O futebol é um esporte praticado no mundo todo e nas mais diversas superfícies: no cimento da rua, na areia da praia, na grama… Mas não é só o futebol amador que acaba sendo jogado às vezes em lugares inusitados.
Há alguns estádios espalhados pelo mundo que fogem bastante do “padrão FIFA”. Arenas localizadas e construídas em lugares que algumas pessoas não podem nem imaginar. Confira alguns dos estádios mais curiosos do planeta.
Estádio Enrique Sexto, Argentina
Da fachada, apenas a impressão de um estádio simples, de bairro. Mas o Enrique Sexto, localizado em Buenos Aires, carrega uma peculiaridade: ele é vizinho de um presídio, de onde os detentos conseguem assistir aos jogos do Club Atlético General Lamadrid.
Marina Bay Stadium, Cingapura
O desenvolvimento contínuo de Cingapura chegou ao futebol. Foi construído no país um estádio flutuante. Na verdade, a arquibancada fica na baía, enquanto o gramado está instalado em cima da água. Apresentações de música também ocorrem no local.
Mmabatho Stadium, África do Sul
O Mmabatho Stadium chama atenção por seu design, no mínimo, inovador. Arquibancadas sobrepostas e em diagonal para o campo, criando uma imagem bem diferente da que estamos acostumados em estádios de futebol. Foi construído durante o Apartheid e fica em Mafikeng, na África do Sul.
Estádio Olímpico, Uruguai
Casa do modesto Rampla Juniors, o Estadio Olímpico fica em Montevidéu e sua curiosidade é a vista que se tem das arquibancadas. Não há assentos em uma das laterais do campo, o que possibilita ver boa parte da baía da capital uruguaia, além de embarcações que eventualmente passam próximas ao estádio.
Ottmar Hitzfeld Stadium, Suíça
Essa grandiosa “arena”, o Ottmar Hitzfeld é o estádio mais alto da Europa, pois está localizado a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. O estádio, que fica nas montanhas de Zermatt, tem seu nome em homenagem a um técnico alemão de muito sucesso no futebol europeu e que comandou a seleção suíça nas últimas duas Copas.
Estádio Saturnino Moure, Argentina
O Estadio Saturnino Moure é mais um argentino que integra a lista, principalmente por sua localização bizarra. A casa do Club Atlético Victoriano Arenas fica em uma espécie de ilha formada por um braço do Rio Riachuelo, que corta a cidade de Buenos Aires.
Estádio Daniel Alcides Carrión, Peru
Esse estádio, localizado em Cerro de Pasco, região central do Peru, forma parte da lista não pela localização nem por sua estrutura. O Daniel Alcides Carrión é simplesmente o estádio mais alto do mundo, já que está a 4338 metros acima do nível do mar. Haja fôlego para jogar em Cerro de Pasco.
Stadion Gospin Dolac, Croácia
Se você prestar atenção na foto, vai ver que é possível observar algumas arquibancadas e, logo atrás, uma baita mancha de azul. O Stadion Gospin Dolac, em Imotski, Croácia, praticamente cai sobre um gigantesco penhasco, que termina em um grande lago. Surreal.
Eidi Stadium, Ilhas Faroe
Há futebol nas Ilhas Faroe, esse arquipélago perdido no norte do mundo. E há um estádio pitoresco no país, o Eidi Stadium, cercado por águas do Oceano Atlântico e onde com certeza o gandula precisa trabalhar em um barco.
Cocodrilos Sports Park, Venezuela
Construído em um morro na cidade de Caracas, capital venezuelana, o Cocodrilos Sports Park chama atenção pela rocha situada logo atrás das arquibancadas. O campo pertence ao Caracas FC, que manda jogos da equipe B, categorias de base e futebol feminino no local. Tem capacidade para cerca de 3500 pessoas.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso