Poucas vezes um carro ficou tão marcado por conta de um filme como o Mustang Eleanor em 60 Segundos, filme de 2000 estrelado por Nicholas Cage e Angelina Jolie. Cage interpreta o personagem Memphis, um ladrão de carros que precisa roubar 50 veículos em uma noite: o último um Mustang, que recebe o nome de Eleanor.
O modelo usado para as filmagens alude ao clássico Mustang Shelby GT500 1967. Mas, na verdade, não passam de réplicas feitas a partir de Mustangs 1967 convencionais, produzidas especialmente para o filme pela empresa Cinema Vehicle Services, especializada por produzir carros destinados a produções cinematográficas.
Algumas modificações foram feitas para o 60 Segundos: o carro ganhou uma frente de fibra de vidro, faróis auxiliares no parachoque dianteiro, spoilers laterais, difusores de ar e um capô estilizado. O motor da Eleanor é um V8 5.7 litros com 400cv. No interior, não foram feitas grandes mudanças em relação ao original, apenas um contagiros no painel e um botão vermelho no câmbio, que aciona (no filme) o nitro do veículo.
Uma das réplicas que sobreviveram ao filme (algumas foram destruídas nas filmagens) foi vendida durante um leilão nos Estados Unidos, em 2013. O nome do comprador não foi revelado, mas a Eleanor saiu por 1 milhão de dólares na época. Esse modelo que foi vendido no leilão foi usado nas cenas em que Nicholas Cage aparece dirigindo o Mustang e também nas fotos de material de divulgação, como a do pôster principal.
Contudo, quem pensa que esse Mustang é o único Eleanor, está enganado. O filme 60 Segundos lançado em 2000 é uma regravação de um filme com o mesmo nome lançado em 1974. No primeiro, o Mustang em questão não era um GT 500 1967, mas sim um Sportsroof 1971.
Outra diferença entre os filmes é que no 60 Segundos de 74, o número de veículos roubados foi 48, enquanto no filme mais novo, o número batia 50 redondo. Em ambos, porém, a lista de roubos se encerra com o Eleanor. Cada um com seu respectivo modelo: um Sportsroof no antigo e uma réplica do Shelby GT500 na regravação.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso