10 Cervejas que você tem que beber AGORA!
Não é impressão só sua. Basta ver a galera reclamando em redes sociais para perceber que o calor não só chegou de vez, mas parece que nesta temporada é de matar.
E, com as altas temperaturas, surge aquela vontade absurda de se refrescar tomando uma cerveja gelada. Que tal variar um pouco o cardápio e apostar em cervejas especiais para acompanhar este verão?
Existem alguns rótulos artesanais que podem proporcionar o mesmo frescor de uma ‘loira gelada’, só que com muito mais sabor e complexidade. Neles, a sensação de frescor vem dos aromas cítricos, baixo corpo e teor alcoólico, uma acidez mais elevada e, no caso das cervejas secas, ausência de doçura.
Estilos como witbier, bohemian e german pilsener, as de trigo e sessions são boas apostas. Fiz aqui um apanhado com as cervejas para tomar no verão, em um happy hour, churrasco ou rolê na praia. Tem alguma para indicar? Mande para a gente!
Wäls Pilsen (5%)
Estilo: Bohemian Pilsener
A melhor cerveja brasileira do estilo Pilsen de 2013, segundo o 1º Concurso Brasileiro de Cervejas, em 2013, este rótulo é dourado, com sabor maltado e lupulado, fiel ao estilo Tcheco.
Vedett Witbier (4,7%)
Estilo: Witbier
O Witbier é um estilo de cerveja de trigo temperada com sementes de coentro e cascas de laranja, que nasceu na Bélgica. Nada melhor do que provar um rótulo belga da escola para tirar a prova de suas qualidades no calor. Esta cerveja é fermentada na garrafa e é engarrafada sem a filtragem, mantendo os elementos naturais intactos.
Colorado Cauim (4,5%)
Estilo: Premium American Lager
A cervejaria que coloca ingredientes brasileiros nas suas receitas tem na Cauim a mandioca. Feita com fermento alemão, lúpulo tcheco e cevada holandesa, essa cerveja é intensa e ao mesmo tempo, refrescante.
No aroma, notas de malte, remetendo à pão, biscoito e cereais. No sabor, notas de cereais, lúpulo sem segundo plano e suave refrescância.
Hoegaarden Witbier (4,9%)
Estilo: Witbier
Outra do estilo witbier, ela tem bastante carbonatação, tem a coloração amarela turva e boa espuma. O sabor cítrico e amargor pronunciado são características do rótulo.
Bohemia Magna Pils (4,8%)
Estilo: German Pils
O mais recente lançamento da cervejaria Bohemia presta uma homenagem a fama que Petrópolis tem de ser a “Cidade das Hortênsias”. Ela é um rótulo que mistura o dulçor do malte com o amargor do lúpulo, proporcionando uma cerveja equilibrada e leve.
Spaten Oktoberfest (5,9%)
Estilo: Oktoberfest/Marzen
Rótulo feito especialmente para as comemorações da Oktoberfest, a cerveja alemã tem uma cor dourada e creme denso. No paladar, notas adocicadas de malte que lembra biscoito. Amargor presente e final seco.
Wäls Session Citra (3,9%)
Estilo: Session IPA
Esse rótulo Sessions é uma boas opções para beber no calor, já que ele conta com um dos estilos que o cervejeiro mais gosta (IPA), mas com a leveza, o baixo teor alcoólico e a refrescância que o verão pede.
A cerveja conta com moderado amargor e notas cítricas vinda do lúpulo americano que dá nome ao rótulo.
Sofie Goose Island (6,5%)
Estilo: Belgian Style Farmhouse
Uma cerveja com alma de vinho. O rótulo envelhecido em barris que antes abrigaram vinhos brancos é uma opção seca, ácida, refrescante e diferente para o fermentado.
A bebida leva raspas de casca de laranja, proporcionando notas cítricas, além da picância da pimenta branca e do fundo de baunilha.
Patagonia Weisse (5%)
Estilo: Witbier
Para quem pensa que a Argentina só tem Quilmes, essa é uma boa opção de rótulo artesanal. A Patagonia Weisse é uma cerveja de trilho leve, com especiarias, com aroma que remete a um cítrico e condimentado, isso porque utiliza casca de laranja e coentro em sua receita.
Saison d’Alliance (7%)
Estilo: Saison
A cerveja foi feita a partir de uma combinação de hortelã, sálvia e gengibre. É refrescante e possui um aroma do resultado da refermentação da levedura original da região da Valônia, interior da Bélgica, a mesma utilizada na produção da marca de cerveja Leffe.