Durante 20 e 23 de novembro, o Rio de Janeiro recebe o Mondial de La Bière 2014, um dos maiores festivais cervejeiros do planeta.
+ Conheça o Mondial de La Bière 2014
+ Confira as melhores cervejas do Mondial de La Bière
O evento reúne mais de 650 rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas, com cervejarias, importadoras e distribuidores.
Para te ajudar a visitar a feira, ou para acompanhar o que chega nas prateleiras dos bares nos próximos meses, reunimos as principais novidades e lançamentos do evento para você. Confira!
Fumacê, a cerveja para o Natal
Para harmonizar com receitas típicas natalinas, a cervejaria Burgman lança a Fumacê, uma smoked weiss de 5,7% de teor alcoólico, feita com malte de trigo defumado e inspirado em receitas polonesas.
Casa Nova, edição de aniversário
Outra novidade da Burgman é a edição de aniversário com 6,5% de teor alcoólico, adição extra de maltes Pilsen e Viena, além dos lúpulos Magnum, Hersbruker e Motueka.
Vixnu Victória, novidade da Colorado
Uma variação da cerveja Vixnu, a Vixnu Victoria é uma Imperial IPA com 9,5% e leva rapadura. A única diferença entre a versão anterior é a troca da lupulagem original pelo lúpulo Victoria, argentino, muito utilizado na produção de IPAs, Red Ales e Stouts, com aroma cítrico e frutado.
Chipotle e Habanero, as apimentadas da Júpiter
A cervejaria paulistana apresenta suas duas novidades picantes no Festival: a Chipotle e Habanero, as duas feitas de maneira colaborativa em parceria com a De Cabrón, fabricante dos melhores molhos de pimentas do Brasil.
A primeira tem 6%, é uma Brown Porter com toque de malte defumado. Tem notas de chocolate dos maltes escuros que se encaixam com o defumado do chipotle. Picância moderada e leve.
Já a Habanero é uma Dubbel, com 6,5%, tem a base uma receita de cerveja de abadia, com notas de caramelo e frutas secas, com adição de pimenta Habanero. Picância moderada e intensa.
Vertigem, da Mistura Clássica
Feita em parceria com os cervejeiros caseiros Eduarda Dardeau e Ricardo Rosa juntamente com o mestre cervejeiro da Mistura Clássica Severino Batista, ela é uma IPA de 6,5% de teor alcóolico, feita com uma combinação de lúpulos americanos e australianos.
Fraga Brown
Com 5% de álcool, a cerveja escura leva três tipos de malte e lúpulo americano, com notas de caramelo e chocolate em seu paladar.
As cervejas piratas da Weird Barrel Brewering Co.
Uma das mais novas cervejarias do Brasil, feita em parceria de Rafael Moschetta e João Becker, ambos ex-Cervejaria Colorado, apresenta suas primeiras criações no Mondial.
Pirate’s Flip, uma session IPA de 3,8% de teor alcoólico, com lúpulos Galena e Cascade e ganha destaque pelo uso de gengibre em sua receita.
Naughty Grog, uma black IPA de 7,8% de álcool, é uma bebida envelhecida em barril de Rum, com lúpulos Galena e Amarillo e dry hopping.
Noi Cioccolato
O rótulo é uma Imperial Russian Stout, com 12% de teor alcoólico, aroma com notas de carvalho, coco queimado e baunilha.
Lemondrop, da Cevada Pura
A cervejaria de Piracicaba lança a Lemondrop, uma singlehop, a primeir com lúpulo americano com o mesmo nome, exclusivo da Cevada Pura até 2015.
IRA, 2 Cabeças
Em parceria com a cervejaria Cuesta, de Botucatu-SP, a 2 Cabeças criou uma India Red Ale, com 7,5% de teor alcoólico, com dry hopping de lúpulos amarillo e cascade. O malte usado é o Red-X, que oferece uma profunda coloração avermelhada. O estilo é uma fusão entre uma Red Ale e uma IPA.
Damiana, Invicta
Em comemoração aos três anos, a cervejaria Invicta lança uma IPA com 5,5% de teor alcoólico e que leva em sua composição apenas lúpulos alemães.
Harlekin, da Cervejaria Sankt Gallen
Para o Mondial de La Bière, a cervejaria Sankt Gallen apresentou sua nova linha de cervejas especiais: a Herlenkin.
Harlekin Chiquita Bacana com 7% de álcool, é uma Blond Pepper Ale elaborada com malte pilsen, lúpulo e algumas pitadas de Pimenta-Aji e Páprica, especiarias de origem latino-americanas que nesta cerveja transformam o inverno em pleno verão.
Harlekin Araçá de 4% de álcool, é uma Session IPA, com malte carahell e pilsen, lúpulos especiais e a fruta suculenta e azedinha da nossa Mata Atlântica que emprestou seu nome a esta cerveja.
Therezópolis Or Blanc, uma Belgian Witbier de4,5%, tem corpo aveludado e coloração pálida, baixo amargor e é naturalmente turva por não ser filtrada. Seu aroma traz uma sutil nota de cítrica e de especiarias.
Prima Pode, da Urbana
Com a linha completa e as novidades Prima Pode (India Brown Ale), Nieuw West (Hop Quadruple) e 30 litros de chope da Trimiliqui (Belgium Strong Brown Ale), chope feito exclusivamente para o Delirium Café São Paulo.
Cacildis, a nova cerveja do Mussum
A Brassaria Ampolis apresenta no Mondial seu segundo rótulo, uma Premium American Lager, com 5% de teor alcoólico.
Bodebrown
A premiada cervejaria curitibana chega à Feira com novidades criadas por Samuel Cavalcanti. Destaques para Montfort IPA Draft, Double Perigosa Carbenet Sauvignon e Wee Heavy Amburana Weber Haus.
Foxy Lady, da Crazy Rocker
Pela primeira vez no festival, a cervejaria lança a Foxy Lady, uma American Pale Ale, com single hop e dry hopping de lúpulo Cascade, 4,9% de teor alcoólico e 40 IBUs (Unidade de Amargor).
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso