capitão de uma mesma equipe e também o jogador que mais venceu por um mesmo clube na história.
Taffarel
Claudio Taffarel é o goleiro com mais número de atuações na seleção brasileiras: Foram 123 jogos com participação em três copas do mundo: 90, 94 e 98. Ficou famoso pelo bordão: “Sai que é sua Taffarel” nas suas grandes defesas de pênalti na conquista do Tetra.
Dida
O goleiro começou a ganhar as graças dos fãs de futebol ao conquistar o tricampeonato brasileiro pelo Corinthians. Na semifinal, defendeu dois pênaltis batidos pelo craque Rai. Mas fez história mesmo no Mila, time que defendeu por 10 anos. No time italiano, conquistou a Super Copa Européia de 2003 e 2007, a Liga dos Campeões de 2002/03 e 2006/07, e o Mundial de Clubes da FIFA em 2007.
Gilmar dos Santos
Além de títulos, Gilmar coleciona participações em times fodas. O cara passou pelo Corinthians da década de 50, o Santos da década de 60 e na seleção brasileira bicampeã do mundo. Outro mérito do goleiro é ter ao menos um título em cada competição que disputou.
Felix
O jogador que começou nas nas divisões de base do Nacional, teve uma grande passagem pelo Juventus da Mooca ao se profissionalizar com apenas 15 anos. Pela Seleção Brasileira, Félix disputou 48 partidas e foi o goleiro titular na conquista do tricampeonato mundial na Copa do Mundo de 1970.
Ronaldo Giovanelli
Com 601 partidas, Ronaldo é o terceiro jogador que mais defendeu a camisa do Corinthians. É considerado, junto com nomes como Rivelino, Sócrates, Wladimir, Neto e Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos da história do Corinthians.
Leão
Famoso por seu temperamento tempestivo, o goleiro colecionou títulos enquanto esteve no Palmeiras, entre eles os paulistas de 1972, 1974 e 1976, e os brasileiros de 1972 e 1973. Após se aposentar nos campos, Leão também fez carreira como treinador sendo Campeão Brasileiro de 2002 pelo Santos.
► Texto escrito por Giovanni Grossi, estudante, nerd. Apaixonado por esportes e desenhos animados
Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para contato@manualdohomemmoderno.com.br e quem sabe nós não publicamos
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso