Explicado do jeito mais simples possível, o undercut é aquele corte de cabelo masculino onde você passa uma máquina nas laterais e deixa o cabelo comprido em cima.
Um pouco mais complicado, o undercut é um corte de cabelo que traz influências desde os cortes militares até penteados dos tempos de rockabilly.
A ideia é simples, mas as variações podem ser infinitas.
A versatilidade do corte faz com que ele combine com quase todos os tipos de cabelo.
Graças a estes elementos, ele se tornou um dos principais cortes masculinos de 2014, estampando a cabeça de celebridades como David Beckham, Justin Timberlake, entre outros.
O MHM conversou com Danilo Viera Torres, cabeleireiro da Casa Mauro Freire que explicou um pouco mais sobre o elementos fundamentais de um undercut. Confira:
Por que o undercut anda tão popular?
Acredito que por conta da série de celebridades que começaram a usa-lo que ele virou uma febre. Começou com a Rihanna, em 2010, ai a coisa se popularizou. Na parte dos homens David Beckham, Justin Timberlake e até mesmo Justin Bieber aderiram ao corte. Mas ele é uma releitura de elementos punk dos ano 70 que voltou a moda.
O homem não era muito ligado a estas tendência de cortes e a galera tem procurado em peso. Tem algum motivo?
É algo causado pelos meios de comunicação. A internet popularizou tudo. Qualquer coisa que você procure você acha. Dá para saber tudo que os caras estão fazendo em qualquer lugar do mundo. As pessoas tem mais acesso a informação e isso faz esse tipo de tendência se difundir.
Quais elementos básicos para um undercut masculino estar bem feito?
Uma máquina boa. Só isso. Ele é um corte livre. Você pode começar com uma máquina zero, deixando a cabeça totalmente careca na lateral e só o cabelo em cima. Você pode ir variando com máquina 1 e 2, deixando ele um pouco mais baixo, mas não tão radical a ponto de deixar a pele aparecer.
Tem também o degradê, onde a gente vai altera o número das máquinas, do menor para o maior, fazendo com que dê a impressão que o cabelo vai crescendo rumo ao topo da cabeça. Dentro do undercut existem estilos de corte.
O topete é o outro ponto principal do corte. O seu maior aliado é ter muito cabelo em cima. O corte perfeito do undercut é quando você tem bastante cabelo em cima, porque você fica com bastante volume na parte superior e nada na lateral. Esse contraste que é legal.
Para manter o undercut precisa de algo especial?
O topete precisa de pomada, secador de cabelo e spray. Usar só a pomada não segura, dependendo do tipo de cabelo. O spray ajuda a fixa-lo para cima.
Tem algum tipo de rosto que não fica bom no undercut?
Não. Ele é um corte coringa, qualquer tipo de pessoa pode fazer. Com barba ou sem barba, nada influencia. Fica até muito legal o degradê de cabelo, pele e barba .
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso