9 Motivos pelos quais Mbappé pode ser o homem da Copa do Mundo 2018

Motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na Copa do Mundo 2018

De coadjuvante do seu clube, um jovem, de apenas 19 anos, tornou-se peça fundamental para levar a França a final da Copa do Mundo 2018. O nome dele é Kylian Mbappé e, só neste torneio, ele já ultrapassou a atuação de Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar e agora tem grandes chances de se tornar o melhor jogador do mundo.

+ O que você pode aprender com os erros do Neymar na Copa
Veja 5 razões pelas quais a arrogância é uma doença

O atacante que herdou a camisa 10 de Zinedine Zidane pode se tornar o mais jovem campeão francês, caso conquistem o Mundial da Rússia. Se você acha que o que falei acima são palavras de um simples fã, elencarei os motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na carreira e neste mundial.

Do gueto de Paris para o Mundo

Mbappé na Copa do Mundo 2018

Kylian Mbappé é um produto do coração da periferia de Paris, cidade de Bondy, lugar marcado pela precariedade e exclusão, onde o futebol é visto como um meio de ascensão social.

Ele nasceu em 1998, em uma cidade de 52.000 habitantes a 12 quilômetros do centro de Paris. Seu pai era de origem camaronesa; sua mãe, argelina. Ambos esportistas.

Origem da revelação precoce

Motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na Copa do Mundo 2018

Antes de chegar ao PSG, o atacante fez duas temporadas pelo Monaco, sendo uma temporada completa como profissional. Logo na partida de estreia, quebrou o recorde de Thierry Henry e se tornou o jogador mais jovem a defender o Monaco em uma partida profissional. O atacante tinha 16 anos e 347 dias.

O seu primeiro gol foi em 20 de fevereiro de 2016, durante uma vitória por 3 a 1 sobre o Troyes. Também foi, aos 17 anos e 62 dias, o mais jovem a marcar um gol pelo clube. O curiosos é que ele só assinou o contrato profissional com o clube no mês seguinte.

Estes dois anos renderam uma semifinal de Liga dos Campeões, com seis gols e nove jogos, e chamou a atenção de grandes clubes europeus.

Chegada no PSG

Motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na Copa do Mundo 2018

Para driblar o Fair-Play financeiro da Uefa, o PSG adquiriu o jogador por empréstimo, mas o acordo previa uma cláusula de obrigação de compra que totalizava 175 milhões de euros. Era a transação mais cara para um jogador menor de idade na história do futebol.

Sua chegada no PSG não foi como protagonista, mas como coadjuvante. O clube tinha contratado medalhões na mesma intertemporada, entre eles Neymar, a transferência mais cara da história do futebol. Mesmo assim, Mbappé fez um ano sólido. Foram 21 gols em 44 jogos entre Campeonato Francês, Copa da França, Copa da Liga Francesa, com três títulos nos torneios nacionais. Já na Liga dos Campeões, a atuação decepcionante da equipe frente ao Real Madrid ocasionou a eliminação nas oitavas.

Bullyng dos ‘parças’

Motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na Copa do Mundo 2018

A ida para o PSG trouxe problemas para o veloz atacante francês. Fayza Lamari, mãe de Mbappé, relatou ao El Pais que ficou espantada com a forma como Neymar levava sua vida e tratava seu filho no vestiário. No clube parisiense afirmam que a família do jogador percebeu desde setembro de 2017 que por trás das brincadeiras feitas por Neymar e Daniel Alves com Mbappé existia uma forma de menosprezo.

Eles riem de suas feições. Dizem que ele parece Donatello, uma das Tartarugas Ninjas mutantes (apelido que Mbappé assume não gostar). Ela chegou a resumir a história, afirmando que uma coisa é jogar bem futebol e outra fazer o que ele faz, um puro exercício de velocidade. “Você sim é rápido!”, lhe diziam, “é muito rápido!”, com desdez.

Fase de grupos na Copa da Rússia

Motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na Copa do Mundo 2018

A Copa de Mbappé começou bem, mas discreta. Com a camisa 10 que um dia foi de Zidane, o jogador marcou um gol na fase de grupos. Titular nas duas primeiras partidas, contra Austrália e Peru,  em que marcou o gol da vitória, foi poupado no jogo contra a Dinamarca e só entrou no segundo tempo.

Atuação digna de Pelé

Motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na Copa do Mundo 2018

O seu grande jogo da Copa viria nas oitavas de final. Na partida heroica contra a Argentina, ele fez dois gols e criou as jogadas que determinaram a vitória por 4 a 3 e a passagem para enfrentar o Uruguai nas quartas de final.

Para você ter uma ideia, os dois gols em uma única partida na fase de mata de Copa levou a comparações com o rei Pelé, e inclusive um editorial da prestigiada revista The New Yorker fez referência a esse garoto “tão rápido”.

Velocidade impressionante

Memes do jogo França e Bélgica nas semifinal da Copa do Mundo 2018

A arrancada contra a Argentina chamou a atenção de todos. De acordo com dados da TV Globo, Mbappé percorreu 64m do gramado em 38km/h. O lance motivou diversas comparações entre o atacante francês e o velocista jamaicano Usain Bolt, um dos mais rápidos corredores da história, dono de oito medalhas olímpicas de ouro.

Para a comparação, foi utilizada o recorde de Bolt, em 2009, que o jamaicano venceu os 100m rasos em 9,58s. Esta, ainda hoje, é a melhor marca do planeta nesta prova. Isso equivale a atingir 37,44 m/s neste percurso.

Já Mbappé correu a impressionantes 10,5 m/s. Ou seja: durante os 64 metros do gramado defendido pela Argentina, Mbappé foi mais rápido do que Usain Bolt (apesar de correr por apenas 64 metros e não 100 metros).

Mbappé vs Neymar

Motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na Copa do Mundo 2018

Neymar entrou na Copa como grande craque brasileiro e com futebol para brigar pelo título de melhor do torneio. Já Mbappé chegou a Rússia como um bom jogador e que poderia ajudar ao bom time francês a ir longe no torneio. Até agora, Mbappé chegou a final e foi mais importante para sua seleção que Neymar, que parou nas quartas de final.

Se for analizar números, Mbappé tem três gols, mas não chuta muito, foram apenas cinco com direção certa nas seis partidas até agora. Deu 48 dribles no total, com 33 certos (69% de efetividade).

Se comparado, por exemplo, com Neymar, a efetividade fica clara: o brasileiro, que fez cinco jogos, teve 42% de eficiência nos dribles (de total de 57) e 27 chutes, 21 a mais que Mbappé, para dois gols e “apenas” 13 com destino à meta rival.

Experiente menino

Motivos que comprovam o sucesso de Mbappé na Copa do Mundo 2018

Com apenas 19 anos, Mbappé demonstrou mais maturidade que Neymar na Copa, este que tem 26 anos. Em partidas decisivas, seu futebol não se esconde, como aconteceu contra a Argentina. Na própria semifinal, apesar de não fazer gol, foi dele que saíram jogadas de efeito, como um passe de letra na área da Bélgica, além de saber prender a bola para gastar o tempo e ainda arrancar faltas da equipe adversária.

Depois da vitória, Mbappé afirmou que vive um momento incrível na carreira. “É o dia mais lindo da minha carreira, da minha existência. Eu espero que a final seja ainda mais especial”, afirmou o atacante, que disputa pela primeira vez um torneio com a seleção francesa principal.

Mbappé vai doar todo seu salário da Copa para a caridade

Mbappé na Copa do Mundo 2018

De acordo com reportagem do jornal francês “L’Equipe”, o craque já está dando os 20 mil euros (cerca de R$ 90 mil) que recebe por cada partida pela seleção francesa para instituições de caridade.

O veículo afirma que o camisa 10 faz as doações para diferentes lugares de seu país a cada partida e prometeu doar também todos os bônus que ganhar durante o Mundial para o Premiers de Cordées, organização voltada para crianças com deficiências.

A Copa da Rússia tem a força para transformar o status de Mbappé. De jogador coadjuvante em novo fenômeno. A seu favor, ele já conta com a atuação diante da Argentina, no grande clássico disputado até agora pelos franceses, em que ele fez dois gols e participou de outros dois na vitória por 4×3, deixou boquiabertos quem imaginava uma primeira Copa discreta do garoto.

Fonte: El Pais

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »