A mudança de chefe na empresa é sempre um processo que precisa de tempo para a adaptação das duas partes envolvidas: chefia e subordinado.
Se não houver diálogo e algumas medidas não forem tomadas, a relação acaba iniciando com o pé esquerdo e o ambiente de trabalho, se já era ruim, tem tudo para deteriorar.
Saiba o que você pode fazer para facilitar esse quadro e ajudar na construção do relacionamento que surge com a chegada do novo patrão.
O antigo e o novo não são a mesma pessoa
Respeite as diferenças do seu chefe novo em relação ao antigo. Ele pode querer trazer novas ideias, implementar conceitos e agir de forma que você não esteja acostumado.
Mesmo você amando o chefe de ontem, faça um esforço para que o de hoje se sinta bem e consiga colocar a marca dele no seu grupo de trabalho.
Não fale mal do antigo chefe para o novo
Se você tinha ressalvas em relação ao chefe anterior, não fique falando dele para o chefe que chegou agora. Além de mostrar falta de profissionalismo, seu novo patrão pode achar que você gosta de falar pelas costas e pode fazer isso com ele também.
Tenha até mais diálogo que antes
Nesse início de processo, é importante que seu chefe saiba o que você pensa e quais são suas ideias para o futuro da área na qual vocês trabalham.
Busque trocar ideias com ele de forma até mais frequente do que você fazia antes. Seu feedback ajuda o novo chefe a se ambientar mais rapidamente ao cargo e à equipe.
Mostre que está motivado
Se você não estava na pegada com o chefe antigo, busque mostrar ao novo que agora você está motivado para o começo desse ciclo.
Ele provavelmente ficará contente em ver que a mudança no setor já surtiu algum tipo de efeito positivo nos funcionários.
Mas não exagere e vire um puxa saco
Legal, você está feliz com a mudança, o ambiente de trabalho melhorou, sua motivação está lá no alto e seu chefe gostou de você. Mas dê uma segurada.
Não precisa exagerar e distribuir sorrisos em demasia, nem apelar para os abraços e elogios bizarros. Você pode ficar com uma imagem ruim não só com o “chefinho”, que sacou que você é um puxa saco, mas também com sua equipe, que busca com trabalho honesto conquistar as coisas.
Não peça mais trabalho do que consegue fazer
Um dos perigos na hora de mostrar motivação para o novo chefe é o acúmulo de trabalho. Empolgado com a possibilidade de se apresentar como um funcionário proativo, você pode acabar não conseguindo dar conta daquilo que assumiu, causando uma impressão ruim para o chefe e entrando numa fria para você mesmo. Faça o seu trampo na medida certa, sem querer abraçar o mundo.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso