6 sinais de que você é melhor em administrar o seu dinheiro do que imagina

Acha que a sua vida financeira está um caos? Talvez o cenário não seja exatamente esse!

A gente sabe que os Millennials (ou Geração Y, aqueles que nasceram entre 1980 e 1990) têm uma relação diferente com o dinheiro.

Estudos recentes apontam que eles estão perdendo cada vez mais o medo de investir (mas, mesmo assim, não investem em qualquer negócio) – e uma pesquisa feita pelo Insights on Wealth and Worth mostra que a atual geração tem 3,4 vezes a mais de chances de se tornarem empresários no início da vida adulta.

Os Millennials, por exemplo, preferem pagar à vista a usar o cartão de crédito e só gastam mais que a geração anterior com café e fast food.

Então, se você quer saber se faz parte dessa leva consciente que não se preocupa tanto assim em ganhar tanto dinheiro mas que sabe como administrá-lo, veja os sinais apontados pela consultora financeira Helena Negru:

Você pensa em guardar dinheiro para se aposentar

Crédito: Reprodução

Os Millennials provavelmente têm, hoje, entre 20 e 30 anos. Então, muitos ainda têm tempo para se aposentar mas, se desde já você já está pensando na melhor forma de guardar dinheiro para o futuro, talvez você administre melhor sua grana do que você pensa.

Você guarda, mensalmente, parte do seu salário

Crédito: Reprodução

Se uma porcentagem do seu salário já é direcionada para seu futuro, você está no caminho certo. Para não correr riscos de esquecer de transferir, você pode tornar a transação automática através do site do seu banco ou falando com o seu gerente.

Você usa aplicativos financeiros para organizar seus gastos

Crédito: Reprodução

Ao registrar seus gastos e entender para onde seu dinheiro vai, você está trilhando um bom caminho para um futuro estável e seguro.

Já fizemos uma matéria com os melhores aplicativos de controle financeiro, veja aqui!

Você usa seu cartão de crédito e débito com sabedoria

Crédito: Reprodução

O crédito não é um vilão e, na verdade, ele pode ser seu aliado em várias fases da vida, mas entender quando é melhor usar o cartão de débito em seu lugar é fundamental para uma relação saudável com o dinheiro.

Cartões de crédito podem te ajudar a construir um histórico de gastos e te favorecer na hora de pegar um empréstimo ou ganhar algum benefício, mas é preciso se planejar e usá-lo com inteligência para não ser surpreendido no fim do mês.

Suas contas estão em dia

Crédito: Reprodução

Se você não atrasa e consegue deixar suas contas em dia, você lida melhor com a sua grana do que imagina. Para conseguir manter um limite alto no cartão de crédito e se organizar financeiramente, pagar as contas na data de vencimento é fundamental.

Para as contas mais importantes, programe o pagamento automático e, assim, você não corre riscos.

Você tem uma grana para emergências

Crédito: Reprodução

O maior sinal de que você está administrando seu dinheiro da forma correta é ter uma reserva para emergências. Não precisa ser muito mas, ao guardar um dinheiro para situações irremediáveis – como doenças e acidentes – você está garantindo que, no momento de desespero, você vai ter um chão sob seus pés.

Ter uma grana para emergências vai te ajudar a dormir melhor durante a noite e se sentir mais seguro. Como falamos, não é preciso ter uma conta com milhões de reais para garantir essa estabilidade, mas reservar, mensalmente, uma pequena parte do seu salário para isso já é o suficiente.

Se você se encaixa nesses tópicos, parabéns! Que tal, agora, evoluir os investimentos e pensar ainda mais longe?

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso