Como usar uma panela de pressão

Shutterstock

A panela de pressão na mão de um homem inexperiente na cozinha pode parecer uma arma nuclear. De fato, seu uso tem alguns cuidados e riscos, mas não há com o que se desesperar. Se você prestar atenção, dá pra usar ela tranquilo e cozinhar o que estava planejando.

Para isso, preparamos um pequeno manual pra você conhecer um pouco mais sobre a panela de pressão e aprender a usá-la sem medo de explodir o apartamento. E antes de mais nada: fundamental comprar uma panela de qualidade, com nota fiscal e selo do Inmetro.

Conhecendo a panela

Divulgação

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Primeiro é importante conhecer o utensílio que você vai usar. Basicamente, a panela de pressão tem a tampa, o cabo, uma trava de segurança (na ponta do cabo) pra prender bem a tampa e duas válvulas (uma no topo com pino e outra de emergência, que parece um botão).

É importante dar uma olhada no manual depois que comprar a panela pra saber a capacidade dela. Por exemplo: se sua panela tem capacidade pra 5 litros, use apenas 3 litros, pois o vapor precisa de uma área considerável pra ficar armazenado na parte de cima da panela, ok? É perigoso demais encher a panela até a tampa.

As válvulas

Divulgação

Quando a panela estiver no fogo, verifique se o vapor está saindo pela válvula com pino, a de cima. O vapor precisa sair por esses dois furinhos. Se isso não estiver acontecendo, significa que essa válvula não está funcionando, e pra isso está aí a de emergência.

A válvula de emergência existe para que não aconteça uma explosão pela forte pressão acumulada lá dentro, já que a fumaça não está saindo naturalmente pelos furinhos do pino. Caso esteja tudo funcionando e a válvula começar a apitar, abaixe o fogo – sua comida não vai esfriar, fique tranquilo.

Obs: Nunca mexa na válvula enquanto a panela estiver no fogo.

A tampa

Divulgação

Isso que você está vendo na foto é uma borracha de tampa de panela. E por que está aí? Porque é uma das partes mais importantes da tampa. Ela precisa estar bem colocada pra vedar direito, e não pode ficar borbulhando enquanto a panela estiver no fogo.

Se isso estiver acontecendo, a tampa pode estar amassada ou a borracha mesmo que está estragada, ressecada ou colocada de forma errada. A borracha precisa estar maleável, não dura.

Outra coisa importante sobra a tampa: nunca deixe o cabo virado pra fora do fogão. Isso porque você pode esbarrar sem querer nele e derrubar a panela, causando um estrago gigantesco. Cabo sempre virado pra dentro do fogão. E nem pense em querer abrir a tampa enquanto cozinha, ela não é uma panela normal!

Retirando a pressão

Shutterstock

Recomenda-se que a retirada da pressão aconteça naturalmente, desligando o fogo e deixando a panela esfriar um pouco. Com o vapor acumulado dentro, a comida terá mantido a temperatura pra hora que você for tirar da panela.

Mas se você quer acelerar o processo, coloque a panela debaixo da pia com água fria. Molhe só a lateral, a parte grande da panela, procurando não deixar que caia água na tampa pra não ressecar a borracha. O vapor vai saindo e a tampa vai ficando mais fácil de abrir.

Não puxe a tampa caso ela esteja presa, difícil de tirar. Forçar a tampa pra cima nessa situação pode causar um acidente feio! Deixe que ela vá esfriando e abrindo naturalmente.

Lavando e guardando

Shutterstock

Na hora de lavar a panela, retire bem qualquer resíduo ou gordura pra não obstruir a válvula na hora do vapor sair quando for usar novamente. Lave a borracha da tampa separadamente e guarde os itens separados também.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »