Misturar cerveja com destilado potencializa a embriaguez?

Descubra se o problema da sua ressaca é juntar fermentado com destilado

Descubra se o problema da sua ressaca é juntar fermentado com destilado

Você se empolgou naquele Happy Hour, tomou uma, duas, três cervejas cervejas. Pediu uma caipirinha e terminou a noite tomando um whisky. No dia seguinte, tem uma baita ressaca por ter misturado cerveja com destilado. Mas, será que esta foi a causa da embriaguez?

Desculpe-me desapontá-lo, mas você terá que inventar outra desculpa. Não é a mistura que influencia o tamanho do seu porre e sim o teor alcoólico das bebidas que consome (independente se for destilado ou fermentado).

A ressaca nada mais é do que a queda do nível de glicose no sangue (hipoglicemia). Como o fígado, que armazena e distribui a glicose, se sobrecarrega ao metabolizar o álcool, a distribuição dos nutrientes falham. Além disso, o álcool é diurético, e o mal-estar também é consequência da desidratação e da perda de eletrólitos (sais minerais) pela urina.

Este mito existe porque você, normalmente, começa tomando uma cervejinha, se empolga, pede outro tipo de bebida e, quando vai ver, já misturou tudo. Quando consome uma bebida com maior teor alcoólico, a tendência é não perceber o consumo aumentar de bebidas com mais baixo teor. Neste caso, a cerveja passa a ser tomada em doses maiores.

Regras de ouro para evitar a ressaca

Misturar cerveja com destilado potencializa a embriaguez

– Beba com moderação;

– A cada copo de cerveja, intercale um de água (evitando a desidatração);

– A cada dose de whisky, intercale quatro copos de água (para ter o mesmo efeito);

– Consuma uma boa dose de carboidratos depois de beber (lanche com carboidratos complexos, como pães integrais, pois são absorvidos mais lentamente pelo organismo). Eles elevarão o nível de glicose e dar energia, evitando a famigerada ressaca;

– Um bom suco de frutas é bem vindo. Ele combate a hipoglicemia e ainda fornece uma quantidade generosa de frutose (açúcar da fruta).

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso