Afinal, o que é um motor V8?

muscle cars vehicles burnout dodge charger 1600x900 wallpaper_www.wall321.com_46

O motor V8 é uma das coisas mais cultuadas no universo automobilístico. Muita gente que se diz fã de carros potentes, quando escuta falar nesse tipo de motor e ouve seu ronco  já fica com o cabelo em pé. Mas nem sempre sabem o funcionamento básico dele.

Afinal: do que se alimenta, quem são, onde vivem os motores V8?

Para simplificar a explicação sobre sua estrutura, basicamente consiste em oito cilindros divididos em duas séries de quatro, uma de frente para a outra.

Esses cilindros estão conectados na parte de baixo do motor e dispostos em formato de ‘V’, por isso a nomenclatura. O número que o acompanha é definido pela quantidade de cilindros, sempre divididos em séries iguais de cada lado.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

A vantagem do V8

V8

A principal vantagem no uso deste tipo de disposição é que, além de você ter um motor mais compacto, outras peças e acessórios pode ser otimizadas em função da potência.

Ou seja, um carro com V8 costuma ter uma “força” muito grande  – lembra do Dodge Charger do Toretto dando uma empinada em Velozes e Furioso? – e tem uma aceleração muito boa também. O preço a se pagar por isso é um veículo que bebe bastante combustível no processo.

Com o tempo, os motores V8 estão sendo substituídos por motores V6 com turbo-compressor que são menos barulhentos, porém mais econômicos.

Onde eu encontro os motores V8?

charger1970

Os motores V8 são encontrados em veículos esportivos de alta potência e também em carros de porte maior, como os utilitários, podendo ser adaptados para os diferentes tipos de combustível.

Além disso, é utilizado para embarcações marítimas e até aeronaves. Sua aparição, inclusive, data do começo do século 20, quando foi testado em pequenos barcos de competição e protótipos de aviões.

Geralmente, motores em ‘V’ são mais compactos que motores em linha com o mesmo número e dimensões do cilindro, o que facilita no desenho dos veículos esportivos e na preocupação das marcas com o design desses carros.

Mustang Boss

O ângulo formado pelos cilindros em ‘V’ varia nos diferentes motores desse tipo e o ideal é que eles permitam que o ciclo de início de combustão seja feito em intervalos iguais entre os cilindros.  No caso do V8, o ângulo ideal que as montadoras buscam é o de 90º.

Alguns exemplos de carros esportivos e potentes que utilizam o cultuado motor: Mustang Boss 302 (o motor da primeira foto é dele), Camaro ZL1, Corvette Stingray Z06, Audi S5, Ferrari 458 Speciale e por aí vai…

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »