Curitiba vai ganhar o seu primeiro “açougue” vegetariano!

Reprodução

Entre os meses de abril e maio, Curitiba vai ganhar o seu primeiro “açougue” vegetariano. A ideia é inovadora para a cidade, e segue a linha de outros estabelecimentos que já são sucesso em países da Europa, como Holanda e França.

Em entrevista para o Manual do Homem Moderno, Andrey Sanson, um dos fundadores da marca VegAninha, relatou que a ideia de montar um local físico para a venda de produtos veganos sempre esteve nos planos dele e de Ana Luiza Couto, cofundadora da marca.

A empresa já possui um serviço de delivery há algum tempo e sempre planejou expandir o negócio e criar uma loja física: “Nós procurávamos um local em meio a natureza, próximo a nossa residência, mas que não fosse longe do centro. O local é um sobrado de quase um século que está sendo totalmente reformado e reestruturado”.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para ele, o vegetarianismo está crescendo no Brasil com muita rapidez. A construção de uma casa especializada no segmento em Curitiba, aliás, pode ser uma forma de ativismo unida ao comércio: “Estamos colocando um projeto em prática que possibilitará que mais pessoas conheçam e se aproximem do veganismo, recuperando a empatia e percebendo como é fácil viver sem praticar crueldade aos animais”.

O que será vendido no açougue

Créditos: Andrey Sanson

A proposta internacional de vários açougues vegetarianos é comprovar, através da ironia do título, que é possível ser feliz sem comer carne. Porém, o açougue de Andrey Sanson e Ana Luiza Couto, em Curitiba, não levará esse nome. Ele vai oferecer uma seção de “açougue” no balcão de frios, mas o nome escolhido para o estabelecimento é Armazém VegAninha.

Além dos alimentos já produzidos atualmente, como as carnes, espetinhos, salsichas e linguiças vegetais à base de seitan – substituto para a carne animal feito a partir da proteína do trigo – a casa vai oferecer produtos à base de nata de soja, como o “falso frango”; o “falso peixe”, feito à base de algas marinhas, steaks à base de leguminosas, salames vegetais, mortadela e vários tipos de hambúrgueres.

Uma das ideias do casal é transformar o armazém em um ambiente descontraído para encontrar os amigos e se alimentar bem. Andrey Sanson aponta essas novidades: “Nosso cardápio de queijos também irá aumentar, oferecendo queijos fermentados e curtidos. O local oferecerá ‘lanches de boteco’ como pão com bolinho, salgados, rollmops veganos, mini pizzas, bolos, tortas, tábuas de frios, cervejas e chopps artesanais”.

A preocupação com o meio ambiente

Créditos: VegAninha

O local será um minimercado, estilo “secos e molhados”, e a preocupação com o meio ambiente seguirá além dos alimentos e produtos vendidos no armazém. Os funcionários, por exemplo, não vão trabalhar com embalagens plásticas e vão investir em produtos artesanais de produtores locais. Tudo será 100% vegano pois a casa trabalhará com grãos e temperos naturais a granel. Os produtos de limpeza, higiene e cuidados pessoais também não serão prejudiciais ao meio ambiente.

Os clientes, inclusive, poderão levar suas próprias embalagens ou adquirir embalagens retornáveis no próprio açougue. Andrey Sanson garante que toda a estrutura foi pensada para não agredir a natureza: “Desde a construção, nós já procuramos usar técnicas de permacultura e bioconstrução inclusive nos materiais da própria demolição.

O telhado foi reconstruído para possibilitar a instalação posterior de placas solares, e ainda teremos sistema de captação de água da chuva, compostagem, horta e constantes projetos para aumentar a sustentabilidade do local”.

Se você se interessou e quer conhecer os produtos, o serviço de delivery realiza entregas para toda a cidade de Curitiba. O Armazém VegAninha será inaugurado em uma casa no bairro Abranches, e ficará próximo à Pedreira Paulo Leminski e ao Parque Tanguá.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »