5 cervejas brasileiras premiadas no European Beer Star

A European Beer Star, festival que tem como função testar a qualidade e sabor das cervejas artesanais, premiou cinco rótulos brasileiros (duas medalhas de prata e três de bronze). O evento aconteceu em setembro, na Alemanha, e avaliou 1512 amostras vindas de 40 países e divididas em 51 categorias. No evento geral, a Alemanha dominou […]

Festival mundialmente conhecido consagrou rótulos brasileiros

A European Beer Star, festival que tem como função testar a qualidade e sabor das cervejas artesanais, premiou cinco rótulos brasileiros (duas medalhas de prata e três de bronze).

O evento aconteceu em setembro, na Alemanha, e avaliou 1512 amostras vindas de 40 países e divididas em 51 categorias.

No evento geral, a Alemanha dominou a premiação (56 medalhas) seguida pelos EUA (37). O destaque ficou para o crescimento de rótulos italianos entre os medalhistas. Foram sete medalhas de ouro, contra uma no ano passado.

Confira as cervejas brasileiras premiadas.

Bamberg Altbier (4,8%)
Bamberg Altbier - cervejas brasileiras premiadas no European Beer Star

Premiada com a medalha de prata na categoria Altbier, essa cerveja de Votorantim tem o estilo da cidade alemã de Dusseldorf. Com a cor marrom avermelhada e de alta fermentação, tem a lupulagem acentuada e é ideal para ser consumida no outono ou inverno junto a pratos mais temperados e fortes, como salsichas alemãs, embutidos, carnes vermelhas, cordeiros, entre outros. Encontra-se disponível entre maio e agosto no país.

Colorado Demoiselle (6%)
Colorado Demoiselle - cervejas brasileiras premiadas no European Beer Star

Outra prata, agora na categoria Porter, o rótulo da cervejaria de Ribeirão Preto é escuro e leva café da região da Alta Mogiana Paulista na sua formulação. É encorpada e conserva um amargor seco característico do estilo. Aroma de café, chocolate e malte torrado. Harmoniza com carnes, doces ou queijos de sabor intenso (presunto parma e queijo gorgonzola).

Bamberg Rauchbier (4,8%)
Bamberg Rauchbier - cervejas brasileiras premiadas no European Beer Star

Premiada com a medalha de bronze na categoria Smoked Beer, essa cerveja defumada, de baixa fermentação, é tradicional da cidade de Bamberg, Alemanha. Apresenta aroma de café e chocolate. Harmoniza com pratos fortes como feiojada, porcos e linguiças, além de ser um excelente acompanhamento para um bom charuto.

Três Lobos Bravo (9%)
3 Lobos Bravo - cervejas brasileiras premiadas no European Beer Star

Bronze na categoria Wood and Barrel-Aged Strong Beer, a cerveja tem uma variação de maltes especiais e maior lupulagem. Com alto teor alcoólico, apresenta notas caramelizadas, aroma tostado e herbácel. O processo de maturação ocorre em barris de madeira umburana, o que traz para a cerveja um aroma de baunilha discreto e defumado. Harmoniza com carnes grelhadas, saladas com bacon e nozes e defumados em geral.

Eisenbahn Dunkel (4,8%)
Eisenbahn Dunkel - cervejas brasileiras premiadas no European Beer Star

Outra bronze, agora na categoria Schwarzbier, essa breja é do tipo Lager e de baixa fermentação. Na sua receita, leva cinco tipos diferentes de maltes importados. O aroma leva notas de torrefação e café! Combina com carne de porco, churrasco, comida mineira, presuntos, peixes encorpados, pratos ao molho funghi e sobremesas de chocolate amargo.

Fonte: Brejas

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso