Conheça os 7 princípios do Bushidô, o código de honra dos samurais

BUSHIDO O CODIGO DO SAMURAI

“Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.” – Miyamoto Musashi

Existe um motivo pelo qual os samurais são lembrados até hoje. Além de um grande exemplo de força e disciplina, os guerreiros seguiam uma código de honra e conduta que deveria ser ensinado até hoje: O Bushidô (武士道) ou “O Caminho do Guerreiro”.

Este código de ética dos samurais tinha, para os guerreiros, mais força que as próprias leis do Japão. Ele era transmitido oralmente e todos os clãs de samurais o seguiam. Para quem seguia o Bushidô, o objetivo da vida de um era uma morte honrosa.

Reprodução

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Acontece que, por quase oito séculos, os clãs de samurais estavam constantemente entrando e saindo de conflitos e guerras. Por isso, era preciso viver cada momento como se fosse o último. Tudo tinha de ser feito com o máximo empenho.

Apesar de ser um conceito muito antigo, muitos dos princípios do Bushidô poderiam ser adotados no nosso dia-a-dia para levarmos uma vida melhor, mais justa e nos tornarmos homens melhores.

Conheça os 7 princípios do Bushidô, o código de honra dos samurais:

義 Gi – Justiça

Reprodução

Esta regra diz respeito à integridade. Você deve acreditar que a justiça não é algo que é praticado pelos outros, mas algo que você respeita todos os dias. Deve ser honesto sempre e tomar suas decisões baseadas naquilo que é certo e justo para as pessoas ao seu redor.

勇 Yuu – Coragem

Viver é arriscado e perigoso. Ficar escondido não é a melhor maneira de encarar a vida. Você deve se esforçar para viver ao máximo e intensamente. Mas ser corajoso não é ser um idiota. Você deve ter inteligência e cautela por trás de seus atos.

仁 Jin – Compaixão

Um samurai treina arduamente para fazer o bem. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.

礼 Rei – Respeito

Reprodução

O samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Ele deve ser cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um homem é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como trata os outros os seu redor.

诚 Makoto – Honestidade

Mentir é um ato covarde e desonroso. Quando um samurai diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito. Nada vai impedi-lo de cumprir uma promessa.

名誉 Meiyo – Honra

O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra: ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo.

忠 Chuu – Lealdade

Um samurai é leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel.

Fonte: Japão em Foco

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »