Os pessimistas têm mais chances de sucesso do que quem pensa positivo

Estudo feito durante 20 anos comprovou que os pessimistas têm mais chance de sucesso

Esqueças as seções de autoajuda e as muitas palestras motivacionais. Um estudo realizado na University of Hamburg comprovou que pensar positivo pode fazer muito mal a você.

A cientista alemã Gabriele Oettinger, que organizou a pesquisa descobriu o motivo que, a princípio, parece muito simples: a partir do instante que alguém mentaliza soluções positivas para problemas e desafios, a tendência é que ela se torne menos produtiva e mais acomodada, já que em sua cabeça a solução já está lá.

Contrapondo isto, os pessimistas provaram-se muito mais atentos e, consequentemente, obtendo resultados muito mais satisfatórios.

O resultado foi obtido através de uma pesquisa de duas décadas que contava com uma situação bem comum. Pessoas com interesses amorosos foram entrevistadas e cada uma precisou narrar o que imaginariam que acontecesse se encontrassem quem estavam a fim em uma festa.

Crédito: Reprodução

Enquanto os otimistas fantasiavam com bons momentos, os pessimistas visualizavam verdadeiros desafios para se darem bem na investida.

Meses depois, os participantes mais otimistas tiveram menos sucesso em engatar algum tipo de relacionamento com seus interesses amorosos do que os pessimistas, que se deram bem melhor.

Ou seja, embora o otimismo faça você enxergar as coisas por um viés mais bonito, o pessimismo e pé no chão te dá mais força para para construir o caminho até lá.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso