Muito se enganam aqueles que pensam que os esportes estão destinados aos desmiolados. A prática esportiva, por muitas vezes, pode ser usada como fator de inclusão social, ajudando jovens a criarem valores éticos e morais. Resumindo, esportes criam caráter.
Pensando nisso, fiz uma pequena lista com algumas boas lições que podemos tirar de alguns dos esportes mais populares do mundo. Saca só:
Handebol – Nunca jogue no passivo
O handebol é um jogo de ataque, que força os times para que sempre joguem para a frente. Se em algum momento do jogo o time que estiver na posse de bola estiver jogando na defensiva, passando a bola sem tentar realizar um ataque o juiz pode apitar e dar a posse de bola para o adversário.
Lição: Se você que algo, trabalhe por ela. Seja na vida profissional, pessoal ou amorosa, enrolar normalmente não leva a lugar nenhum. Logo, tenha bem claro qual é seu objetivo e faça seu gol.
Rugby – Às vezes para ir para frente, é preciso ir para os lados
O rugby é um esporte de brutos, jogado por cavalheiros. Basicamente, as duas regras principiais são: para fazer um ponto você precisa chegar o outro lado do campo (tendo que passar por alguns brutamontes no caminho) e a bola só pode ser passada para o lado.
Lição: É importante que você tenha seus objetivos bem claros, porém a forma como você vai atingi-los pode ser muito diferente do planejado. As vezes enquanto caminhamos pra frente, precisamos tomar alguns desvios, mas sempre com foco aonde queremos chegar.
Futebol – Quem não faz, toma
Acredito que não preciso explicar as regras do esporte mais popular do mundo, certo? Porém, apesar de ouvirmos esse bordão desde pequenos, são poucos que realmente aprendem a coloca-lo em prática.
Lição: A vida é cheia de oportunidades. Se você não for lá e conquistá-las, alguém pode pegar elas no seu lugar.
Tênis – Vencer um set não te faz vencer o jogo inteiro
No esporte que tornou o Guga famoso não é necessário apenas a habilidade para colocar a bola do outro lado, como também ter paciência, muita paciência. É preciso marcar o ponto, o set e ai sim, ir para o matchpoint.
Lição: Um homem tem que saber apreciar suas vitórias, mas não pode perder seus objetivos de vista. As vezes, um pequeno aumento não garante que você vá ser promovido. Então, não se emocione, mantenha o foco e vença a porra do jogo.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso