Novembro azul: o que é o câncer de próstata e tratamento

Veja como se prevenir do câncer de próstata e entenda a importância do exame de toque!

A campanha Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a importância dos exames preventivos para detectar o câncer de próstata e realizar um tratamento efetivo.

Durante todo o mês, várias ações serão realizadas no país inteiro para educar a população e desmistificar os tabus sobre o tema.

+ O que é o Novembro Azul

O MHM também resolveu se juntar à causa e preparou uma série de seis episódios sobre saúde masculina. Fique de olho no nosso canal no Youtube para não perder nenhum vídeo!

O que é o câncer na próstata

O que é o câncer e próstata

Ela é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal.

O câncer nessa glândula é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

Apesar da doença ser mais comum depois dos 50 anos, ela pode e atinge homens de todas as idades.

A estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) para 2016 era que o Brasil registrasse 61.200 novos casos de câncer de próstata.

A doença é a mais incidente entre os homens e a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.

Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença. Então, eles devem começar a fazer os exames aos 45 anos.

Mas se você tem algum familiar que teve o câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos, deve começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos de idade.

Se não houver histórico da doença na família, o preventivo pode começar a ser realizado depois dos 50 anos.

Sintomas

O que é o câncer e próstata

A importância da realização de exames preventivos se dá principalmente pelo fato da doença ser silenciosa, já que a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas.

Porém, os tumores em estágio avançado podem causar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina.

Dor na região das costas também é um sintoma comum, e ela surge como consequência de metástases – sinal de que a doença evoluiu.

Diagnóstico

O que é o câncer e próstata

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (o famoso toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

Se for constatado um aumento da glândula ou PSA alterado, o médico vai realizar uma biópsia para verificar a presença de um tumor benigno ou maligno.

Quando o tumor é maligno, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástase.

Muitos homens ainda se sentem inseguros sobre a realização do exame de próstata e, por falta de informação ou preconceito, postergam a visita ao médico. Esse comportamento faz com que os homens só percebam a presença do tumor quando o quadro já é praticamente irreversível e, por isso, o tratamento se torna bastante complicado.

Tratamento

O que é o câncer e próstata

O tratamento depende do tamanho, da classificação do tumor e da idade do paciente.

Entre os principais tratamentos estão a prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta, o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção.

O câncer de próstata tem cura e ela pode ser alcançada através dos tratamentos listados acima. Na maioria dos casos, há maiores chances de cura quando a doença é diagnosticada ainda no início.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.