Durante séculos, o trabalho infantil foi uma realidade na humanidade. Porém, com a Revolução Industrial, este se tornou mais cruel e os pequenos foram sujeitados a situações tão extremas que colocavam suas vidas em risco.
Muitos não sobreviviam às exigências de seus trabalhos e os que conseguiam sobreviver, tinham uma expectativa de vida reduzida por conta de sequelas de anos expostos a situações insalubres.
Foi em meados de 1900 que Lewis Hine, um ex-professor, aceitou o trabalho do Comitê Nacional do Trabalho Infantil dos Estados Unidos para fotografar as condições em que os menores trabalhavam na época.
Durante anos, ele viajou por fábricas e minas do país para tirar suas fotos. Seu trabalho foi tão chocante que, em 1916, o Congresso Norte Americano passou uma emenda que tentava regular o trabalho infantil.
Só poderiam trabalhar em fábricas crianças com mais de 14 anos e em minas aqueles com mais de 16. Além disso, a carga-horária deveria ser de no máximo 8 horas e nenhum menor poderia trabalhar no período noturno. Por conta da crise, o ato só foi aprovado e transformado em lei em 1933.
Em 2004, o assistente social Joe Manning recuperou algumas dessas fotos que você pode ver logo abaixo.
Garotos trabalhando nas minas de carvão na Pensilvânia. A poeira do carvão era tão densa, que por vezes, era difícil enxergar. Segundo notas do fotógrafo, um homem ficava cuidando dos garotos, batendo e chutando eles caso parassem de trabalhar.
Essa foto foi tirada há quase um quilômetro de extensão dentro da mina. Cada minerador tinha uma espécie de lamparina em seus chapéu para ajudar a guiar no escuro.
Dentro das minas, os jovens tinham o “auxílio” de um cavalo para carregar o carvão minerado.
O trabalho deste jovem era abrir e fechar a porta para os carrinhos com carregamento de carvão. Todos os dias, ele repetia essa ação durante 10 horas.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso