Tênis para trabalhar: cuidados e dicas de uso

Não é todo tipo de tênis que fica bom para formar o visual que você leva ao trabalho. Saiba como usar o calçado com estilo e sem erro

Se o seu trabalho permite o uso de tênis, por que não escolher um modelo bacana pra ir ao trampo? Mas cuidado: apesar de o ambiente aceitar o calçado, isso não significa que você pode usar qualquer modelo ou sair com um tênis de qualquer jeito.

Já que você tem essa condição, use com bom senso e não abuse da liberdade. Saiba quais estilos são melhores para ir ao trabalho e cuidados que você deve tomar para não fazer feio.

Use um tênis em bom estado

Crédito: Reprodução

Obviamente que o ambiente de trabalho não é tão legal quanto ir pra balada ou pra uma festa, mas também não precisa separar seu pior tênis pra trampar. Procure calçar um tênis em bom estado, que esteja limpo e não muito velho.

Tenha opções

Crédito: Reprodução

Exatamente para não correr o risco de usar um tênis só e desgastar ele demais, tenha opções – não precisa ter uma coleção. Assim eles não envelhecem tanto e você ainda ganha possibilidades de combinações no seu visual. Essa variedade é bem positiva.

Use tênis mais baixos

Crédito: Reprodução

Para a maioria dos ambientes profissionais que permitem o uso do tênis, a melhor escolha é um modelo mais baixo e, portanto, mais discreto. Alguns modelos de skate são bem legais e combinam com várias peças, não correndo o risco de parecer necessariamente um skatista.

Modelos mais “sérios”

Osklen

Se no seu trampo o tênis está liberado, mas o ambiente é um pouco mais sério, aposte em modelos que tenham também esse caráter de seriedade. Algumas marcas possuem tênis que parecem sapatênis e encaixam bem em visuais e ocasiões que mesclam o formal e o informal (um tênis desse tipo e um blazer é uma boa combinação, por exemplo).

Cuidado com as cores

Crédito: Reprodução

A sua liberdade na hora de escolher o tênis praticamente termina no cuidado com as cores. É sempre melhor apostar em tons menos chamativos e mais neutros, que combinem bem com o resto da roupa. Isso não é uma regra: há ambientes de trabalho que são extremamente descontraídos, nesse caso é permitido usar um modelo mais diferente.

Cano alto

Crédito: Reprodução

O cano alto segue mais ou menos a mesma recomendação das cores: melhor um tênis mais baixo, porque o cano alto geralmente faz parte de visuais e combinações bem descoladas e informais. Se o seu trampo permite essa “ousadia” (uma agência de publicidade, por exemplo), use tranquilo.

Não use tênis de corrida

A não ser que você seja professor de educação física ou instrutor de academia, deixe o tênis de corrida em casa e só use para fazer seus exercícios físicos. Nunca é recomendável misturar esse modelo de tênis com roupas que você usa para o trabalho.

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso