Afinal, o que é um motor V8?

Um dos tipos de motor mais cultuado pelos fãs de carros nem sempre é conhecido por todos que dizem curtir os veículos que o carregam

Afinal, o que é um motor V8?

O motor V8 é uma das coisas mais cultuadas no universo automobilístico. Muita gente que se diz fã de carros potentes, quando escuta falar nesse tipo de motor e ouve seu ronco  já fica com o cabelo em pé. Mas nem sempre sabem o funcionamento básico dele.

Afinal: do que se alimenta, quem são, onde vivem os motores V8?

Para simplificar a explicação sobre sua estrutura, basicamente consiste em oito cilindros divididos em duas séries de quatro, uma de frente para a outra.

Esses cilindros estão conectados na parte de baixo do motor e dispostos em formato de ‘V’, por isso a nomenclatura. O número que o acompanha é definido pela quantidade de cilindros, sempre divididos em séries iguais de cada lado.

A vantagem do V8

V8

A principal vantagem no uso deste tipo de disposição é que, além de você ter um motor mais compacto, outras peças e acessórios pode ser otimizadas em função da potência.

Ou seja, um carro com V8 costuma ter uma “força” muito grande  – lembra do Dodge Charger do Toretto dando uma empinada em Velozes e Furioso? – e tem uma aceleração muito boa também. O preço a se pagar por isso é um veículo que bebe bastante combustível no processo.

Com o tempo, os motores V8 estão sendo substituídos por motores V6 com turbo-compressor que são menos barulhentos, porém mais econômicos.

Onde eu encontro os motores V8?

charger1970

Os motores V8 são encontrados em veículos esportivos de alta potência e também em carros de porte maior, como os utilitários, podendo ser adaptados para os diferentes tipos de combustível.

Além disso, é utilizado para embarcações marítimas e até aeronaves. Sua aparição, inclusive, data do começo do século 20, quando foi testado em pequenos barcos de competição e protótipos de aviões.

Geralmente, motores em ‘V’ são mais compactos que motores em linha com o mesmo número e dimensões do cilindro, o que facilita no desenho dos veículos esportivos e na preocupação das marcas com o design desses carros.

Mustang Boss

O ângulo formado pelos cilindros em ‘V’ varia nos diferentes motores desse tipo e o ideal é que eles permitam que o ciclo de início de combustão seja feito em intervalos iguais entre os cilindros.  No caso do V8, o ângulo ideal que as montadoras buscam é o de 90º.

Alguns exemplos de carros esportivos e potentes que utilizam o cultuado motor: Mustang Boss 302 (o motor da primeira foto é dele), Camaro ZL1, Corvette Stingray Z06, Audi S5, Ferrari 458 Speciale e por aí vai…

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso