Dicas para dirigir com segurança na chuva

Saiba o que fazer para minimizar o risco de acidentes ao trafegar com pista molhada

As fortes chuvas vêm assolando algumas regiões do Brasil, representando perigo e exigindo atenção redobrada dos motoristas. Entre os principais fatores de risco que envolve a condução em um cenário chuvoso estão a baixa aderência e visibilidade e os alagamentos.

Para te ajudar nesta hora, reunimos algumas dicas de João Filho, Chefe de engenharia da Ford América do Sul, para dirigir nestas situações adversas com mais segurança.

Condução em baixa aderência

Divulgação Ford

O asfalto molhado reduz o atrito entre os pneus e o solo, reduzindo a capacidade do veículo de frear, acelerar, fazer curvas e realizar manobras de emergência. “Por conta disso, o motorista deve se preparar para antecipar seus movimentos, redobrando a atenção”, afirma Filho. “Além disso, a combinação de fatores como a condição da pista, o estado dos pneus e a velocidade do carro pode facilitar a aquaplanagem, quando os pneus perdem completamente o contato com o solo”, complementa.

As dicas abaixo podem minimizar bastante o risco de acidentes ao trafegar com pista molhada:

  • Mantenha os pneus em boas condições e jamais trafegue com pneus carecas. Pneus desgastados possuem capacidade limitada de remover água da pista, favorecendo a aquaplanagem. O limite de desgaste indicado nos pneus deve sempre ser respeitado, sendo também importante verificar constantemente a calibragem;
  • Reduza a velocidade em pistas molhadas. Quando começa a chover, a água e a fuligem seca do asfalto criam uma mistura muito escorregadia. Conforme a chuva aumenta, essa mistura é dissolvida, porém o atrito do pneu com o solo continua baixo por conta do asfalto encharcado. Nessas condições, trafegar em velocidades baixas proporciona maior controle do veículo e maior tempo de reação em casos de imprevistos, além de reduzir o risco de aquaplanagens. O ideal é diminuir a velocidade em 20% com relação à velocidade desenvolvida em pista seca. Ou seja, se o limite de velocidade estabelecido for de 100km/h, procure limitar a velocidade em torno de 80km/h. Em situações de chuva forte e baixa visibilidade, a velocidade deve ser reduzida ainda mais;
  • Aumente a distância do veículo da frente. Com pista seca, a recomendação é respeitar um intervalo de dois segundos para o carro que estiver à frente. Com chuva, esse intervalo deve ser de quatro segundos. Para calcular esse intervalo, basta marcar um ponto de referência na pista e contar o tempo entre a passagem da traseira do carro da frente e a passagem da dianteira do carro que vem atrás;
  • Evite manobras e frenagens abruptas. Com a pista molhada, as reações do veículo são limitadas. Por isso, deve-se dirigir com suavidade nessa circunstância. Movimentos rápidos e freadas bruscas podem levar a perda de controle do carro. Para reduzir a velocidade em descidas e antes de curvas, é recomendado utilizar o auxílio do freio motor, ou seja, reduzir marchas. Frenagens abruptas devem ser feitas apenas em emergências, principalmente em veículos sem ABS e em situações de tráfego intenso;
  • Mantenha a calma em caso de aquaplanagem. Nessa situação, o procedimento correto é tirar o pé do acelerador e segurar firme o volante até que o contato com o solo seja retomado. Frenagens e movimentos bruscos no volante durante a aquaplanagem podem desestabilizar o veículo.

Condução em baixa visibilidade

Divulgação Ford

As nuvens carregadas de chuva reduzem a luminosidade externa e a água da chuva altera as condições de visibilidade ao cair no para-brisa e no piso. As recomendações abaixo podem ser úteis para reduzir riscos nessas condições:

  • Mantenha as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado. Palhetas desgastadas não removem a água da chuva adequadamente e podem causar danos ao para-brisa, como marcas e riscos. Além disso, é importante conservar o para-brisa limpo e sempre verificar o nível de água do limpador;
  • Acenda os faróis quando chover, mesmo durante o dia. Dessa forma, o carro fica mais visível para pedestres e outros motoristas. Porém, o farol alto não é aconselhado, pois sua luz pode ser refletida na chuva, causando ofuscamento, principalmente se também houver neblina. Nessas situações, o farol baixo é recomendado;
  • Evite o embaçamento dos vidros. O ar-condicionado e o desembaçador traseiro devem ser acionados sempre que necessário. Quando esses equipamentos não estiverem disponíveis, o ventilador deve ser ligado na direção do para-brisa e as janelas devem ficar com uma pequena abertura.

Em caso de alagamentos

Reprodução

Transpor trechos alagados é uma ação arriscada e que pode trazer sérias consequências, não somente pela profundidade e correnteza da água, mas também pela eventual presença de obstáculos submersos como bueiros abertos, pedras e troncos. “O ideal é evitar rotas alagadas ou que historicamente apresentam problemas de enchente.

Durante ou após chuvas fortes, busque informações na internet ou pelo rádio para traçar seu caminho de forma a evitar alagamentos”, alerta Filho. “Se você decidir que a passagem pelo trecho alagado é inevitável, tenha consciência que está assumindo um risco muito sério ao veículo e à sua integridade física”. As dicas abaixo podem tornar a transposição de um trecho alagado menos perigosa:

  • Jamais tente atravessar trechos com correnteza. O veículo pode ser arrastado pela força da água;
  • Avalie a profundidade da água. Em veículos de passeio, evite passar por trechos onde o nível da água esteja acima do centro da roda;
  • Utilize a primeira marcha para atravessar trechos alagados. Dessa forma, o carro terá mais força de tração para transpor a resistência da água e eventuais obstáculos que estejam submersos;
  • Dirija em velocidade baixa e constante, evitando acelerar e frear durante a travessia. A baixa velocidade evita a formação de ondas na frente do automóvel, minimizando a chance de ocorrer o “calço hidráulico”, quando o motor pára de funcionar devido à entrada de água pelo filtro de ar;
  • Evite passar por trechos alagados onde outros veículos estejam trafegando. O carro da frente pode ter problemas e parar subitamente, fazendo com que os automóveis subsequentes fiquem presos no fluxo. Um veículo por vez deve transpor o trecho alagado.
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Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

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