Como acontece com a maioria das pessoas, minha paixão pela cerveja começou com a clássica rejeição. Os primeiros goles eram difíceis de descer, o gosto amargo do lúpulo causava repulsa e eu fazia careta. Era meu organismo agindo instintivamente como um mecanismo de defesa, associando que o líquido poderia ser uma espécia de veneno.
Com todo bom brasileiro, não desisti e segui na tentativa, principalmente porque queria descobrir como aromas e sabores tão estranhos poderiam formar tantos fãs próximos, que arranjavam qualquer desculpa para tomar uma gelada.
Aos poucos fui me apegando ao fermentado, primeiro pelas cervejas comerciais, amplamente encontradas em botecos, festas e supermercados, depois vieram as importadas, com sabores estranhos e uma complexidade maior. Por fim, as artesanais foram responsáveis pela minha ‘formação acadêmica’ em cerveja, indicando que existe um vasto mundo de lúpulo e malte para ser explorado e proporcionando combinações e situações diversas.
Hoje, sinto que não posso simplesmente chegar a um bar e pedir uma loira gelada. Primeiro porque excluiria as Reds Ale, Strongs e Porters da nomenclatura cerveja, e segundo porque agora sei que uma cerveja não precisa estar abaixo de 0º para ser apreciada, o melhor até é que não esteja.
E os grandes responsáveis por essa evolução no meu modesto padrão cervejeiro foi o crescimento do mercado de cervejas artesanais e a divulgação e popularização de rótulos diversos nacionais e importados para o dia-a-dia das pessoas.
Por isso que decidi, junto com o MHM, apoiar o Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC), um grupo que se organizou efetivamente em 2011, composto por entusiastas sobre o tema e que divulga, através de seus veículos informações, ideias e opiniões sobre o assunto.
Entre as ações desse grupo, eles fizeram a campanha online #cervejadeverdade e do Dia da Cerveja Brasileira (5/6), que acontece desde 2011, e busca dar mais força e visibilidade a microcervejarias do país. Além disso, o ano passado lançaram o Prêmio Destaques 2012, prestando homenagem a cervejarias, lojas especializadas e importadores.
São mais de 200 blogueiros de todo Brasil participando do BBC e, embora diferentes no conhecimento e na abordagem, todos são unidos pela paixão por cervejas de qualidade e em prol da difusão da cultura cervejeira no país. E é isso o que realmente importa.
Por isso, aqui fica o conselho difundido por todos os amantes da boa cerveja: Beba menos, mas beba melhor.
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