21 Dias sem reclamar. Você consegue?

Exercício pretende torná-lo um cara melhor e menos preocupado

Exercício pretende torná-lo um cara melhor e menos preocupado

Exercício pretende torná-lo um cara melhor e menos preocupado

Responda rápido: Você conseguiria ficar 21 dias seguidos sem fazer nenhum tipo de reclamação?

Eu fiquei bem curioso por este desafio, foi então que resolvi aprofundar sobre o assunto e trazer esta provocação a você.

Eu me considero um cara rabugento. Assim como muitas pessoas, sempre estou por aí reclamando de algo ou alguém. Sei também que, muitas vezes, estas críticas não contribuem em nada para o meu dia, talvez só negativamente, deixando-me mais carregado e com pensamentos ruins na cabeça.

Foi então que me deparei com um texto de David Cain, do site Raptitude, que encarou o desafio de ficar 21 dias sem fazer reclamações. A cada vez que ele cometesse uma queixa, recomeçaria do 0. Demorou 55 dias para cumprir a tarefa.

Origem do Desafio

Ele se espelhou no pastor norte-americano Will Bowen, que desafiou sua congregação a ficar 3 semanas sem reclamar. Para isto, adotou estas regras:

1) Coloque uma pulseira de silicone em ambos os pulsos. (esta pulseira é fornecida pelo pastor, sem custo nenhum ou energia especial);

2) Se você não fizer nenhum tipo de reclamação durante o dia, você passa para o dia seguinte. Após o primeiro dia, vem o segundo, e assim por diante.

3) Toda vez que você se pegar reclamando, criticando, ou fofocando, troque a pulseira para o outro pulso e comece de novo no dia zero.

4) Quando você tiver concluído os seus 21 dias, você pode tirar sua pulseira fora, se quiser.

O ato de mudar a pulseira força a lembrar da sua intenção em parar de reclamar. Quando você começa novamente, você logo pensa em largar o desafio.

Não importa o dia em que estiver, basta uma reclamação e você inicia o desafio do zero.

Por que fazer?

21 Dias sem reclamar 2


Com este desafio, o reverendo Bowen criou o movimento A Complaint Free World (Um Mundo Sem Queixas). A ideia é que a reclamação seria algo contagioso e, se a pessoa assumir este desafio, falar mal logo sairá de uso. Milhares de pessoas aderiram, usando pulseiras e apps que ajudam a encarar o projeto. Logo sites, jornais e programas de TV noticiaram o desafio.

Ao queixar-se das coisas, isto faz com que as pessoas permaneçam em um estado de preocupação e de emoções negativas (ressentimentos, desejos, angústias) e, muitas vezes não enxerguem as coisas boas que acontecem. Para o pastor, menos queixa é igual a mais felicidade.

O problema não é queixar-se ocasionalmente. Algumas reclamações são necessárias e parte para evolução e melhoria das coisas. O problema é quando isto vira muleta para sua vida. Quantas pessoas você conhece que fazem queixa constantemente, ao ponto de você mesmo não aguentar ficar 5 minutos ao seu lado?

“O desafio de 21 dias não cura seu descontentamento: ele só faz você perceber como é absurdo falar sobre isso o tempo todo”, resume David Cain.

Vou encarar o desafio dos 21 dias sem reclamações. Você pode aderir também! Não precisa ser as três semanas, uma já está de bom tamanho. Vai topar ou prefere ficar de mimimi, reclamando de tudo e todos?

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso