Depois do almoço de domingo, você está tranquilamente sentado no sofá da sala assistindo seu time entrar em campo para mais uma partida quando, de repente, nota que o goleiro, ou até mesmo o atacante, começa a enrolar o pulso com uma faixa branca.
- Saiba como será a abertura da Copa do Mundo 2018
- Conheça todos os uniformes das seleções para a Copa 2018
- Saiba quais as seleções favoritas para a Copa do Mundo 2018
Você com certeza já se perguntou, alguma vez na vida, o que é a faixa e por que os jogadores de futebol a colocam no braço, certo?
Bom, hoje nós vamos sanar a sua curiosidade e responder essa dúvida!
A faixa branca usada pelos goleiros
Essa faixa branca pode ter várias funções e objetivos. Entre os goleiros, a faixa de esparadrapo é utilizada ao redor do punho para evitar lesões na hora de apanhar a bola.
Como ela é enrolada com firmeza no punho, protege o ligamento e evita acidentes durante a partida.
Na internet, há vários vídeos e tutoriais explicando como enrolar o esparadrapo do jeito correto para que a proteção seja mais efetiva.
A faixa branca usada pelos jogadores
Os jogadores de futebol parecem ter vários motivos para usar o esparadrapo no punho. Esportistas, em geral, usam as faixas para evitar lesões e até mesmo para absorver o suor e impedir que ele chegue até as mãos.
Em esportes como o Tênis, por exemplo, a faixa no punho é utilizada para o suor não escorrer e atrapalhar o desempenho do jogador com a raquete.
Uma das explicações para o uso da faixa branca de esparadrapo pelos jogadores de futebol é a localização do atleta no campo. Com a faixa no pulso, o jogador destaca o seu braço e, dessa forma, o juiz consegue ver a posição do braço do atleta em um lance de falta, por exemplo.
Assim, ele pode constatar que o jogador em questão não empurrou o adversário e, portanto, analisar que a penalidade não aconteceu.
Kinesio Tape
Outra fita muito utilizada por atletas e jogadores é a fita baseada na técnica Kinesio Tape, desenvolvida por Kenzo Kase, Tsuyoshi Kase e Jim Wallis.
Ela é baseada em princípios biomecânicos teciduais, musculares e circulatórios com fitas especiais, sem presença de qualquer tipo de medicamento ou química em sua composição.
A fita tem características elásticas para substituir os esparadrapos normais, e tem como objetivo principal favorecer o deslizamento entre as superfícies dos tecidos, ajudando a recuperar lesões de forma mais rápida e também evitá-las, além de possibilitar, na maioria dos casos, que os atletas treinem mesmo em fase de tratamento, sem maiores danos para o corpo!
E aí, curiosidade sanada?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso