Porque você não deve usar sabonete para lavar o cabelo

1421908721o-MAN-SHAMPOO-facebook

Na real você pode fazer o que você quiser. A cabeça e o corpo são seus. Mas se eu pudesse te dar um conselho pelo bem da sua aparência é para não usar sabonete no cabelo.

Mesmo hoje em dia, muitos caras se recusam a usar um simples shampoo. Alguns por preguiça, outros por serem mão de vaca e, o pior caso de todos, os que acham que usar qualquer tipo de produto no cabelo é coisa de viado. Usam a mesma barra de sabonete para lavar o corpo e cabeça e tá por isso mesmo.

Em primeiro lugar, homem que é homem não se importa com a opinião dos outros. Pode usar shampoo, condicionador e o que for. Ninguém paga suas contas e pode te julgar por isso.

Segundo, não lavamos a cabeça com shampoo a toa. Usamos o produto para diminuir a oleosidade do couro cabeludo. Um cabelo com muitos resíduos em sua raiz pode gerar seborreia, caspa, fungos, além de, a longo prazo, poder resultar em calvície prematura.

Person Washing Hands with Soap in Washbasin

Acontece que o sabonete também reduz a oleosidade. Porém, ele reduz ela muito além do que é saudável para o couro cabeludo. O seu cabelo precisa de um mínimo de sebo para se manter saudável. A grande quantidade de ácidos graxos presentes em um sabonete, quando aplicada na região, deixa ela quase que completamente seca. Aí começam os problemas.

A pele de sua cabeça é mais sensível que a do resto do corpo. Quando ela fica seca você está propenso a ter rachaduras ou infecções na cabeça. Outro efeito direto do uso do produto é fazer com que seus fios fiquem mais quebradiços, sem cor e vida. Tipo palha seca, sabe?

Já no longo prazo, todos esses efeitos podem causar queda de cabelo. Isso mesmo. Couro cabeludo oleoso demais, causa queda de cabelo. Couro cabeludo seco demais, também. Deve-se buscar um estado de equilíbrio para que você mantenha suas madeixas por anos.

Vai usar sabonete? Use sabonete 100% natural

marseille-soap-six-face-printed02

Se, mesmo com toda a explicação acima, você quer usar uma barra de sabonete na sua cabeça… Beleza, pode usar. Mas pelo menos use um sabonete que seja 100% natural.

Um sabonete normal tem quantidades muito altas de ácidos graxos que vão ressacar seus fios e o couro cabeludo. Já um sabonete 100% natural, é feito com base de substâncias menos agressivas para a sua cabeça.

Não só isso, ele também pode ser muito útil para quem sofre com caspa, já que ele reduz a oleosidade do couro cabelo e também age como shampoo anti-resíduo.

Porém, neste caso, a indicação é lavar a cabeça com ela apenas uma vez por semana. Apesar dele ser natural e menos agressivo, o uso constante pode causar todos os problemas que um sabonete comum causaria no seu couro cabeludo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »