Com uma eliminatórias tranquila, o Uruguai se classificou de segundo lugar para a Copa do Mundo 2018. Com a sorte de entrar em um grupo relativamente fácil, a seleção aposta em jogadores experientes e com bagagem no futebol europeu, principalmente na sua dupla de ataque Luis Suárez (Barcelona) e Edinson Cavani (PSG) para chegar à final.
+ Tudo o que você precisa saber sobre a Copa da Rússia
+ Conheça todos os grupos da Copa do Mundo
+ Todas as Camisas da Copa do Mundo 2018
Ranking da Fifa: 17º lugar
Probabilidade do Brasil ser campeão*: 3%
Eliminatórias da Copa
Depois de ter disputado quadro repescagens em Copa consecutivas (2002 a 2014), o Uruguai passou por essas eliminatórias de forma bem tranquila. Após 18 jogos disputados, a equipe terminou na segunda colocação com 31 pontos, atrás apenas do Brasil, que fez 41, ficando com uma das vagas diretas.
Uruguai na Copa do Mundo 2018
Na Copa, os uruguaios compõem o Grupo A, relativamente fácil, ao lado da anfitriã Rússia, Arábia Saudita e Egito, que não deve gerar dificuldades para a Celeste passar para a próxima fase.
O time tem a seu favor uma das maiores duplas de ataque do planeta: Luis Suárez (Barcelona) e Edinson Cavani (PSG), que são responsável por balançar as redes dos adversários. Além disso, a segurança defensiva com o zagueiro Diego Godín (Atlético de Madrid) também é um ponto forte.
+ Todas as Camisas da Copa do Mundo 2018
Outro ponto curioso é seu comandante, o técnico Oscar Tabarez, há 11 anos no cargo. É o treinador a mais tempo no comando entre as 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo 2018.
Com uma seleção forte e recheada de jogadores experientes e com bagagem no futebol europeu, o Uruguai tenta retomar as glórias do passado. Apesar de não entrar na Copa de 2018 como uma das principais favoritas, tem o potencial e tradição de surpreender e quer usar isso para, quem sabe, chegar às fases mais agudas da competição.
Lista de Pré-convocados do Uruguai para a Copa do Mundo 2018
Goleiros
Fernando Muslera (Galatasaray/TUR)
Martín Silva (Vasco/BRA)
Martín Campaña (Independiente/ARG)
Defensores
Diego Godín (Atlético de Madrid/ESP)
Sebastián Coates (Sporting/POR)
José María Giménez (Atlético de Madrid/ESP)
Maximiliano Pereira (Porto/POR)
Gastón Silva (Independiente/ARG)
Martín Cáceres (Lazio/ITA)
Guillermo Varela (Peñarol/URU)
Meio-campistas
Nahitan Nández (Boca Juniors/ARG)
Lucas Torreira (Sampdoria/ITA)
Matías Vecino (Inter de Milão/ITA)
Federico Valverde (Deportivo La Coruña/ESP)
Rodrigo Bentancur (Juventus/ITA)
Carlos Sánchez (Monterrey/MEX)
Giorgian De Arrascaeta (Cruzeiro/BRA)
Diego Laxalt (Genoa/ITA)
Cristian Rodríguez (Peñarol/URU)
Jonathan Urretaviscaya (Monterrey/MEX)
Nicolás Lodeiro (Seattle Sounders/EUA)
Gastón Ramírez (Sampdoria/ITA).
Atacantes
Cristhian Stuani (Girona/ESP)
Maximiliano Gómez (Celta de Vigo/ESP)
Edinson Cavani (Paris Saint-Germain/FRA)
Luis Suárez (Barcelona/ESP)
* A análise foi realizada pela Opta, prestigiado site britânico de estatísticas do esporte. Sua pesquisa se baseia nos dados ofensivos e defensivos de cada país, levando em conta as performances das seleções em todos os resultados oficiais nos quatro anos anteriores à Copa do Mundo, incluindo eliminatórias, campeonatos da confederação, amistosos e performance nas duas Copas anteriores (2010 e 2014). Além disso, os confrontos no torneio mundial de 2018 também são levados em conta.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso