O açúcar pode ser tão perigoso quanto o álcool

Não bebe tanto, mas come doces exageradamente? Você pode estar fazendo tão mal para a sua saúde quanto aqueles que bebem demais.

O consumo excessivo de açúcar pode estar acabando com a sua saúde e nós vamos explicar como.

Para você ter noção da gravidade da situação, veja alguns dados assustadores: o brasileiro está entre os maiores consumidores de açúcar – em média, 55kg de açúcar por ano, mais do que o dobro da média das pessoas no restante do mundo – que corresponde a 21kg pelo mesmo período.

A quantidade consumida por aqui é mais do que o triplo da recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)  15kg ao ano, que equivale a cerca de seis colheres de chá ou 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para um adulto ao dia.

Esses dados, levantados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apontam outro problema: um aumento alarmante de ingestão do açúcar que, consumido em excesso, pode causar prejuízos equiparáveis aos do álcool.

Crédito: Reprodução

A Dra. Ana Luisa Vilela, médica nutróloga da Clínica Slim Form de SP, explica: “As reações químicas e metabólicas depois que as doses de açúcar são ingeridas, fazem com que o organismo interprete açúcar como se fosse o álcool, já que as bebidas alcoólicas possuem em média 7 kcal por grama e isso faz com que o pâncreas produza mais insulina para quebrar o açúcar no sangue. Isso diminui o nível de glicose, gerando até uma crise de hipoglicemia”.

Além disso, a gente sabe que 180 mil pessoas morrem todos os anos pelo consumo excessivo de açúcar. O maior inimigo é a versão refinada, que afeta ainda mais negativamente o organismo: “Além disso, o consumo exagerado pode ainda piorar o quadro de diabéticos e obesos”, explica a médica.

Além dos efeitos nocivos a longo prazo, o problema não está apenas no consumo do açúcar para adoçar o café, por exemplo. O açúcar presente em todas as bebidas industrializadas (e as calorias da cana de açúcar em grandes doses nas bebidas alcoólicas) também aumenta os efeitos nocivos do consumo exagerado.

Então, tente substituir o açúcar da sua casa por versões mais saudáveis, como o mel e o açúcar mascavo. Aliás, é bom lembrar: fuja do adoçante. Ao consumir esse produto, o seu cérebro fica esperando o açúcar que não entrou no seu corpo e, então, quando você come algo doce ou alguma outra bebida com açúcar, ele é muito mais absorvido.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso