Jimmy Hendrix viveu muito pouco, apenas 27 anos. Mas isso foi suficiente para que o guitarrista se tornasse um dos principais nomes de toda a história do rock n’ roll. O norte-americano aproveitou, de fato, somente quatro anos de extremo sucesso, os últimos quatro de sua breve passagem pela Terra.
Assim como o legado para o rock e para os fãs, Hendrix também deixa um legado para todos aqueles que buscam aprender com gente fora de série, única e que atinge o auge em sua arte ou ofício. Por isso listamos 5 motivos para admirar o guitarrista.
Saiu do nada e ganhou o mundo
Hendrix nasceu em Seattle no ano de 1942 e durante boa parte de sua infância e adolescência precisou conviver com os problemas familiares que assolavam sua casa. Encarou o divórcio dos pais e foi praticamente uma figura paterna pra seu irmão, Leon, especialmente após a morte da mãe.
Jimmy tinha apenas 16 anos quando a perdeu e precisou segurar a barra. Tomou gosto pela música, aprendeu, correu atrás e atingiu o sucesso. Mais uma história de quem saiu do nada e ganhou o mundo, o que sempre é inspirador.
Ele tinha muito talento
O legal de admirar o sucesso de Hendrix é que ele atingiu esse patamar de gênio da guitarra e do rock com méritos. Era dotado de um talento fora do comum, que foi aprimorado ao longo dos anos. É considerado por muitos o melhor guitarrista de todos os tempos.
Soube aprender e esperar sua hora
Hendrix começou no mundo da música tocando em bandas de apoio para grandes nomes do soul e blues como Sam Cooke, Curtis Knight, Little Richard, Isley Brothers e outros. Aprendeu com gente grande e soube esperar sua hora de brilhar, graças também à sua descoberta por parte de Chas Chandler, baixista do The Animals, que o levou a Londres.
Hendrix era dedicado
Jimmy Hendrix não era só talento puro, que veio de berço. O guitarrista era obcecado por melhorar seu som e lapidar todo esse talento pra criar – e criar, e criar – sempre melhor do que antes.
Uma curiosidade: ele era canhoto, então teve que aprender com instrumentos para destros o padrão de cordas da guitarra invertido, o que dificulta o aprendizado. Isso, porém, não foi um problema, só mais uma virtude de Hendrix.
Inspirou pessoas e deixou um legado
Talvez o maior legado que alguém possa deixar na vida é servir de inspiração para outras pessoas. Músicos de ponta geralmente têm essa tradição, e Hendrix inspirou uma série de outros artistas e guitarristas, tanto os contemporâneos dele como os de gerações futuras.
John Frusciante, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers e considerado um gênio nos dias de hoje, foi um dos que bebeu da fonte psicodélica e criativa de Hendrix.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso