Porque é tão importante você estar preparado

A preparação vence qualquer obstáculo, se você irá a uma guerra, você tem de ter munições.

Porque é tão importante você estar preparado

Vou contar uma história minha pra vocês. Em 2011, fui chamado para uma entrevista de emprego em uma holding de grande estrutura.

Sabendo que eu não era fluente em um segundo idioma e também não havia terminado minha faculdade, já entrava na reunião com dois pontos negativos a meu favor. Para piorar, por se tratar de uma vaga em uma grande empresa em um período de escassez de vagas no mercado local, a concorrência era grande.

Por isso, ter pontos contra não era o que eu mais desejava e como não tinha escolha, eu procurei outras armas.

Crédito: Reprodução

Para estar preparado para qualquer pergunta surpresa que pudesse surgir,  resolvi estudar sobre a empresa.

No dia da entrevista, vinte pessoas concorriam a vaga, sendo todos inseridos pelos dois entrevistadores numa mesa de reuniões com um jogo de perguntas, buscando realizar ao estilo de “Darwin” uma seleção natural. O objetivo era deixar apenas três pessoas para a entrevista individual.

Já na terceira rodada de perguntas, o entrevistador perguntou: “O que você conhece sobre a empresa”. Nesse momento, verifiquei que nenhum dos candidatos sabia quaisquer informações sobre a empresa. Pegos de surpresa, tentavam improvisar com elogios onde sucessivamente entravam em contradição pela não veracidade das informações que apontavam. Foi minha vez de brilhar.

shutterstock_267262253

Chegada a minha vez, disse que essa era uma empresa francesa, com 94 anos de história, que estava localizada em 16 países e, no Brasil, tinha sede em São Paulo, porém com filiais em 12 estados. Também ressaltei que era líder no setor de commoditties agrícolas e teve uma expansão de 30% nos negócios Brasileiros no ano passado.

Uma das coisas mais interessantes foi ver a reação de todos os candidatos e também dos entrevistadores. Com isso, eu consegui ofuscar os “diplomas e idiomas” dos demais candidatos e ser selecionado para a vaga.

Porém, acabei não aceitando por haver uma oportunidade de gerência em outra empresa, mas acabei criando uma grande amizade com o gerente regional dessa empresa, que, naquela ocasião, era o entrevistador.

shutterstock_264169130

Pouco tempo depois, e conquistei-os como clientes sendo uma de minhas maiores carteiras por 2 anos de operações.

O que eu quero passar com isso, é que a preparação vence qualquer obstáculo, se você irá a uma guerra, você tem de ter munições, não adianta estar despreparado.

Sempre que for executar algo, pense no maior número de detalhes possíveis e o que poderá fazer a diferença em algum momento e não hesite em usar. Lembre-se que tudo pode ser feito, merece ser bem feito.

Texto Escrito por Felipe Rainerte. Empresário e Estudante de Direito e criador do @fabricadevencedores. Devorador compulsivo de conteúdos em desenvolvimento pessoal e educação financeira. Adora debates polêmicos.s.

Colaboradores MHM
Colaboradores MHM

Quer ter o seu texto publicado no MHM? Envie para o nosso e-mail contato @ manualdohomemmoderno.com.br

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso