A convite da Honda, estive em Florianópolis na segunda-feira, 5 de maio, para testar o novo Honda Fit. A terceira geração do modelo chega ao mercado com o conceito “o máximo para o homem, mínimo para a máquina”. Se depender do que eu vi no dia inteiro de test drive, o carro vai dar muita dor de cabeça para os seus concorrentes.
O novo Fit tem um visual mais esportivo, fugindo um pouco das linhas femininas dos modelos anteriores. A frente tem uma pegada mais futurista, com grade exposta, faróis que seguem até a lateral do carro e para-choques com entradas de ar falsas. Mas um dos principais atributos do veículo é seu interior.
Os bancos do carro possuem o modo ULT (Utility Long Tall) que permite o motorista dobrar os assentos traseiro para transportar objetos longos como pranchas de surf ou bicicletas. A versão mais completa do FIT (EXL) permite que os bancos da frente dobrem-se junto, transformando o carro numa cama de casal gigante, ideal para o bróder que curte fazer uma sacanagem sobre rodas.
Quanto ao desempenho do carro na estrada, curti bastante. No passeio proposto pelos caras da Honda, tive que pegar um pequeno trecho de uma estrada de areia e terra, e segui bem suave, sem grandes solavancos e sem sentir o carro sofrendo com condição da via.
Toda os carros da linha FIT vem com o motor 1.5 16V i-VTEC que varia o tempo e a profundidade da abertura das válvulas de acordo com a rotação do motor. O veículo também vem com tecnologia Flex One, que dispensa o reservatório de partida a frio
O automóvel na versão CVT faz 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, usando com etanol; e 12,3 km/l e 14,1 km/l, com gasolina. Na versão com câmbio manual, são 8,3 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, com etanol; e 11,6 km/l e 13,6 km/l, com gasolina. O carro provavelmente deve entrar para o ranking dos mais econômicos do Inmetro.
Falando um pouco da trip em si, a segunda-feira de folga em Florianópolis não poderia ter sido melhor. Fui escalado para o time de esportes pela Honda e fui encarar um rapel de 25 metros na praia do Santinho e fui dar um rolê de stand up paddle. Para encerrar a noite, uma balada na beira da Conceição
Além disso, pude conhecer alguns dos bróders por trás do sites masculinos mais fodas da internet. Estavam por lá gente como o Guilherme, do Papo de Homem; o Gui Cury, Moda para Homem, o Coloral, do ModaMacho, o Daniel, do Entre Todas as Coisas, e muitos outros caras que trampam com internet aqui no Brasil.
A linha Fit 2015 terá quatro versões. A DX traz ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas, airbag duplo frontal, freios ABS, grade frontal e espelhos retrovisores pintados de preto e rodas de aço com calotas aro 15.
A LX acrescenta itens como rádio com entrada USB, banco do motorista com regulagem de altura, sistema modular ULT, retrovisores com regulagem elétrica e rodas de liga leve de 15 polegadas. A EX inclui uma tela touchscreen de LCD de cinco polegadas, Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 E chave canivete.
Já o modelo top de linha é a EXL, com bancos de couro, iluminação interna azulada, airbags laterais frontais, indicador ecológico e de consumo instantâneo, piloto automático,computador de bordo, para-brisa degradê e repetidores de seta nos espelhos retrovisores.
Confira abaixo a lista de preços do novo Honda Fit:
- Honda Fit DC (manual): R$ 49.900
- Honda Fit DC (CVT): R$ 54.500
- Honda Fit LX (manual): R$ 54.200
- Honda Fit LX (CVT): R$ 58.500
- Honda Fit EX (CVT): R$ 62.900
- Honda Fit EXL (CVT): R$ 65.900
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso