A taxa de desemprego de abril de 2017 ficou em 13,6% e atingiu uma marca de 14 milhões de pessoas, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em maio deste ano.
- Veja 10 dicas de especialistas para conseguir um emprego mais rápido
- Descubra como se vestir para uma entrevista de emprego
Esta é a primeira queda mensal do indicador desde novembro do ano de 2014, segundo jornalistas do portal G1. Porém, apesar da queda, o desemprego se mantém acima do patamar registrado em abril de 2016.
Você faz parte dessa taxa de desempregados no Brasil? Foi demitido ou está a procura do primeiro emprego? O primeiro passo para conseguir é ter um bom currículo. Quer saber como? Veja as dicas dos especialistas:
Realmente entenda o que é um currículo
Os profissionais da Catho, site de empregos brasileiro, ressaltam que um currículo deve ser objetivo, conter informações sobre as experiências do candidato e estar de acordo com o cargo que ele busca. Além disso, o currículo deve ter uma estrutura limpa, bem organizada e passar por minuciosa revisão antes de ser enviado.
Por quê? A resposta é simples: o currículo precisa despertar o interesse de quem o lê, passar credibilidade, ser claro nas informações e, é claro, honesto.
Laszlo Bock, vice-presidente sênior de Operações Pessoais do Google, já disse que costuma encarar com frequência currículos horríveis: “O mais deprimente é que consigo entender que muitas pessoas são boas, às vezes ótimas”, disse em entrevista para o site Na Prática.
Por isso, ela diz: “É preciso refletir sobre sua carreira e não só sobre seu CV. Tente pensar em como transmitir, clara e honestamente, que você absorveu coisas novas.”.
Entenda a estrutura do currículo (principalmente se você procura o primeiro emprego)
O estilo ideal de currículo ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível.
Nunca fez um currículo ou tem muitas dúvidas porque está procurando o seu primeiro emprego? O básico é sempre a melhor opção: para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente. Tente também deixar em itálico os títulos de cada parte do currículo, e também trabalhe com sublinhados, e negritos para destaque. Se possível, exporte o documento no formato PDF para não perder a formatação quando ele for aberto em outra máquina.
Coloque seus dados pessoais
Eles são: nome completo, idade e estado civil, e devem aparecer devem aparecer logo no começo do currículo. Inclua também telefone e e-mail para que o contratante possa entrar em contato com facilidade.
Inclua seu objetivo profissional
Seu objetivo profissional deve ser resumido, ok? E esta é uma dúvida bem comum entre aqueles que procuram o primeiro emprego. Não escreva um texto enorme e nem muito bagunçado sobre o que você quer pra sua carreira, tente ser breve e aborde somente o cargo e a sua área de interesse. Ah, vale lembrar: evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo. Eline, em entrevista para o site Na Prática, frisa a importância de não colocar suas próprias habilidades nessa área do currículo, por exemplo: “administrador com boas relações interpessoais”. Isso é comum em currículos, mas é errado. Ela explica: “Não cabe a você se autoavaliar porque quem vai fazer isso é seu entrevistador”.
Formação acadêmica
Coloque o nome da instituição de ensino que você estudou, o curso, e também as datas de início e término dos cursos que fez. A dica dos profissionais é colocar essas informações em ordem de importância – pós-graduação, graduação, e etc. – os cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.
Como incluir experiência profissional se você procura seu primeiro emprego
Coloque o nome da empresa onde trabalhou, seu cargo, o período de atuação e suas atribuições de forma resumida. Porém, tome cuidado na hora de descrever as atividades, porque é neste ponto que o contratante vai enxergar o seu potencial.
Porém, o que colocar como experiência é uma dúvida bem recorrente, especialmente entre os mais jovens com pouca ou nenhuma atuação no mercado, ou aqueles que buscam o primeiro emprego. O importante é mostrar que você é maduro e dedicado, e, pra isso, vários tipos de atividades podem ser destacadas: estágio de férias, trabalho voluntário, enfim, não importa. O importante é mostrar que você não ficou só em casa de pernas para o ar.
Quem tiver números e dados que quantifiquem resultados, como, por exemplo, “o número de visitantes cresceu 50% quando eu admistrava o site”, deve adicionar isso no currículo. Tente responder, em dados e de forma rápida, como você fez a diferença e quais metas atingiu.
Adicione os idiomas com cuidado
Só coloque no currículo o idioma e o nível de conhecimento que você possui, se você ainda estiver estudando algum e quiser colocar ele no currículo, deixe claro que você ainda não é fluente.
Conhecimento de informática
Vale ressaltar mais um vez: você precisa ser sincero no seu currículo. Então, declare o nível real de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, porque o contratante pode querer chegar seus conhecimentos em testes específicos e, se você passar na entrevista, pode se cobrado por eles depois.
Cursos
Coloque apenas os cursos relacionados à área de interesse, e deixe claro o tema e o nome das instituições onde você estudou.
Erros comuns
Você não precisa colocar a foto no currículo, e deve tomar muito, muito cuidado com o português, e também não é necessário colocar informações exageradas ,como RG ou CPF.
Por último, vale lembrar: cuidado com as suas redes sociais. Quando um contratante vê seu nome no currículo, ele pode ir atrás de você nas redes sociais, e se o seu perfil estiver fora demais dos limites do bom senso, isso pode te prejudicar profissionalmente. Não quer arriscar? Bloqueie o seu Facebook e Instagram para desconhecidos.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso