Quem decidiu sair da casa dos pais sabe que morar sozinho é bom, mas não é só maravilhas. Preocupações que antes nem existiam em seu mundo começam a aparecer em cascata. Sem organização e o mínimo de higiene, seu espaço acaba virando um caos.
Para ajudá-lo a viver em um ambiente harmonioso e evitar surpresas desagradáveis com visitas de última hora, selecionei algumas dicas práticas para diminuir a bagunça e manter seu cafofo arrumado. Confira!
1# Quarto em ordem
O quarto vai ficar com cara de arrumado e aconchegante se a colcha ou edredom forem estendidos sobre a cama. Não precisa fazer igual a cama de hotel. Se a preguiça dominar, jogue para o alto e cubra a bagunça.
2# Minutos para arrumação
Separe alguns minutinhos do seu dia para dar aquela geral na casa. Pegue aquele papeis, como revistas, jornais, contas e propagandas que normalmente se espalham “misteriosamente” pelos ambientes e jogue fora.
3# Cesto de Roupas
Um cesto para roupas sujas é essencial para manter a casa em ordem. Certifique-se de que seu cesto tenha tampa, assim ele não vira um odorizador de cheiro ruim. O lugar ideal para guardá-lo é na lavanderia ou banheiro.
4# Louça, não acumule
Um dos itens que parecem se reproduzir em casa são as louças sujas. Faça um esforço para evitar acúmulos na pia. Na hora de lavar, use esta estratégia. Comece limpando os copos, talheres, pratos e panelas. A lógica é a seguinte: dos itens menos gordurosos aos mais oleosos. Além de não transferir odores de um item para outro, você economiza água e detergente.
5# Escolha a lixeira certa
As lixeiras menores são as mais ideais, pois evitam que se acumule muito lixo e, consequentemente, baratas e insetos. Os formatos pequenos forçarão você a lembrar de jogar fora mais vezes. Preocupe-se em lavar as lixeiras uma vez por semana, pelo menos.
6# Lavar roupas
Passar seu tempo livre lavando roupa não é a coisa mais agradável de se fazer. Por isso, separe dias da semana para lavar um tipo de roupa. Em um dia calças jeans, no outro roupas de cama, no outro roupas delicadas, coloridas e por aí vai.
7# Use cabides
Cabides são essenciais não só para guardar roupas passadas. Principalmente para as camisas sociais. Lave-as e, antes de estender, coloque em um cabide e daí pendure no varal. Fica mais fácil de passar e você ainda economiza energia.
8# Cuidado com os pelos do cachorro
Se você tem um cão ou gato em casa, sabe o quanto de pelo fica solto nos ambientes. Para diminuir esta sujeira, compre uma escovinha e complemente com uma passada daquele rolo adesivo que gruda a sujeira.
9# Depois do banho
Após o banho, estique a toalha molhada no box (de rosto também). Isso favorece a ventilação do tecido, além de evitar a formação de fungos por umidade. Quando você precisar usá-la novamente, ela estará seca e sem fedor.
10# Tirar cheiro ruim de geladeira
Algumas coisas você pode esquecer na geladeira. Isso vai resultar em mal cheiro, além de produtos vencidos. Para que as visitas não compartilhem do odor desagradável, já existem soluções no mercado para amenizar o mau cheiro deste ambiente. Se o orçamento estiver realmente apertado, um pedaço de carvão ou um pouco de fermento podem ajudá-lo.
11# Descalço em casa
Uma dica boa para diminuir a quantidade de sujeira no chão é não usar calçados em casa. Tire-os assim que chegar e preocupe-se em varrer menos os ambientes.
12# Use caixas organizadoras
Jogar as coisas nos armários, guarda-roupas e gavetas podem transformar um caos o seu ambiente. Para dar um jeito e facilitar na hora da busca, compre caixas de organização. Elas não custam caro e possuem diversos tamanhos.
Você pode usar para separar meias de cuecas, mantimentos, materiais de limpeza, livros e tipos de roupa.
13# Planeje a limpeza
Para evitar que a sujeira tome conta da sua casa, faça um pequeno planejamento de limpeza. Banheiro, pelo menos 2 vezes por semana; móveis e chão, uma vez; louça, diariamente. Isso evita encardir os ambientes e diminuir o mau cheiro.
14# Tenha bicarbonato de sódio em casa
Não pense que o bicarbonato de sódio é essencial apenas na cozinha, com a fermentação de bolos. Assim como o vinagre e a pasta de dente, o bicarbonato pode ser usado em vários momentos na faxina, para remover manchas e desentupir a pia, por exemplo.
15# Panos de chão limpos
Sempre tenha panos de chão limpos. Você nunca sabe quando algo vai cair ou você vai precisar limpar o chão.
16# Armazene direito
Classifique e guarde as coisas de acordo com o seu uso. As coisas mais frequentes, guarde em lugares mais acessíveis. E sempre separe produtos de limpeza de comida. Isso vai evitar perda de tempo e tornar sua vida mais funcional.
17# Compre limpador geral
Ele é um coringa e pode substituir diversos produtos de limpeza especializados. Além disso, você economiza uma grana.
Colaborou: Milena Kosokabe
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso