Inscreva-se no Canal

5 dicas para criar o hábito de ler

Infelizmente, o brasileiro lê pouco. Segundo o Instituto Pró-Livro (IPL), a leitura é um hábito de 56% da população do nosso país e, para alguém ser considerado um leitor, é necessário ter lido pelo menos um livro nos últimos três meses.

Ou seja, quase metade da população brasileira lê menos que isso.

Esse não seria um problema para a nossa sociedade se a leitura fosse apenas um hobby; mas ela não é. Ler estimula a criatividade, aprimora o desenvolvimento pessoal, aumenta o vocabulário, facilita as interações interpessoais e expande a nossa visão de mundo. E esses são apenas alguns de seus benefícios.

Se você quer desenvolver o hábito de ler mas não sabe por onde começar, separamos cinco dicas do jornalista e escritor Mário Baggio:

Não leia por obrigação

Como criar o hábito de ler

Acredito que um dos maiores erros do nosso sistema de ensino é obrigar pré adolescentes a embarcar em uma literatura relativamente densa para a idade, como, por exemplo, os livros do Machado de Assis ou da Raquel de Queiroz – suas obras são maravilhosas, mas, por sua densidade, podem traumatizar uma criança que ainda não teve contato com a literatura e não desenvolveu o prazer de ler.

Leitura deve ser uma diversão, e não uma obrigação. Temos que ler por prazer.

Então, comece lendo coisas pelas quais tenha interesse e curiosidade e com as quais se identifique.

Vale tudo: gibi, bula de remédio, rótulo de produtos, catálogos, manuais.

Aos poucos, sofistique e apure seu gosto, passando para os livros – romances, novelas, contos etc.

Você também pode buscar o prazer e a diversão, escolhendo o estilo que mais lhe interesse: ficção, policial, suspense, terror, comédia, poesia, crônica etc. O importante é encontrar o seu tipo de livro e procurar títulos na mesma linha.

Estabeleça uma meta

Como criar o hábito de ler

E trace uma meta realista! Tente ler, pelo menos, 10 minutos por dia. Quantas páginas podem ser lidas em 10 minutos? 5 páginas? Sem problemas! Em um mês você terá lido um livro de 150 páginas – um volume considerável de conteúdo.

Se você ler um livro de 150 páginas por mês, em 1 ano você terá lido 12 livros de 150 páginas cada um! Com o tempo, você pode ampliar as suas metas até desenvolver o prazer pela leitura e sentir que cada página é absorvida de um jeito natural.

Não force uma leitura longa

Como criar o hábito de ler

Não gosta de textos longos? Tudo bem, leia histórias curtas, descubra contos, enfim. Não se sinta obrigado a ler textos complexos e compridos demais.

Contos, por exemplo, são textos que contam histórias em poucas páginas. Ou seja: você lerá uma história inteira com começo, meio e fim em algumas páginas, sem precisar ler um livro inteiro para conhecer toda a história.

Criar o hábito de ler através de contos é uma excelente estratégia.

Descubra as bibliotecas e livrarias

Como criar o hábito de ler

É claro que você já entrou em uma biblioteca ou visitou uma livraria. Mas você realmente sentiu o poder do ambiente? Quando você se entregar ao nível de conhecimento presente nesses lugares, vai ser envolvido pelo desejo de ler. Pode ter certeza. Faça o teste: entre em uma livraria e olhe em volta e realmente preste atenção no lugar.

Esteja confortável

Como criar o hábito de ler

Quem já tem o hábito de ler consegue ler em qualquer lugar e posição. Algumas pessoas conseguem se concentrar de uma maneira tão intensa que sequer escutam os sons ao redor. Mas, se você ainda estiver desenvolvendo esse hábito, esteja confortável quando começar a ler.

Se é deitado que você se sente melhor, então deite-se no sofá ou na cama; se for sentado, procure a cadeira ou poltrona de sua preferência. Pode também ser em pé, no ônibus ou no metrô. Ou sentado num banco de praça. O importante é sentir o corpo relaxado para melhor “entrar” na história e desfrutar do prazer de ler.

Não se esqueça que, para não forçar os olhos, a luz do local da leitura também é importante. E, se gostar, coloque música de fundo. Pense que tudo ao seu redor deve conspirar para que o seu prazer seja completo!

Boa leitura!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »