Não há escassez de filmes de artes marciais para quem é o verdadeiro entusiasta pelas modalidades. No entanto, as artes marciais são muito mais do que você vê em caratê ou kung fu – começando da capoeira brasileira para o savate francês.
Se você quer ver bem mais que ‘The Karate Kid’ e ‘Kung Fu Panda’ – estes são alguns filmes marciais que vai fazer você flexionar seus músculos. Mesmo que inconscientemente. Confira!
12# Nunca Mais – Krav Maga
Estrelado por Jennifer Lopez, ela interpreta Slim, uma esposa maltratada que aprende a lutar para se defender. Como teria pouco tempo para aprender Tai Chi ou Tae Kwon Do, seu personal trainer sugeriu que ela estudasse Krav Maga, um “sistema de autodefesa oficial das Forças de Defesa de Israel que recentemente se tornou moda nos Estados Unidos.
O estilo de luta se concentra em combater com movimentos que se baseiam em reações instintivas. Falando sobre o sistema, Lopez disse: “[Krav Maga] nivela o campo de jogo entre homens e mulheres […] Onde não importa quão grande ou alto ou você é forte. Você realmente pode manobrar em torno disso. Trata-se de sair do caminho, contra-atacando e usando o que puder para obter a vantagem”.
11# Hapkido – Hapkido
Uma arte marcial coreana eclética, Hapkido se tornou popular a partir da Segunda Guerra Mundial. Você pode vê-la em sua forma mais verdadeira no filme de Hong Kong em 1972 com o mesmo nome – o longa também fala da história da arte, criada na década de 1930.
10# Savate, O Lutador Invencível – Savate
Savate refere-se basicamente ao kickboxing francês. Seu nome é usado no filme de 1995, para ser apresentado como a verdadeira história do primeiro kickboxer do mundo, Joseph Charlemont, na década de 1860. Esta forma de arte marcial utiliza elementos do boxe ocidental com elementos chutes.
9# Wing Chun, Uma Luta Milenar – Wing Chun
É um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos sendo um sistema de defesa pessoal realista. Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático.
O filme de 1994 é também chamado de “Wing Chun” fala sobre a arte marcial. Ele é estrelado por Michelle Yeoh, e mostra a história da luta. Curiosidades: a pessoa creditada com a perfeição desta arte é uma mulher, Yim Wing- chun – mas esta visão é altamente contestada.
8# Esporte Sangrento – Capoeira
Capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que envolve elementos de dança, acrobacia e música, e às vezes é mesmo referido como um jogo. Um dos únicos filmes de Hollywood que retrata a arte é o Esporte Sangrento, de 1993.
7# Desafio Final (Clementine) – Tae-kwon-do
O Tae-kwon-do é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporte difundido em todos os continentes. A arte coreana do tae-kwon-do não é um nome desconhecido – mas entre os filmes que mostram caratê, kung fu e judô, ela é difícil de ser vista. Confira no filme anglo-coreano de 2004, estrelado por Steven Seagal. A arte marcial que você vê no filme é tae-kwon-do puro.
6# Máquina Mortífera – Jiu -Jitsu
O Diretor Richard Donner queria que a cena final da luta de Mel Gibson fosse realmente única. Então, ele transferiu para as telonas o Brazilian Jiu- Jitsu – que se concentra na luta e luta de chão, suplementado com Capoeira e Jailhouse Rock, uma forma de luta criada pelos escravos norte-americanos.
5# O Lutador (Undisputed II: Last Man Standing) – Sambo
Sambo é essencialmente uma arte marcial e um esporte de combate russo que foi desenvolvido a partir de uma série de estilos folclóricos de wrestling. O que você vê em algumas cenas nas sequências do longa são os principais elementos de Sambo, apesar de o filme ser categoricamente sobre boxe.
4# Guerreiro Sagrado (Ong Bak) – Muay Thai
Guerreiro Sagrado é verdadeiramente um grande filme de arte marcial. O remake do filme tailandês original, bem como suas sequências, são grandes exemplos, se você quiser assistir o Muay Thai verdadeiro em pura ação. Durante as filmagens não foram usados dublês e nem efeitos computadorizados, Ong Bak foi cotado como o melhor filme de luta/ação desde os tempos de Bruce Lee.
3# Guerreiro (Warrior) – MMA
Em tempos de MMA, não poderíamos deixar as artes mistas de lado. O filme conta a história de dois irmãos tiveram suas vidas separadas na infância devido as bebedeiras do seu pai e treinador.
Por caminhos diferentes, eles acabam se inscrevendo em um torneio de MMA – Sparta, que oferecendo um prêmio milionário promete ser a solução para os problemas individuais de cada irmão. Vale a pena conferir os belos confrontos de MMA em um filme que é muito mais do que um longa sobre luta.
2# Rocky: O Lutador – Boxe
Com uma vasta filmografia sobre a nobre arte, escolhi aqui um dos pioneiros no assunto e que tem um grande apelo popular. O longa mostra a carreira de um humilde lutador Rocky Balboa, que tem sua vida transformada ao receber uma oportunidade de disputar o título máximo do boxe.
O filme impressiona pela realidade apresentada e pelo ótimo roteiro, escrito por Sylvester Stallone. Vencedor nas categorias Melhor Filme, Direção e edição, Rocky retratou com fidelidade a vida de um lutador, mostrando não só as glórias das batalhas, mas também os conflitos humanos. Vale a pena ver pelas lutas fantásticas, assim como a trilha sonora.
1# O Voo do Dragão (Return of the Dragon) – Tang Soo Do
Compilar uma lista de filmes de artes marciais e deixar de fora Chuck Norris? Ninguém se atreve. A lenda de Hollywood é um mestre da arte marcial coreana Tang Soo Do – e você pode assistir o homem demonstrar suas habilidades no filme de 1972. A longa inclui um confronto com o deus das artes marciais é o seu adversário, Bruce Lee.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso