As notificações dos seu celular só pioram seu dia

Estudo comprovou que 1 terço delas são desnecessárias e só nos deixam mais ranzinzas

Nós já falamos aqui o quanto essa vida online full time pode comprometer a qualidade do seu sono e do seu trabalho. Para completar, um recente estudo revelou que as notificações do seu celular podem piorar o seu dia.

Para chegar a conclusão, um grupo de cientistas da Nottingham Trent University, na Inglaterra, investigaram os efeitos que os avisos de celular causavam no humor de 50 pessoas. Os pesquisadores enviaram milhares de alertas digitais aos participantes durante cinco semanas.

Para receber os dados sobre o envio das notificações e, principalmente, saber qual era os sentimentos que esses alertas causavam nas pessoas, os voluntários utilizaram um aplicativo chamado NotiMind, desenvolvido pelos organizadores do estudo, que era responsável por apontar o tipo de sentimento que aparecia.

Depois de mais de meio milhão de notificações, os cientistas descobriram que 32% dos alertas geraram emoções negativas nos usuários, entre elas a hostilidade, medo, chateação, nervosismo e até vergonha.

Crédito: Reprodução

As notificações campeãs de piorar o humor nos participantes eram a de alertas de atualização de sistema, disponibilidade de rede e memória cheia, entre outras relacionadas a informações de desempenho da máquina.

Já entre as mensagens enviadas por pessoa, aquelas que tinham relação com trabalho foram as que tiveram a pior recepção. Principalmente quando elas chegavam quebradas, em blocos de mensagens.

A boa notícia é que, quando as mensagens que chegavam era de amigos, os participantes ganhavam motivação, melhoravam o humor e desenvolviam sentimentos de conexão.

Os cientistas querem usar esse estudo para começar a entender a consciência emocional dos usuários e, quem sabe no futuro, deixar o sistema de notificações mais personalizável, onde o público poderá escolher o momento (e humor) certo para abrir aquela mensagem.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso