5 razões pelas quais a arrogância é uma doença

5 razões pelas quais a arrogância é uma doença

Você não odeia quando alguém age como se fosse muito superior a você?

Tenho certeza que você sabe o que quero dizer. Você pode ter acabado de conhecer essa pessoa casualmente em uma festa e, mesmo em poucos minutos, ele já começa a dizer o quão bem sucedido ele é, por que ele é tão importante e por que ele sabe tudo sobre tudo.

Pessoas desse tipo podem fazer você se sentir pequeno e sem valor. Mas calma: por que você deveria sofrer nas mãos de um megalomaníaco? Vamos te mostrar por que eles são o problema – não você.

O que define um arrogante megalomaníaco

5 razões pelas quais a arrogância é uma doença

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Uma pessoa que sofre de ilusões de grandeza vai acreditar que ela tem qualidades superiores. Em muitos casos, esse tipo de pessoa alega falsamente que é famosa, rica ou até mesmo um gênio. Elas fazem isso porque se convenceram de que realmente possuem essas qualidades ou traços, e eles podem ser extremamente persuasivos ao falar com outras pessoas.

Estima-se que 1% da população sofra de megalomania (também conhecida como Transtorno de Personalidade Narcisista), por isso é inevitável que você vai encontrar pessoas assim de vez em quando.

Se você não sabe como lidar com indivíduos arrogantes, você pode sofrer um impacto na sua autoestima sempre que interage com eles.

Enquanto você se sente fraco, eles se sentem mais fortes.

Ilusão de grandeza é parte de uma doença

5 razões pelas quais a arrogância é uma doença

Os delírios de grandeza estão associados ao Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN) – um diagnóstico de saúde mental listado no Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais.

Como já vimos, as pessoas que sofrem de TPN costumam superestimar maciçamente a sua importância e singularidade. Isso pode torná-los insuportáveis, afinal, eles sempre acham que sabem mais do que os outros.

Os megalomaníacos nasceram assim? De acordo com o psiquiatra John M. Grohol, os indivíduos tipicamente vivem o TPN como um sintoma de outras doenças de saúde mental, como: transtorno bipolar, demência, transtorno psicótico e esquizofrenia. Grohol também afirma que o uso de drogas ou abuso de álcool pode desencadear o TPN , ou pode intensificar ou trazer mais episódios de delírios de grandeza.

Como identificar

5 razões pelas quais a arrogância é uma doença

Os indivíduos delirantes acreditam no que dizem, então superficialmente eles são extremamente convincentes. No entanto, se você analisar suas alegações de forma lógica e científica, provavelmente vai conseguir expor suas falsidades e mentiras.

Segundo psicólogos, qualquer uma das afirmações abaixo pode ser um sinal de que a pessoa sofre de TPN:

  • “Eu sou famoso no grupo X e entre os as pessoas da cidade Y”
  • “Eu sou fundamental e a pessoa mais importante da empresa”
  • “Eu que inventei X”
  • “Eu sou um excelente atleta”
  • “Um membro da minha família participou do evento X”
  • “Eu estou em comunicação direta com Deus.”
  • “Eu sou abençoado como poder X, Y ou Z”

Para ser justo, qualquer um dos exemplos acima pode ser verdade. Mas qual é a probabilidade? Estatisticamente, há muito mais chance de encontrar um cara que sofre de TPN que afirma ser um dos exemplos acima, do que realmente encontrar alguém que se encaixe nos perfis citados.

Para encurralar a pessoa, faça perguntas inteligentes. Por exemplo: “me fale mais sobre o seu papel na empresa” ou “fiquei curioso sobre a história dos seus familiares, você pode me contar mais? e ainda “sério que você é famoso na cidade onde nasceu? Por quê?”.

Se você fizer as perguntas certas, terá uma grande chance de determinar se a pessoa é realmente quem ela diz ser.

Se você ainda está inseguro, verifique se alguma dessas cinco características é demonstrada pela pessoa:

  • Reforço de identidade: “Você sabe quem eu sou?”
  • Falso argumento de autoridade: “Eu definitivamente sei mais sobre esse assunto do que você.”
  • Poder: “Você precisa fazer o que eu digo.”
  • Apelo para autoestima: “Não perca tempo. Tenho coisas muito mais importantes para fazer.”
  • Relação: “É difícil lidar com toda a atenção que eu recebo sendo quem sou.”

O que fazer depois de identificar

5 razões pelas quais a arrogância é uma doença

Se você identificou com sucesso um megalomaníaco, então você pode recorrer a algumas técnicas comprovadas para lidar com essa pessoa.

Aqui estão sete maneiras eficazes de lidar com pessoas que sofrem de delírios de grandeza:

  • Evite o máximo possível: uma vez ciente de estar lidando com um cara que sofre de TPN, então o melhor conselho é ficar longe dele. A alternativa é mudar a conversa para algo mais leve e tratar o assunto em clima de brincadeira.
  • Permaneça positivo: quando a pessoa começar a fazer comentários para te humilhar, você deve permanecer positivo. Eles crescem quando percebem que você está mal e estressado e, por isso, se ficar positivo você vai derrotar esse objetivo.
  • Não perca a confiança: não deixe uma pessoa arrogante tirar sua confiança e quebrar seus sonhos. Tenha certeza de quem você é e dos seus talentos, e continue firmemente na trilha para alcançar seus objetivos.
  • Mantenha o seu senso de humor: um comportamento negativo e condescendente em relação a você pode fazer você se sentir miserável. Não deixe isso acontecer. Lembre-se que eles são os únicos com um problema. Mantenha seu humor.
  • Conheça a si mesmo: uma das melhores defesas contra uma pessoa arrogante é desenvolver uma forte noção de quem você é. Ao fazer isso, sua mente vai ignorar os comentários negativos sem embasamento.
  • Pergunte para eles “o que as pessoas vão pensar?”: Quem tem TPN não sente culpa, mas sente vergonha. Em todos os momentos, eles querem manter sua aparência de autoridade e importância. Por isso se você perguntar “o que as pessoas iriam pensar”, eles podem mudar seu comportamento para proteger sua reputação.
  • Procure ajuda para a pessoa: dependendo das circunstâncias, pode ser apropriado para você procurar ajuda profissional para uma pessoa que sofre desses delírios de grandeza. Se você for próximo dessa pessoa e o comportamento arrogante dela estiver atrapalhando a sua vida, você pode sugerir de alguma forma que ela procure ajuda psicológica.

Quando você perceber que pessoas arrogantes são mentalmente doentes, você vai se sentir mais confiante. Muitas vezes, suas observações dolorosas são simplesmente um sinal de sua própria falta de autoestima.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »