7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência

7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência

Nosso cérebro obviamente envelhece e isso é inevitável.

Infelizmente, a gente perde a memória de curto prazo e gradualmente também vamos perdendo a capacidade de exercer funções com rapidez e clareza quando o lóbulo frontal direito começa a perder massa cinza.

Mesmo sem o temido Alzheimer, o nosso cérebro naturalmente envelhece. Mas, segundo a neurociência, é possível retardar a idade cerebral e fazer ele funcionar melhor em qualquer época da vida.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

A gente pode reverter a deterioração do cérebro praticando algumas atividades bastante especificas. Hobbies, por exemplo, são algumas delas.

Leia qualquer coisa

7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência
Não importa se você só curte quadrinhos ou só lê jornais, neurocientistas nos dizem que a leitura realmente aumenta a função cerebral em várias áreas.

Ela estimula o crescimento de novos caminhos neurais à medida que absorvemos novas informações. A leitura flexiona as partes do cérebro que lidam com a resolução de problemas, vendo padrões e interpretando o que os outros nos dizem sobre seus sentimentos.

Também melhora a memória por estimular conexões e exercita partes do cérebro que estimulam a imaginação.

Algumas pesquisas também apontam a leitura-rápida – aquela técnica de leitura dinâmica, que nos faz pular palavras durante o texto e completar as frases de acordo com o que o nosso cérebro prevê para criar sentido – como um método eficaz para aumentar as sinapses (conexões elétricas entre regiões do cérebro), já que a cabeça deve processar informações sensoriais rapidamente.

Aprimorar as técnicas de leitura dinâmica, então, é útil para retardar o envelhecimento do cérebro e também para te fazer poupar tempo na escola ou no trabalho.

Aprenda a tocar algum instrumento musical

7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência

Durante anos, os neurocientistas realizaram pesquisas sobre os benefícios da instrução musical para crianças em relação às funções cognitivas melhoradas – memória, resolução de problemas, processamento sequencial e reconhecimento de padrões.

Tocar um instrumento – e a voz é também um instrumento, vale lembrar – aumenta o volume de matéria cinzenta e faz conexões neurais entre os dois hemisférios do cérebro. Por esta razão, os cientistas acreditam que o treinamento musical inicial permite que os alunos sejam melhores tanto no trabalho de matemática linear (algoritmos, resolução de equações) como na resolução de problemas matemáticos (modelagem, otimização, resolução de problemas).

Tocar um instrumento garante que ambos os lados do cérebro trabalhem juntos muito melhor.

Agora, os pesquisadores afirmam que tocar um instrumento musical na fase adulta – sendo jovem ou velho – pode produzir os mesmos efeitos neurológicos notados em crianças.

Faça atividade física regular

7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência

A ciência nos diz o seguinte: O exercício produz uma proteína (BDNF) na corrente sanguínea. À medida que o sangue viaja pelo cérebro, as células absorvem essa proteína, que é responsável pelo aumento da memória e do foco.

Uma das experiências mais notáveis foi um teste de memória fotográfica dado a grupos experimentais e de controlo. O grupo experimental realizou atividade física antes do teste, enquanto o grupo controle não o fez. Os resultados do teste do grupo experimental foram esmagadoramente melhores! Os membros puderam se concentrar nas fotos e relembrar com precisão de cada imagem mesmo depois de um período de espera.

Aprenda uma nova língua

7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência

Várias áreas do cérebro são usadas quando ouvimos um som, damos um significado para ele e, em seguida, respondemos o que ouvimos.

As pessoas bilíngues têm mais matéria cinzenta nos seus centros linguísticos. Eles podem se concentrar em mais de uma tarefa de cada vez porque partes do cérebro que se relacionam ao raciocínio, planejamento e memória são mais desenvolvidas.

Mais uma vez, os cientistas começaram a estudar isso em crianças primeiro, olhando para aqueles que falavam uma língua dentro de casa e outra na escola. Ser forçado a captar sons de duas línguas diferentes e “classificar” qual língua estava sendo ouvida forçava essas áreas do cérebro a funcionarem melhor. Agora, também é sabido que aprender uma língua em qualquer fase da vida tem o mesmo efeito poderoso sobre o cérebro tornando-o mais inteligente.

Descubra e use a teoria da aprendizagem cumulativa

7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência

Aprendizagem acumulada é definida como o processo pelo qual tomamos o que já sabemos e adicionamos novas camadas de informação. Por exemplo, matemática é aprendizagem cumulativa. As crianças aprendem primeiro as funções básicas. Em seguida, eles aprendem a usar essas funções básicas para resolver problemas de palavras. Em seguida, eles aprendem álgebra, usando funções básicas para resolver equações. Cada camada vai em cima do que foi aprendido antes.

À medida que envelhecemos, e especialmente quando deixamos de trabalhar, tendemos a interromper as atividades acumuladas de aprendizado. No entanto, a pesquisa diz que se continuarmos a trabalhar o cérebro desse jeito, podemos retardar o envelhecimento e conquistar os mesmos benefícios de quando fazíamos isso na infância e na adolescência.

Exercite o seu cérebro com jogos e enigmas

7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência

Precisamos pensar em nossos cérebros como computadores e músculos. Quanto mais informações colocamos em nosso cérebro, mais funções ele pode desempenhar.

Do mesmo modo, quanto mais exercitamos nosso cérebro, mais forte ele funciona. A plasticidade cerebral é um termo que é usado para se referir às conexões continuamente novas que são feitas quando adquirimos informações e nos forçamos a lembrar coisas. Palavras cruzadas, atividades de pensamento dedutivo e jogos estratégicos como xadrez ou até mesmo alguns jogos de videogame forçam nossos cérebros a tomar novas informações e fazer novas conexões.

Faça meditação

7 hobbies para o seu cérebro funcionar mais rápido e de forma mais inteligente segundo a ciência

Antes de você torcer o nariz, saiba que a meditação já não é algo que pode ser visto apenas como “aquela coisa que os monges hindu e budistas fazem”.

O que a pesquisa cientifica diz sobre a meditação é realmente bastante surpreendente.

Primeiro, a meditação permite um melhor controle do pensamento quando não estamos em um estado meditativo. Este controle permite foco, concentração e melhor memória. Na verdade, os alunos que meditam conseguem se dar melhor em testes, e adultos que meditam têm melhores memórias. A meditação melhora a função de áreas do cérebro que controlam a aprendizagem e a memória. Os idosos que meditam mantêm mais matéria cinzenta do que aqueles que não meditam.

Para os alunos com problemas comportamentais na escola, a meditação se mostrou capaz de melhorar o comportamento e frequência escolar porque reduz o estresse e ansiedade. Ou seja, a meditação é útil em todas as idades.

Todos esses hobbies são coisas que podemos facilmente incorporar em nossas vidas e, mesmo que você não bote tanta fé no que a gente falou, mal eles não vão fazer, então, experimente colocar tudo isso em prática.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »