Como continuar positivo quando tudo está uma merda

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

Fica difícil encontrar tranquilidade e conseguir enxergar o lado bom das coisas quando tudo parece estar dando errado.

+ Como parar de pensar em tudo e ser menos ansioso em 6 passos 

O principal problema de não conseguir relaxar nessas situações é entrar em uma bola de neve de frustrações. Como a gente não consegue se acalmar, os problemas vão se acumulando porque não conseguimos nos concentrar no que importa e nem resolver o que precisamos resolver.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Nessas horas de desespero, existem alguns exercícios que você pode praticar pra continuar positivo e encarar os problemas de frente.

Coloque no papel o que você tem

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

Não importa se o que você tem é algo ou pequeno, anote. Você tem um teto pra morar? Tem uma família? Tem uma namorada, um cachorro, um emprego – por mais que você não goste tanto dele – e tem saúde?

Liste tudo isso.

Coloque no papel o que você já conquistou na sua vida

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

O poder de anotar coisas é impressionante. Em um papel, escreva tudo o que você já conquistou – ou pelo menos o que foi importante: um emprego que queria tanto, uma namorada, uma boa nota na escola, algo que você comprou com seu dinheiro, enfim, não importa. Escreva suas conquistas e anote o que você tem e que é importante pra você.

Isso vai te ajudar a manter o foco no que importa, e a sensação de que você é um fracassado é apenas momentânea.

Coloque no papel os nomes das pessoas que você ama

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

Liste todas elas. Sua mãe, seu pai, seu tio, sua tia, sua namorada, sua melhor amiga, seu melhor amigo, um professor, seu avô, enfim. Anote os nomes de todos que você ama e, depois, ligue ou mande uma mensagem para cada um deles.

Mande um oi, desabafe, diga o que você está sentindo ou simplesmente pergunte como eles estão. Isso vai te lembrar o que realmente importa na sua vida e te ajudar a perceber que você não está sozinho.

Preveja a pior situação e prepare 3 soluções para ela

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

Esse exercício é fundamental pra aliviar a tensão e racionalizar perante um problema.

Quando entramos na bola de neve do desespero, fica difícil enxergar uma escapatória e, com tantos pensamentos flutuando na cabeça, fica difícil achar que podemos solucionar os problemas porque simplesmente não paramos para refletir sobre eles.

Se você está ansioso ou com medo de alguma apresentação no trabalho, por exemplo, faça o seguinte: preveja o pior que pode acontecer e crie 3 soluções para essa situação.

Se, digamos, o pior para você for esquecer o que você precisa falar na apresentação, crie três saídas para esse problema e pratique cada uma. Esse exercício vai te deixar mais calmo e te fazer perder o medo porque você já vai saber como lidar com o inesperado.

Veja um filme e esqueça do mundo por algumas horas

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

A minha primeira sugestão seria ler um livro, mas eu sei que muitas pessoas não conseguem se concentrar na leitura quando estão nervosas ou ansiosas, então, tente ver um filme. A absorção de informações é mais fácil e a imersão também.

Isso vai te ajudar a relaxar e, ao ver outras pessoas resolvendo problemas, te incentivar a resolver os seus depois que o filme terminar.

Corra o mais rápido que puder

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

Correr quando estamos nervosos e estressados é excelente mesmo quando a gente não curte muito correr. Você não precisa correr por 40 minutos, basta correr o mais rápido que puder e o quanto conseguir.

A endorfina vai te ajudar a se sentir melhor e o simples ato de correr já tem um poder psicológico absurdo. A liberação do hormônio cortisol também alivia o estresse e a ansiedade.

Coloque no papel os objetivos que você quer alcançar dentro de 5 anos

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

No começo, basta listar o que você quer conquistar. Anotar seus objetivos, por menores que eles sejam, vai te ajudar a limpar a cabeça e organizar seus pensamentos.

Depois, você pode escrever como pretende conquistar cada um deles. Mas pode fazer isso com calma!

Explore algo novo

Como continuar positivo quando tudo está uma merda

O poder psicológico dessa atitude também é incrível: comece algo novo, não importa o quê. Comece a pintar, a jogar um jogo novo de videogame, passe a correr na rua, explore um novo instrumento musical. Não importa. Encontre algo que goste e se jogue nisso até se sentir leve novamente.

Aos poucos, você vai sentir a bola de neve derretendo ao seu redor e vai conseguir enxergar com clareza os seus problemas e como resolver cada um deles sem surtar.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »