Eleanor: a história do Mustang que marcou o cinema

1967-ford-mustang-eleanor-from-gone-in-60-seconds_100424293_l

Poucas vezes um carro ficou tão marcado por conta de um filme como o Mustang Eleanor em 60 Segundos, filme de 2000 estrelado por Nicholas Cage e Angelina Jolie. Cage interpreta o personagem Memphis, um ladrão de carros que precisa roubar 50 veículos em uma noite: o último um Mustang, que recebe o nome de Eleanor.

O modelo usado para as filmagens alude ao clássico Mustang Shelby GT500 1967. Mas, na verdade, não passam de réplicas feitas a partir de Mustangs 1967 convencionais, produzidas especialmente para o filme pela empresa Cinema Vehicle Services, especializada por produzir carros destinados a produções cinematográficas.

Algumas modificações foram feitas para o 60 Segundos: o carro ganhou uma frente de fibra de vidro, faróis auxiliares no parachoque dianteiro, spoilers laterais, difusores de ar e um capô estilizado. O motor da Eleanor é um V8 5.7 litros com 400cv. No interior, não foram feitas grandes mudanças em relação ao original, apenas um contagiros no painel e um botão vermelho no câmbio, que aciona (no filme) o nitro do veículo.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Uma das réplicas que sobreviveram ao filme (algumas foram destruídas nas filmagens) foi vendida durante um leilão nos Estados Unidos, em 2013. O nome do comprador não foi revelado, mas a Eleanor saiu por 1 milhão de dólares na época. Esse modelo que foi vendido no leilão foi usado nas cenas em que Nicholas Cage aparece dirigindo o Mustang e também nas fotos de material de divulgação, como a do pôster principal.

Contudo, quem pensa que esse Mustang é o único Eleanor, está enganado. O filme 60 Segundos lançado em 2000 é uma regravação de um filme com o mesmo nome lançado em 1974. No primeiro, o Mustang em questão não era um GT 500 1967, mas sim um Sportsroof 1971.

Eleanor 1

Outra diferença entre os filmes é que no 60 Segundos de 74, o número de veículos roubados foi 48, enquanto no filme mais novo, o número batia 50 redondo. Em ambos, porém, a lista de roubos se encerra com o Eleanor. Cada um com seu respectivo modelo: um Sportsroof no antigo e uma réplica do Shelby GT500 na regravação.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »