Falar de operação da fimose para um homem na casa dos 20 anos parece conversa de pré-adolescente, mas, muitos homens nessa faixa etária ainda se deparam com esse dilema quando vão ao urologista e descobrem que tem algum grau de fimose.
Para resolver suas duvidas de vez, Manual do Homem Moderno explica tudo sobre o assunto, sem rodeios, com a ajuda do urologista paulista Dr. Giovanni Scala Marchini (CRMSP 124.952).
1# Quem precisa ser operado?
A principal indicação da cirurgia é a famosa fimose, que acontece quando a glande (cabeça do pênis) não consegue ser exposta com facilidade, pois o prepúcio (pele) é estreito demais, criando um anel. Essa condição impede a higiene correta, além de causar dor ou simplesmente impedir uma boa transa.
Resumindo: se você tem qualquer dificuldade ou dor ao expor a cabeça do pênis, é hora de procurar um urologista.
Outra indicação muito comum da cirurgia é quando o pênis apresenta inflamações no prepúcio e/ou na glande (o termo usado pelos médicos é balanite ou balanopostite). O tratamento inicial é efeito com pomadas tópicas ou até remédios orais, entretanto, se essas inflamações ocorrem de maneira repetitiva (sem melhora com o tratamento), a solução é a cirurgia.
2# Preciso operar e agora?
Antes de qualquer coisa é importante que você converse com seu médico sobre a real necessidade da cirurgia, até porque depois não tem mais volta. Ser circuncidado (outro termo muito comum para a cirurgia da fimose) tem suas vantagens e desvantagens, portanto, a decisão deve ser sempre sua. Decidiu por ser operado? O próximo passo é entrar em consenso com seu médico sobre a quantidade de pele que será retirada. Esse, sem duvida, é um dos itens mais importantes para o sucesso e satisfação da sua cirurgia.
“O ideal é retirar pelo menos todo o anel de estreitamento. Procuro deixar o máximo de pele desde que ela não proporcione acúmulo de secreção, comprometendo assim a limpeza local”, afirma Marchini.
A cirurgia leva entre 40 a 60 minutos e é feita sempre em ambiente hospitalar. A anestesia pode ser apenas local com ou sem sedação. Não há necessidade de internação, você volta para casa no mesmo dia.
3# Como é o pós-operatório?
Como toda cirurgia com cortes e pontos, espere por um certo grau de inchaço (edema) e dor nos primeiros dias. O médico pode receitar analgésicos leves ou outras medicações para que você aguente esse período sem grandes transtornos. Os pontos são auto absorvíveis e não precisam ser retirados; o que evita transtornos ou dor.
Importante: Esqueça sexo ou masturbação por 30 dias (isso mesmo!) para que a cicatrização fique perfeita. Nesse período, a ereção (por qualquer motivo) é sua inimiga, para doma-la, use um saco plástico com bastante gelo, basta aplicar sobre o seu amigo operado, que a ereção cede.
Dicas de higiene intima
Não tem fimose? Vai manter seu prepúcio do jeito que está? Então, conheça as dicas para manter sua higiene sempre em dia.
– Durante o banho: Exponha a glande e lave com água e sabonete; enxague abundantemente. Antes de cobrir a glande novamente, enxugue toda região para que fique totalmente seca.
– Antes da transa: higiene intima é etiqueta básica para a hora do sexo. Sejamos sinceros: não espere que aquela gata vá fazer sexo oral em você sem que você tenha uma boa higiene intima. Motivo mais que suficiente para seguir o passo nº1 todos os dias!
Dúvidas? Procure sempre seu urologista.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso