Hoje em dia está na moda pedalar. E não apenas como lazer de fim de semana, mas como meio de transporte para o trabalho, principalmente. O número de ciclistas que adotam a bike nas grandes cidades aumenta, e os cuidados com a bicicleta também devem aumentar na mesma proporção.
Preparamos uma lista de recomendações e itens que você precisa ter para poder pedalar com segurança. E lembre-se: a rua não é só sua, ela é de todos!
Verifique a bike antes de sair
Antes de cair no asfalto, veja se está tudo certo com os freios, pneus e rodas de sua bike. Procure não deixar o banco muito baixo, pois seu joelho precisa estar levemente flexionado quando o pedal estiver na posição mais baixa.
Não esqueça seus equipamentos
Capacete é o item básico na hora de sair para pedalar, então não corra riscos e sempre o utilize. Dá pra escolher cores e modelos que você considere mais bonitos. Luvas, joelheiras e óculos podem ser úteis também.
A bicicleta e você bem sinalizados
Especialmente para quem pedala à noite, estar com a bicicleta bem sinalizada é fundamental. Use pisca traseiro ou sinalização refletiva para andar na rua. Importante que sua roupa seja clara também para fácil identificação dos motoristas. Uma opção é comprar um colete fluorescente para usar por cima da roupa.
Espelho e campainha: obrigatórios por lei
Não pedale de casa para o trabalho sem espelho e campainha. E também não pense que esses itens são decorativos: são, na verdade, obrigatórios por lei.
Distância dos veículos e fluxo
Você não precisa invadir o espaço dos carros e nem eles o seu. Procure ficar a pelo menos 1,5m dos veículos para andar com segurança. Tome cuidado com as portas desses veículos. Quanto ao fluxo, ande SEMPRE no mesmo sentido do trânsito. NUNCA ande na contramão. Se a rua contar com ciclofaixa, utilize.
Mudança de sentido
Quando estiver pedalando sempre sinalize para onde vai entrar. Use os braços para deixar claro aos motoristas e outros colegas de bike o sentido para o qual está mudando.
Atravessando a rua
Para atravessar, desça da bicicleta e caminhe ao lado dela. Lembre-se que na faixa de pedestres você é apenas mais um pedestre.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso