10 Dicas para fazer a barba sem irritar a pele

Dicas para fazer a barba sem irritar a pele

Um perrengue que muito homem passa na hora de fazer a barba é a famosa irritação na pele. Isso porque tem muito cara com a pele sensível, regiões que são mais suscetíveis a cortes, pelos encravados e vermelhidão, além de não ser uma superfície plana, dificultando o passar da lâmina de barbear.

Por isso, reunimos algumas dicas para você reduzir os riscos e problemas na hora de fazer a barba sem irritar a pele. Se liga!

Faça depois do Banho…


Um dos segredos para um bom barbear sem irritação ou cortes é molhar a pele e a barba antes. Isso porque os pelos faciais vão absorver a umidade de até 30% do seu volume. Cabelo inchado com água torna-se bastante fraco e, portanto, mais fácil de cortar.

Além disso, a água quente fará os poros da pele se abrirem, facilitando o corte dos pelos e reduz o atrito com a lâmina. Por isso, opte por tomar um banho antes de iniciar o processo.

…Ou use uma toalha quente

Dicas para fazer a barba sem irritar a pele

Se você não vai tomar banho, pode partir para duas alternativas. A primeira é molhar bem o rosto com água quente e esperar umidificar a pele. A outras é algo bem comum, feito em barbearias, que é molhar uma toalha com água quente e deixar ela descansando por cima da pele que será barbeada por alguns minutos.

A segunda é uma técnica de barbeiros profissionais e é a maneira bem legal para garantir que sua barba está devidamente umedecida.

Não use sabonete

Um erro comum é tentar lavar a pele com sabonete. Mas, os dermatologistas não recomendam, já que a prática pode causar irritação, ardência e vermelhidão. Isso porque o sabão elimina elimina o manto ‘hidrolipídico’, que é a proteção natural da pele, além de ressecar a região

Use creme de barba

creme e espuma pré-barba

Com a pele devidamente umidificada, aplique um creme de barbear para amolecer ainda mais os pelos, facilitando o deslizar da lâmina. Deixe o produto agir na pele por uns dois minutos.

De olho nas lâminas

Use sempre lâminas afiadas, limpas e de boa qualidade. Após o uso, sempre lave as lâminas e conserve em local arejado. Substitua-as de tempo em tempo, quando perder o ‘fio de corte’. Essa troca não tem um padrão, já que vai depender da frequência do seu uso, tipo de pelos e qualidade da lâmina.

Use a técnica correta para fazer a barba

Dicas para fazer a barba sem irritar a pele

Alguns itens que você precisa seguir na hora de fazer a barba:
– Não passe várias vezes no mesmo lugar;
– Em barba e bigode, sempre raspe no sentido de crescimento dos pelos;
– Não pressione a lâmina com força contra a pele: seu peso deve ser o suficiente para cortar os pelos;
– Lembre-se de que, quanto mais vezes passar a lâmina sobre o mesmo local, maiores as chances de irritar a pele.

Passe água fria

Dicas para fazer a barba sem irritar a pele

Depois de fazer a barba, enxague a pele com água fria. Ela alivia a irritação, reduz os pelos encravados, fecha os poros, além de evitar a entrada de sujeira e bactérias na pele.

Use pós-barba

creme pós barba

Assim como o creme, o pós-barba é a opção mais indicada para reforçar o alívio e reduzir ainda mais a irritação.

Proteja a pele

Passe um creme hidratante meia hora depois do barbear, para concluir o processo de fechamento de poros e minimizar a irritação na pele. É legal passar por um filtro solar, principalmente se fizer a barba pela manhã, além da aplicação de um hidratante.

Coisas para não fazer:

– Evite produtos de barbear que contenham álcool, pois eles ajudam a ressecar a pele e entupir os poros.
– Tem espinhas, feridas ou cravos abertos? Não barbeia com lâmina. Opte por um barbeador elétrico, como o One Blade para não machucar a pele, já que a lâmina não age diretamente na pele.
– Evite frequentar piscinas após o barbear, pois a água com cloro vai irritar ainda mais a sua pele.

Baixe nosso app – Guia de Estilo e Barbearias

4MEN - Aplicativo para Barbearias

Já baixou nosso aplicativo? Com o 4MEN você tem acesso a conteúdos sobre Cortes de Cabelo, Barba e Estilo em primeira mão além do guia de barbearias mais completo do Brasil!

Faça download na Google Play para Android ou na App Store da Apple para iOS

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »