Como usar uma panela de pressão

Para um homem, o uso da panela de pressão pode assustar à primeira vista, mas não há com que se desesperar se usada com alguns cuidados

A panela de pressão na mão de um homem inexperiente na cozinha pode parecer uma arma nuclear. De fato, seu uso tem alguns cuidados e riscos, mas não há com o que se desesperar. Se você prestar atenção, dá pra usar ela tranquilo e cozinhar o que estava planejando.

Para isso, preparamos um pequeno manual pra você conhecer um pouco mais sobre a panela de pressão e aprender a usá-la sem medo de explodir o apartamento. E antes de mais nada: fundamental comprar uma panela de qualidade, com nota fiscal e selo do Inmetro.

Conhecendo a panela

Divulgação

Primeiro é importante conhecer o utensílio que você vai usar. Basicamente, a panela de pressão tem a tampa, o cabo, uma trava de segurança (na ponta do cabo) pra prender bem a tampa e duas válvulas (uma no topo com pino e outra de emergência, que parece um botão).

É importante dar uma olhada no manual depois que comprar a panela pra saber a capacidade dela. Por exemplo: se sua panela tem capacidade pra 5 litros, use apenas 3 litros, pois o vapor precisa de uma área considerável pra ficar armazenado na parte de cima da panela, ok? É perigoso demais encher a panela até a tampa.

As válvulas

Divulgação

Quando a panela estiver no fogo, verifique se o vapor está saindo pela válvula com pino, a de cima. O vapor precisa sair por esses dois furinhos. Se isso não estiver acontecendo, significa que essa válvula não está funcionando, e pra isso está aí a de emergência.

A válvula de emergência existe para que não aconteça uma explosão pela forte pressão acumulada lá dentro, já que a fumaça não está saindo naturalmente pelos furinhos do pino. Caso esteja tudo funcionando e a válvula começar a apitar, abaixe o fogo – sua comida não vai esfriar, fique tranquilo.

Obs: Nunca mexa na válvula enquanto a panela estiver no fogo.

A tampa

Divulgação

Isso que você está vendo na foto é uma borracha de tampa de panela. E por que está aí? Porque é uma das partes mais importantes da tampa. Ela precisa estar bem colocada pra vedar direito, e não pode ficar borbulhando enquanto a panela estiver no fogo.

Se isso estiver acontecendo, a tampa pode estar amassada ou a borracha mesmo que está estragada, ressecada ou colocada de forma errada. A borracha precisa estar maleável, não dura.

Outra coisa importante sobra a tampa: nunca deixe o cabo virado pra fora do fogão. Isso porque você pode esbarrar sem querer nele e derrubar a panela, causando um estrago gigantesco. Cabo sempre virado pra dentro do fogão. E nem pense em querer abrir a tampa enquanto cozinha, ela não é uma panela normal!

Retirando a pressão

Shutterstock

Recomenda-se que a retirada da pressão aconteça naturalmente, desligando o fogo e deixando a panela esfriar um pouco. Com o vapor acumulado dentro, a comida terá mantido a temperatura pra hora que você for tirar da panela.

Mas se você quer acelerar o processo, coloque a panela debaixo da pia com água fria. Molhe só a lateral, a parte grande da panela, procurando não deixar que caia água na tampa pra não ressecar a borracha. O vapor vai saindo e a tampa vai ficando mais fácil de abrir.

Não puxe a tampa caso ela esteja presa, difícil de tirar. Forçar a tampa pra cima nessa situação pode causar um acidente feio! Deixe que ela vá esfriando e abrindo naturalmente.

Lavando e guardando

Shutterstock

Na hora de lavar a panela, retire bem qualquer resíduo ou gordura pra não obstruir a válvula na hora do vapor sair quando for usar novamente. Lave a borracha da tampa separadamente e guarde os itens separados também.

Compartilhe
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso